PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Acabe com a acne

2018-06-18 01:30:00
NULL
NULL

 

1 A acne é o problema dermatológico mais comum entre os brasileiros, afeta 56,4% das pessoas e é o motivo que mais leva mulheres, acima de 25 anos, ao consultório, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Dados da Academia Americana de Dermatologia revelam que o problema atinge 54% das mulheres, nesta faixa etária.

2 O estudo ConsumerJourney, realizado pela Johnson & Johnson, confirmou que a acne é a primeira preocupação das mulheres entre 18 e 24 anos e o maior objetivo delas é ter uma pele limpa, sem cravos ou espinhas. Elas também sofrem mais devido ao uso de maquiagem e produtos cosméticos inadequados para o tipo de pele.
[FOTO1]
3 E quem sofre com a acne e mora em estados com clima quente, como nosso Ceará, precisa redobrar a atenção. Os efeitos do excesso de calor e sol forte e constante podem agravar a doença, embora, a princípio, deem a falsa sensação de uma melhora. Mas não se engane. "O ressecamento que o sol provoca na pele, principalmente a oleosa, faz com que o organismo perceba o desequilíbrio e produza ainda mais sebo", alerta a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É o chamado efeito rebote.

4 Para tratar a acne é preciso identificar o porquê do problema e uma visita ao dermatologista é imprescindível, logo que o problema surge. Mas em todas as situações o tratamento passa por uma rotina simples de limpeza, hidratação e proteção adequadas para o tipo de pele. Lavar a pele com sabonete pela manhã e à noite, usar soluções calmantes e secativas e hidratante, fazer limpeza de pele, na clínica estética, e jamais espremer a acne.

5 A dermatologia explica que se os produtos utilizados não forem adequados para o tipo de pele irão obstruir ou inflamar os poros. E a maquiagem tem de colorir e tratar ao mesmo tempo. "Os bons produtos, de marcas que investem em pesquisa e tecnologia são seguros e não promovem irritação folicular", afirma a dermatologista especialista em acne adulta.

6 E fique de olho nos produtos de tratamento. Um dos principais ativos é o ácido salicílico, com tecnologia de limpeza e remoção do excesso de sebo. "Só que, na dosagem errada, ele pode levar ao ressecamento excessivo da pele e aumentar a secreção sebácea, piorando a acne", chama atenção. Efeito rebote de novo. Estudos revelam que em 12 semanas de uso, 85% das pessoas com acne de leve a moderada têm redução na contagem total de lesões de acne.


SALPICÃO VEGANO

 

A chef Gabi Mahamud, de São Paulo, especializada em alimentação alternativa, que acaba de lançar o livro de receitas Flor de Sal (www.flordesal.blog.br), preparou uma sugestão bem especial de salpicão vegan. O melhor é a receitinha de maionese vegan que podemos usar em outros pratos.

Ingredientes

1/4 xícara de ervilha
1/4 xícara de milho
1/4 xícara de palmito picado
1/4 xícara de casca de melancia em cubos (a parte branca)
1/4 xícara de uvas passas e goji berries
1/4 xícara de talos de salsão
1/4 xícara de cenoura ralada
1/4 xícara de azeitonas picadinhas
1 xícara de maionese vegana (receita abaixo)
1 mandioca para a palha

Modo de preparo

Depois de fazer a maionese, prepare a palha: rale a mandioca descascada e crua na parte grossa do ralador e coloque numa forma, com bastante espaço para ficar tudo bem espalhado.Tempere com azeite e sal e leve ao forno médio por aproximadamente 10-15 minutos - muito importante ficar de olho, porque queima muito fácil.

Enquanto a mandioca está no forno, prepare o salpicão: higienize e corte todos os ingredientes em cubinhos, rale a cenoura na parte grossa do ralador e retire a parte verde da casca da melancia, separando somente a branca (que vamos usar) e cortando em cubos também.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes, acrescente a maionese e incorpore. Retire a palha do forno e deixe esfriar um pouco em uma grade para não suar. Finalize o prato com a palha de mandioca e sirva geladinho.


MAIONESE VEGANA

Ingredientes

100gr de tofu
1/3 xícara de semente de girassol hidratada
1/4 xícara de purê de inhame
2 colheres de sopa de azeite
1/4 xícara de água limpa
1 dente de alho pequeno
Salsinha a gosto - com talo e tudo
Pitada de sal e pimenta do reino

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Ajude com uma espátula se for preciso.

[FOTO2]

Galeria

 

Oftalmologista Abelardo Targino realizou, recentemente, a 15ª edição do Simpósio Mácula, no Hotel Gran Marquise. O objetivo foi compartilhar com a população, os avanços no diagnóstico e tratamento das doenças da mácula. 

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS