PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Secovimed dispõe de serviço psicológico

2018-05-28 01:30:00
NULL
NULL

1 Um dos atendimentos mais solicitados do Secovimed Ceará é o setor de psicologia. O aumento da procura nos últimos meses foi impulsionado peloe levado índice de violência, agravamento da crise econômica e pelo medo das pessoas ficarem desempregadas. Os problemas de saúde mental mais detectados nesse período foram depressão, crise de ansiedade e síndrome do pânico.


2 São problemas que vêm acompanhados de sintomas, como sudorese (suor em excesso), boca seca, uma dor no peito que parece uma pata de elefante comprimindo o tórax e palpitações.

“Muitas vezes, os pacientes já vêm encaminhados pelo setor de Odontologia e pelo serviço médico, do Secovimed. Chegam aqui e dizem: ‘Doutora, já fui ao cardiologista e ele disse que não tenho nada no coração, não tive infarto e orientou a procurar o serviço psicológico’”, conta a psicóloga Camille Rola, do SecovimedCeará que tem como beneficiário do serviço os profissionais do mercado imobiliário e dos condomínios.

[FOTO1]

3 Camille Rola chama atenção de que o momento certo de procurar o psicólogo não é apenas quando se detecta um problema. “Fico muito feliz quando os beneficiários chegam aqui e dizem: ‘vim aqui porque me disseram que é bom’, ou então: ‘não sei nem o que vou falar, mas estou aqui’. E eu respondo: não tem problema, conte-me como foi sua infância, como é sua família... E aí a conversa flui”.


4 A conversa com um psicólogo é um momento de autoconhecimento, de olhar para si. “Oferecemos um espaço para os pacientes ficarem à vontade, falarem o que desejam, espernear sem julgamentos. Não é meu papel dizer o que é certo ou errado. Um stop para refletir sobre si, em um mundo que nunca para”, ressalta.


5 Na descoberta de si mesmos, no autoconhecimento, muitas vezes, segundo a psicóloga, os pacientes começam a valorizar mais o trabalho, entendem que qualquer função é digna e gratificante, que não precisam do reconhecimento de ninguém para serem felizes.

“Muitas vezes, em duas sessões, o paciente tem uma melhora significativa no quadro de depressão, crise de ansiedade ou síndrome do pânico,não precisam nem ser encaminhados ao psiquiatra”. O Secovimed mantém parceria com a Clínica Nova para problemas mais graves.

[FOTO2]

BATE-PRONTO


Método não hormonal e de longa duração são as características do DIU de prata, alternativo ao DIU de cobre, que promete ser mais seguro e que já está disponível, em Fortaleza. A ginecologista Gabriela Alcântara, da clínica Femme Vie, traz os detalhes para nós, mulheres.


O POVO – Quais os benefícios do DIU de prata se comparado ao DIU de cobre?


Gabriela Alcântara – Apesar de ter cada mais vez adeptas no Brasil, no Ceará, DIU de prata é pouco conhecido e não é facilmente encontrado. O dispositivo não causa o aumento de cólicas e até mesmo sangramento, como relatam as pacientes que usam o DIU de cobre. Melhor ação antimicrobiana também é uma vantagem do modelo.


OP – Qual a durabilidade do dispositivo?


GA – A duração do DIU de prata é de cinco anos, tem formato em Y que garante um maior conforto durante a inserção.


OP – Como é a colocação?


GA – O procedimento para colocação é o mesmo dos outros modelos de DIU e pode ser realizado no consultório.

 

Galeria 

[FOTO3] 

Médico André Guanabara recebe amigos e familiares, hoje, no coquetel de pré-lançamento de seu livro Até quando você quer viver?, no Pipo Restaurante, a partir das 20 horas.

[FOTO4]

Cirurgião plástico Isaac Furtado participa da exposição “15 Anos”, da Galera de Arte Vicente Leite, espaço da UNI7, juntamente com mais nove artistas plásticos.

Gabrielle Zaranza

TAGS