PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Terapia capilar para fios saudáveis

2017-09-03 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

1 Descoloração, tingimentos, alisamentos... São muitos os processos químicos que o cabelo pode sofrer, além de problemas que surgem, naturalmente, e fragilizam a saúde dos fios e do couro cabeludo de homens e mulheres. Em alguns casos, nem é preciso um desses fatores para notar a queda dos cabelos. O estresse, a má alimentação e uso de água quente também podem ser vilões para os fios.


2 Para driblar esses probleminhas que levam à queda de cabelo, surgimento de caspas, porosidade dos fios e até mesmo a calvície, o mercado de estética e beleza tem investido em uma técnica capaz de promover a melhora da saúde e aparência dos fios e do couro cabeludo: a terapia capilar.


3 A terapia capilar é um tratamento personalizadíssimo que tem início com a anamnese, um exame detalhado que analisa os fios e o couro cabeludo por meio de uma câmera que amplia a imagem, facilitando o diagnóstico. Com o resultado, é possível saber quais produtos e substâncias devem ser aplicadas para sanar as patologias, seguindo um cronograma capilar rígido e personalizado, de acordo com a necessidade de cada cliente.


4 O tratamento, segundo a técnica especialista em terapia capilar, Cris Saraiva, profissional da Clínica de Beleza Mulher Cheirosa, estimula o nascimento e crescimento saudável dos fios e fortalecimento, devolvendo os nutrientes necessários para um cabelo bonito, brilho, macio e com controle do frizz. Além disso, a terapia capilar prepara o cabelo para futuros processos químicos.


5 Cris Saraiva afirma que o ideal é que homens e mulheres iniciem o tratamento capilar entre os 15 e 25 anos de idade, com resultado logo na primeira sessão. “Tempo que é possível restabelecer 100% dos fios danificados”. Após essa idade, a probabilidade cai para 80%, devido a interferência natural dos hormônios.


6 “Antes de iniciar o tratamento, nós precisamos saber com detalhes quais são os hábitos alimentares e de cuidados com o cabelo. Assim, após a análise, montamos um cronograma personalizado para o cliente”, completa a terapeuta capilar.É importante lembrar que casos mais graves, como quedas avançadas do cabelo, devem ser compartilhados com um dermatologista. No caso em que a calvície já se instalou, o indicado é procurar um cirurgião plástico para implante capilar. Veja, ao lado, entrevista sobre o assunto, na nossa seção “Bate-pronto”.

 

Bate-pronto


Em entrevista exclusiva, direto do seu consultório no Pátio Dom Luís, cirurgião plástico Erik Nery (CRM 8266 / RQE 4797) fala sobre transplante capilar, um procedimento em evolução constante de técnicas, seguro e com resultado cada vez mais natural no tratamento da calvície.


O POVO - O que é o transplante capilar?


Erik Nery - É um procedimento que possibilita a realocação de fios de cabelos da zona doadora (zona lateral e da parte de trás da cabeça) para serem implantados na zona receptora, através de estratégias que vão dar no final um resultado muito parecido com o natural.


OP - Quando os primeiros sinais da calvície costumam aparecer?


EN- Em termos estatísticos, 80% dos indivíduos com tendência genética desenvolvem a calvície entre 24 e 26 anos, 15% apresentam os sintomas por volta dos 17 anos e apenas 5% têm de lidar com o problema após os 30. Isso quer dizer que os transtornos com quem se depara com a perda gradativa de cabelos podem ser evitados bem cedo e nem sempre há necessidade de se chegar a uma idade avançada para realizar o procedimento.

OP - Quem pode realizar a cirurgia de implante capilar?


EN - Homens e mulheres. Depois dos 25 anos é quando a queda está quase estabilizada. Já para eles, a queda capilar é multifatorial, podendo ocorrer por fatores alimentares, doença autoimune, gestação ou mesmo por estresse.

OP - Existem pessoas que não são indicadas para a cirurgia?


EN – Normalmente, pacientes muito jovens em período de queda, pessoas com doença autoimune, que estão passando pelo processo de quimioterapia, e aqueles que convivem com a alopecia universal, patologia caracterizada pela ausência total de pelos no corpo.

OP - Quais técnicas são utilizadas no procedimento?


EN - O Follicular Unit Transplantation (FUT) e o Follicular Unit Extraction (FUE). O FUT acontece a partir da retirada de uma faixa do couro cabeludo da área doadora do paciente. São selecionadas as unidades foliculares que serão implantadas em pequenos orifícios feitos na área receptora. Já o FUE retira as unidades foliculares uma a uma, diretamente do couro cabeludo. É bom ressaltar que o FUE é uma técnica que vem para complementar os casos em que o paciente necessita de uma grande quantidade de fios e tem uma densidade baixa. Ou seja, ele serve para agregar ao resultado.

OP - Existe a possibilidade de se retirar pelos de outras partes do corpo?


EN - Sim. Quando se trata da área doadora, pode ocorrer que ela seja pequena, com poucas opções de realocação, o que impossibilitaria que fosse feito o transplante para a área receptora. Contudo, graças às novas tecnologias, é possível que se retirem pelos de outras partes do corpo para serem incluídas no processo e, assim, trazer uma alternativa para essas pessoas. Por se trataram de pelos com formato, textura e crescimento diferenciados, são colocados em zonas que não serão percebidas, de forma a dar volume e não para darem definição ou refinamento. São alocados, geralmente, na coroinha ou na parte de trás da cabeça. Tudo é feito no sentido de criar uma ilusão de ótica, o que dará naturalidade ao resultado.

OP - Em quanto tempo o cabelo cresce após o transplante capilar?


EN - Os fios começam a aparecer de quatro a seis meses, após o implante. Com 12 meses, já é possível vislumbrar o resultado final. Um profissional habilitado certamente proporcionará um resultado final muito parecido com o natural. 

 

Galeria 

[FOTO2][FOTO3][FOTO4]

 

DERMAGE RIOMAR FORTALEZA


Sucesso absoluto da inauguração da loja de cosmecêuticos e farmácia de manipulação Dermage, no Shopping Riomar Fortaleza
[FOTO5][FOTO6][FOTO7][FOTO8]

Adriano Nogueira

TAGS