PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Bate-pronto

2017-12-10 00:00:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Durante a palestra “Estratégia na Terapia Nutricional Enteral”, com lançamento das Dietas Tetra Park de 1l (Osmolite HN, Jevity e a Glucerna), promovido pela Diagnocel, o médico nutrólogo Henrique Jorge Maia citou um dado alarmante: “40% dos pacientes que passam duas semanas na UTI morrem depois de seis meses, segundo estudos realizados em todo o mundo”. Mas por que isso acontece? O que as famílias podem fazer para evitar? Henrique Jorge Maia responde. 


O POVO – Por que “40% dos pacientes que passam duas semanas na UTI morrem depois de seis meses”?
 

HENRIQUE JORGE MAIA – Esses dados são baseados em estudo canadense, do final da década de 90 e a causa é multifatorial. Investimos muito nesses pacientes para que eles saiam do hospital bem, mas eles vão para casa muito debilitados, com pouco músculo, perdem a formação de proteína, perdem imunidade, capacidade de cicatrização... Ficam vulneráveis. Fazem uma pneumonia e vêm a falecer, uma lesão por pressão, chamada de escaras, e eles desenvolvem uma infecção.

OP – A parte funcional dos pacientes pós UTI fica muito comprometida?

[FOTO2]
HJM – Muito. Tem outro estudo com dados baixíssimos dos pacientes que conseguem retornar ao trabalho, após seis meses e um ano, após a internação. O nível de recuperação funcional é muito baixo.

OP - Como esses pacientes e suas famílias podem virar esse jogo?
 

HJM – Sou membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Paraenteral e temos um trabalho muito forte para evitar a sarcopenia (perda de massa magra, de músculos), em pacientes dos hospitais. Essa perda é diretamente proporcional à incapacidade que eles têm de reabilitação. As famílias têm de, primeiro, melhorar a nutrição, que deve ser rica em proteína, investir em atividade física (o paciente tem de se movimentar) para melhorar a musculatura e a capacidade de força. Uma pessoa precisa de 0,8g por quilo de proteína, por dia. Numa situação pós-UTI, elevamos para 1g, 1,5g de proteína diária. No Brasil, são destinados ao paciente crítico, de UTI, uma alimentação especial, mas, quando eles saem, o que dá para fazer? Aí, o paciente, muitas vezes com alimentação enteral (feita por sonda), fica sem assistência e termina reinternado. Se eles tivessem um suporte nutricional melhor, muitas dessas complicações não aconteceriam.

OP – Os pacientes vão para suas casas e passam fome? É isso?
 

HJM – Calma... Hoje, a Organização Mundial da Saúde considera que o não alimentar é uma das dez principais causas de morte por sarcopenia (perda de massa magra, de músculos), no mundo. O que acontece é que é muito fácil impor o jejum ao paciente, já é da nossa cultura. Não alimentar quem estar doente. Um paciente debilitado jantar chá com torradas? Não dá. A perda de massa muscular é inevitável, uma lesão causada pelo tratamento inadequado, quando o paciente poderia ter uma alimentação melhor e viver mais.

 

Galeria

[FOTO3] 

Cirurgião plástico Erik Nery, destaque no nosso O POVO Anuário da Saúde, recebe, hoje, a família e amigos para comemoração de mais um ano de vida, em seu endereço charmoso. No click, ao lado da esposa, médica Lia Belchior

[FOTO4]
A médica nefrologista Pastora Barroso, esposa do hematologista Fernando Barroso, recebeu amigos e familiares para brindar o seu aniversário, no Gran Marquise, dia 8 de dezembro.
 

Roberto Didier, médico especialista em Medicina Reprodutiva e diretor da Clínica Fertibaby de Sobral, participa do 57º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia que aconteceu, recentemente, em Belém (PA)
 

Dermatologista Danielle Diniz festeja o ano de 2017 como
referência na aplicação da técnica MD Codes, de estruturação e rejuvenescimento facial, em Fortaleza 

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL
[FOTO5] 

PURÊ DE MACAXEIRA
 

A nutricionista Talita Alencar, da Diagnocel, surpreendeu os convidados com um buffet saudável, preparado com Ensure (suplemento em pó proteico) e com os lançamentos dos suplementos alimentares Osmolite HN, o Jevity e a Glucerna (que faz o maior sucesso), nas versões de 1l. Segue a receita de purê de macaxeira que pode incrementar o escondidinho de carne de sol ou de frango, neste domingão em família. Mais receitas em: www.ensure.abbott/br
 

INGREDIENTES


2 xícaras de chá (350 g) de macaxeira amassada, cozida até quase se desmanchar
 

¼ de xícara de leite
 

½ colher de sopa de manteiga sem sal
 

4 colheres de sopa de cebola picada
 

1 pitada de cominho triturado na hora
 

Sal a gosto
 

6 medidas rasas de Ensure baunilha (52,3 g) diluídas em ¼ de xícara de água (60 ml)
 

PREPARO
 

Amasse a macaxeira quente e misture com o leite. Aqueça a manteiga e junte a cebola, numa panela, deixe dourar. Junte a macaxeira amassada com o leite e misture bem. Junte o cominho em pó e o sal. Misture bem e deixe no fogo, mexendo sempre, até virar um purê consistente. Junte o Ensure e desligue o fogo. Mexa bem.  

 

Por Roberta Fontelles philomeno

TAGS