PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Método inédito para diagnóstico molecular do câncer

2017-11-12 00:00:00
NULL
NULL

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

 

[FOTO1]

1 Durante o 1º Fórum Outubro Rosa O POVO, realizado recentemente, no Conselho Regional de Medicina (Cremec), o médico cirurgião Luiz Porto, referência no tratamento de câncer de mama, no Ceará, explicou que uma das principais razões para o elevado número de diagnóstico de câncer, no mundo, é o aumento na expectativa de vida da população.


2 A doença é grave e a estimativa é de que o impacto global até 2030 seja de 27 milhões de casos diagnosticados, mundialmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é de suma importância ficarmos de olho nos avanços da Medicina, nos novos tipos de diagnóstico, capazes de detectar a presença da doença ainda no começo, e o avanço nos tratamentos, cada vez mais eficazes e menos agressivos.


3 E a Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), criou uma metodologia inovadora e inédita no mundo de diagnóstico molecular para o tratamento personalizado do câncer. Ao identificar, por meio de análises genéticas, o perfil molecular do tumor e do tecido saudável de cada indivíduo, através do método, é possível identificar o coquetel de medicamentos mais relevante para cada paciente, minimizando os efeitos colaterais.

[FOTO2]

4 “A proposta da Fiocruz permite a indicação de uma terapia mais precisa, o que significa, em termos de benefícios diretos, mais chance de cura, menos efeitos colaterais e melhor sobrevida para os pacientes. Além disso, a economia representada pela escolha adequada do medicamento pode ser revertida para ampliar o acesso da população ao tratamento”, afirma o especialista em bioinformática do CDTS/Fiocruz, Nicolas Carels.


5 O método foi desenvolvido para ser aplicado em pacientes com qualquer tipo de câncer e está validado, ou seja, testado em linhagens celulares tumorais e não-tumorais com resultados de máxima eficiência para o câncer de mama, reiterou Tatiana Tilli, especialista do CDTS que divide o desenvolvimento da metodologia com Carels. “Indiretamente, representa uma economia financeira substancial para o gestor hospitalar em termos de despesas com efeitos colaterais, novas internações e ciclos longos de tratamento. Isso é parte da inovação em saúde que estamos propondo”, observa.


6 A metodologia poderá beneficiar pacientes, médicos, equipe médica, gestores e laboratórios farmacêuticos. “Temos que comemorar a mudança de paradigma com esse primeiro edital da Faperj para o investimento em inovação e start-ups. A tecnologia é objeto de empreendedorismo, de investimentos e parcerias públicas e privadas. O CDTS/Fiocruz tem como missão levar o novo conhecimento gerado pela pesquisa e desenvolvimento tecnológico até a população”, ressalta o coordenador-geral do Centro, Carlos Medicis Morel.

 

BATE-PRONTO

Cirurgião plástico Ageu Brasil (CRM 3578 / RQE 3085) fala sobre a lipoabdominoplastia, umas das cirurgias mais procuradas pelas mulheres que já tiveram filhos e desejam reconquistar a barriguinha que tinham antes da maternidade. Cirurgia procurada também por pessoas que passaram por processo de emagrecimento e que apresentam flacidez severa na região abdominal.


O POVO – A lipoabdominoplastia evoluiu muito nestes últimos tempos?

Ageu Brasil - A cirurgia plástica do abdome vem evoluindo durante várias décadas, havendo modificações nos tipos de incisões e novas abordagens. O último grande avanço deste tipo de cirurgia aconteceu com o advento da lipoaspiração, passando a fazer parte importante do processo.

 

OP – A cirurgia retira gordura?

Ageu Brasil -Sim, mas nós dividimos a plástica abdominal em três etapas: lipoaspiração, plicatura dos músculos reto abdominais e a retirada de pele.

OP – Como são essas etapas?

Ageu Brasil - Começamos com a lipoaspiração da região supra umbilical do abdome (acima do umbigo), flancos e dorso (costas). Essa lipo modela a cintura e emagrece as costas e o abdome superior. Após, efetuamos retirada de toda a pele que vai do umbigo ao púbis. Nesse tempo cirúrgico, realizamos o descolamento da pele acima do umbigo até o apêndice xifoide e costelas...

 

OP – ... aí começa o trabalho de “amarração” dos músculos abdominais?

Ageu Brasil - Com a retirada da pele infra-umbilical e descolamento da pele supra-umbilical, expomos os músculos da parede abdominal. Aí, procedemos à plicatura (“amarração”) dos músculos reto abdominais, que estão separados e flácidos, com pontos de nylon, na linha média abdominal. Isso impede o abaulamento do abdome, deixando-o plano e vai melhorar ainda mais a cintura já esculpida pela lipoaspiração.

OP – Os cuidados pós-operatórios interferem no resultado final da lipoabdominoplastia?

Ageu Brasil - Claro! Os cuidados pós-operatórios consistem em não dirigir, andar um pouco curvada e não fazer esforço físico, nos primeiros 30 dias. Atividade física começa com caminhada, depois de 30 dias, correr e bicicleta com 60 dias. Musculação de membros superior e inferior somente com 90 dias. E qualquer tipo de esporte só depois dos 120 dias.

OP – É necessário fazer drenagem linfática?

Ageu Brasil - Para complementar e agilizar o resultado, indicamos, no mínimo, dez sessões de drenagem linfática com ultrassom e radiofrequência. Após os primeiros meses, a radiofrequência pode ser usada em uma intensidade maior para dar mais firmeza à pele, se for necessário.

LABORATÓRIO HIPÓLITO MONTE


Médico cirurgião Hipólito Monte não para!!! Inaugurou nova sede do Laboratório Hipólito Monte, na avenida Virgílio Távora, que já é referência. O grande diferencial é que o laboratório funciona 24h.


Antônio Carlos, Hipólito Monte e Marta Pinheiro


Daniele e Valdísio Pinheiro


Evandro Colares, Coutinho e Vitório Tomaz


Fisioterapeuta Raquel Fiterman e o maridão, dentista Adriano Abreu, na Casa Cor CE


Cirurgião plástico Isaac Furtado e a esposa Sheyla Furtado, no lançamento da Campanha da Alimentação, na Casa Cor CE, em prol da Santa Casa de Misericórdia


Glória Marinho, VP do Iprede, recebe do time Unimed Fortaleza a doação de 1 tonelada de leite, com apoio da Betania e Costume Saudável

 

TAGS