PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Procedimentos menos invasivos contra rugas

2017-09-17 00:00:00
NULL
NULL

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

[FOTO1] 

1 As pessoas que não querem se submeter a procedimentos cirúrgicos da face — por receio de cicatrizes visíveis de má qualidade, medo de ficarem estigmatizadas pela cirurgia, medo da anestesia, dentre outros motivos — já contam com procedimentos minimamente invasivos, feitos ambulatorialmente, com anestesia local ou mesmo tópica, que melhoram e muito a aparência do rosto.


2 “Claro que esses procedimentos não substituem o resultado de uma cirurgia plástica — que, nos últimos anos, tem se tornado segura e com ótimos resultados. Eles simplesmente minimizam rugas mais acentuadas por tempo que variam de seis a 18 meses”, esclarece o cirurgião plástico Ageu Brasil (CRM 3578 / RQE 3085).


3 A campeã dos procedimentos minimamente invasivos são as aplicações de toxina botulínica, o botox, que enfraquecem a força muscular da região frontal, periorbital, mento e pescoço, minimizando ou apagando rugas dinâmicas (rugas formadas pela mímica facial). “A durabilidade da toxina gira em torno de seis meses”.


4 Preenchimentos de rugas ou sulcos mais profundos, como o que vai da asa nasal até o canto da boca, por exemplo, podem ser feitos com ácido hialurônico (existem dezenas de nomes comerciais) ou uma substância feita à base de hidroxiapatita de cálcio (ver entrevista no Bate-Pronto), chamada também de Radiese, indica Ageu Brasil. “O Radiese, hoje, é o produto mais indicado para o tratamento de mãos envelhecidas e esqueletizadas”, diz.

[FOTO2]

5 Os peelings químicos e os lasers também fazem parte desse arsenal antienvelhecimento. “Existem várias substâncias químicas para tipos variados de pele, assim como vários tipos de laser para finalidades diferentes de tratamentos”, observa o cirurgião. Cada médico trabalha com os produtos e máquinas que mais se afinam ou que têm mais experiência para oferecerem bons resultados, minimizando rugas e melhorando a aparência da pele.


6 O tratamento com fios de sustentação, o Silhouettes, é ainda outra boa opção, em tratamentos minimamente invasivos, com durabilidade entre seis e 12 meses. “O resultado vai desaparecendo com a queda dos tecidos que foram tracionados com os fios”. Ageu Brasil diz que o Silhuete pode ser colocado com anestesia local ou sedação, dependendo da sensibilidade da paciente”. Outros tratamentos minimamente invasivos são as injeções subderme com ácido hialurônico, contendo fatores do crescimento e complexos vitamínicos. “Proporcionam uma hidratação profunda da pele melhorando a textura”, conta o cirurgião plástico.

 

Bate-pronto

 

E como já estamos nos meses do chamado “B-R-O BRO” (setembro, outubro, novembro e dezembro), praticamente no fim do ano, sei que muitos já estão se programando para dar um UP no visual. Então, aqui vão as recomendações de Giovanni Martins sobre as aplicações da substância: “Para quem deseja remodelar o rosto, preencher ou colocar toxina botulínica (botox), procurar o consultório até duas semanas antes de um evento. O tempo mínimo para o resultado está no seu ápice, sem falar nos riscos de uma equimose (roxo, hematoma)”.


O POVO – Quais as desarmonias da face a hidroxiapatita de cálcio é capaz de resolver?

GIOVANNI MARTINS - O remodelador pode projetar e corrigir temporariamente possíveis desarmonias na relação facial, causar um aumento da projeção das mandíbulas, do mento e da região zigomática, melhorar o contorno facial, diminuir a “papada”, por exemplo, e disfarçar o sulco nasogeniano, popular “bigode chinês” ou dar volume e transmitir uma impressão mais jovial, muitas vezes conseguida só através de cirurgia plástica.

OP – Então, dá para remodelar a face inteira através da substância?

GM – Não, temos limites de aplicação. Não aconselhamos o uso nos lábios e nas pálpebras, pois a consistência do produto pode causar alguma distorção no movimento ou na projeção de tecidos muito delicados. São justamente nesses casos em que entra o ácido hialurônico, uma substância de moléculas menores que não prejudica a movimentação labial ou palpebrar.

OP – Quanto tempo dura o resultado do hidroxiapatita de cálcio?

GM - Dura cerca de dois anos (ácido hialurônico cerca de um ano), o procedimento é ambulatorial e o produto é bastante seguro.

OP – O efeito é imediato e do consultório podemos ir direto para um evento?

GM – Aconselho sempre aos meus pacientes que desejam remodelar o rosto, preencher ou colocar toxina botulínica (botox), procurar o consultório até duas semanas antes do evento. O tempo mínimo para um resultado está no seu ápice, sem falar nos riscos de uma equimose (roxo, hematoma).

 

GASTRONOMIA FUNCIONAL


SALADA MEDITERRÂNEA DE GORGONZOLA


Os nutricionistas da Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, sugerem uma deliciosa receita de salada, para nosso fim de semana. Leve e saudável, o prato traz uma explosão de sabor incrivelmente deliciosa!


Ingredientes

- sal e pimenta-do-reino

- 1 colher (café) de mostarda

- 3 colheres (sopa) de suco de limão

- 150 g de Queijo Tipo Gorgonzola Tirolez

- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva

- 100 g de nozes picadas

- 1 pé de alface americana ou roxa lavada e seca

- 1 pé de rúcula

- 2 peras

- 4 figos


Modo de preparo

Coloque o sal, a pimenta e a mostarda no fundo de uma saladeira e junte o suco de limão, mexendo bem. Vá acrescentando 1/3 dos cubos de gorgonzola, amassando bem com um garfo para transformar num creme grosso. Acrescente o azeite aos poucos, mexendo sempre. Junte as nozes, o restante do gorgonzola e cubra com as folhas de alface rasgadas e as folhas de rúcula. Momentos antes de servir, corte as peras em 8 partes e os figos em 4 partes, disponha sobre as folhas e mexa a salada de baixo para cima até que fique bem temperada.

 

GALERIA

 

A Natura lança a linha de cuidados com os cabelos Ekos Patauá, em expedição na Amazônia, com visita à comunidade Ponta Grande, no município de Cametá, no Pará. O fruto usado nos produtos, entre xampu, máscara, condicionador, dentre outros, contém um óleo bioativo que dá força e brilho aos fios, sem falar no cheiro, que é uma delícia!!!


Patauá, um bioativo de fortalecimento e aceleração do crescimento dos cabelos


Bruna Bittencurt, de Relacionamento de Mídia, e Cláudia Pinheiro, diretora de Cuidados Pessoais, Natura


Viviane Frajose, gerente da Marca Ekos, e Pamela Maiuolo, gerente de Desenvolvimento de Produto, da Natura


André Freitas, coordenador de Relacionamento de Comunidades, Karla Lima, gerente de Marca e Ativação Ekos, e Mauro Costa, gerente de Relacionamento de Comunidade, da Natura


TAGS