PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Alimentação saudável garante energia para recuperar o corpo

2018-02-19 01:30:00
NULL
NULL

1 Carnaval já passou e agora precisamos colocar a saúde em dia para enfrentar os desafios da vida, porque muitas pessoas só começam a colocar em prática suas promessas e projetos de Ano Novo, no Brasil, após a folia.


2 E para quem exagerou em refeições gordurosas e nas bebidas alcoólicas, dançou e pulou muito e sobrecarregou o organismo e precisa voltar à realidade do dia a dia, o primeiro passo é hidratar bem o corpo e recuperar as noites de sono perdidas. “É fundamental estar bem hidratado para amenizar os efeitos do álcool sobre o organismo”, conta a nutricionista Bruna Navarro, da Clínica do Cirurgião Plástico Eduardo Furlani.


3 A desidratação é uma das razões do mal estar e desanimo que deixam muitas pessoas sem energia para cumprir as atividades do cotidiano. Para resolver o problema, é só tomar água, água de coco (retirada da própria fruta) e suco natural para evitar a fadiga. Além dos chás que vão ajudar a limpar o corpo das toxinas.

[FOTO1]

4 Os chás de erva cidreira, carqueja e boldo são os mais indicados por apresentarem propriedades protetoras do estômago, fígado e das vias biliares. Ajudam a renovar e recuperar as células hepáticas e acelerar o processo de purificação.


5 E na hora das refeições, dê preferência a alimentos leves. “Invista em fibras, vitaminas e sais minerais, encontrados nas frutas, nos legumes e nas verduras”. Muita melancia, brócolis, cenoura, couve e agrião. Fuja de produtos industrializados, açúcar, frituras e gorduras animais e, claro, nada de bebidas alcoólicas, neste período de desintoxicação.


6 Evite também carboidratos simples, como bolos, pães brancos, massas, biscoitos e pizzas. Eles causam picos de glicose no sangue, gerando acúmulo de gordura e cansaço. “Prefira carboidratos complexos, como pães 100% integrais, arroz integral, batata doce, aveia, quinoa e feijão. Estes alimentos possuem alto teor de fibras e nutrientes, baixo índice glicêmico e aceleram o metabolismo”.


BATE-PRONTO

[FOTO2]

O glitter na maquiagem veio para ficar e vai além do período carnavalesco. Aparentemente inofensivo, mal aplicado, pode até causar lesão na córnea. Para prevenir problemas, o oftalmologista Newton Kara Jose Junior, do Hospital Sírio-Libanês, detalha cuidados necessários.


O POVO – Por que a maquiagem e o glitter especificamente podem prejudicar a saúde do olhos?


Newton Kara José Júnior - O glitter é uma partícula sólida e, se entrar no olho, pode arranhar a córnea (porção transparente, anterior do olho, como se fosse o vidro de um relógio). E uma lesão na córnea, mesmo pequena, pode provocar dor, sensação de corpo estranho e vermelhidão ocular, podendo evoluir para infecções como conjuntivite e úlcera de córnea.


OP – E o que fazer se sentimos que o produto entrou nos olhos?


Newton Kara – Recomendo que não esfregue, mas sim lave os olhos com bastante água corrente, inicialmente, ou instilar colírio lubrificante, preferencialmente. Se não sair, é preciso procurar um serviço de emergência.


OP – E a maquiagem, algo aparentemente inofensivo, também merece atenção?


Newton Kara – Sim. Primeiro, verifique a data de validade dos produtos antes de aplicá-los. Outra recomendação é não compartilhar produtos como base, sombras, lápis e pincéis. Não aconselho colocar maquiagem à disposição de convidados em banheiros e camarotes, por exemplo. Os principais sinais de problemas provocados pelo mau uso de cosméticos são irritação e vermelhidão, olhos secos, coceira, visão embaçada, sensação de areia nos olhos, secreção e pálpebras inchadas.

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL


Trago receitas fáceis de fazer para ajudar você a recuperar o ânimo e começar a semana de bem com a vida, radiante. A primeira é uma panqueca de beterraba com recheio de frango, que a atriz Marina Ruy Bardosa sempre pede na marmitaria Rei da Quentinha Light, da chef Teresa Cristina, do Rio de Janeiro. E a outra é uma receita de refresco termogênico, da Grings Alimentos Saudáveis. Espero que você goste e aproveite!!!


REFRESCO TERMOGÊNICO


Ingredientes:


1 colher de chá rasa de Matcha Gourmet Grings


1 colher de chá rasa de gengibre picado ou em pó


1 xícara de chá de abacaxi em cubos


2 pedras de gelo


1 xícara de chá de água


Gengibre dá energia extra


Preparo:


Dilua o Matcha em 50ml de água morna. Em um liquidificador ou mix bata o abacaxi com a água e o gelo. Acrescente o Matcha e o gengibre e bata até misturar bem.


PANQUECA DE BETERRABA COM RECHEIO DE FRANGO


Ingredientes:


1/2 unidade de beterraba ralada crua


2 xícaras (chá) de leite desnatado


1 xícara (chá) de farinha de trigo integral


1 xícara (chá) de aveia em flocos


1 ovo


1 pitada de sal


2 dentes de alho amassados


1/2 unidade de cebola picada


1 unidade de tomate a gosto


1 pitada de cheiro-verde


500 gramas de peito de frango cozido e desfiado


azeite de oliva (1 fio)


molho de tomate a gosto


Modo de preparo:


Para a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador. Na frigideira, coloque uma concha da mistura até que ela fique dourada dos dois lados e depois reserve. Faça o mesmo até usar toda a massa. Para o recheio, refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque o tomate, o molho, o sal, o cheiro-verde e, por último, o frango.

TAGS