PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Quando fazer a colonoscopia?

2017-08-19 17:00:00
NULL
NULL

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

 

[FOTO1]

Muitas dúvidas e medos envolvem a realização do exame de colonoscopia e fazem com que pacientes rejeitem a sua realização. Mas, antes de desistir de se submeter ao exame prescrito pelo médico, é bom lembrar que a colonoscopia é o único meio capaz de prevenir (importantíssimo) e diagnosticar o câncer de intestino — quinta causa de morte por câncer, no Brasil.


E se o paciente sofrer com sangramentos, diarreias crônicas, dores abdominais, história de pólipos anteriores ou parentes em primeiro grau com diagnóstico de câncer de intestino, acende o alerta e a colonoscopia é indispensável.


Em entrevista, direto de seu consultório na clínica Endoscopy, no edifício Harmony Medical Center, o médico endoscopista Fabrício Martins (CRM 10091) tranquiliza pacientes e diz que, uma vez realizado o exame e se o resultado for normal, só será preciso repetir depois de 10 anos. “Não há necessidade de exame anual”, afirma.


O POVO - Quando o exame de colonoscopia é solicitado pelo médico?

Fabrício Martins - A colonoscopia pode ser solicitada em diversas situações, como sangramentos, diarreias crônicas, em alguns casos de dores abdominais, história de pólipos anteriores ou parentes em primeiro grau com diagnóstico de câncer de intestino, dentre outras.

OP - É importante fazer o exame todos os anos e a partir de qual idade?

Fabrício- A colonoscopia é recomendada nos casos anteriores e a Sociedade Brasileira de Endoscopia recomenda que todas as pessoas a partir dos 50 anos façam colonoscopia. Caso o resultado do exame seja normal, não há necessidade de exame anual. O paciente deve repeti-lo em até 10 anos, exceto, claro, em casos selecionados.

 

OP - Quais os problemas que a colonoscopia é capaz de detectar?

Fabrício - A colonoscopia deve visualizar a mucosa de todo o cólon e também o íleo terminal (última porção da anatomia do intestino delgado). Procuramos pólipos, erosões, úlceras, lesões neoplásicas, divertículos, alterações vasculares, dentre outras.


OP - O exame dói? É incômodo?

Fabrício - O exame é realizado com sedação, feita por anestesista, normalmente indolor. Como usamos gás para distender o cólon. Pode ter, ao final do exame, uma leve sensação de distensão abdominal, que rapidamente passa. Mas, como todo procedimento invasivo, se o paciente sentir qualquer alteração, deve entrar em contato com o médico.

 

OP - Quais são os cuidados que o paciente tem de ter antes de realizar a colonoscopia? Existe alguma preparação especial?

Fabrício – A colonoscopia é o exame da mucosa. Logo, antes do procedimento, o paciente deve fazer uma dieta pobre em fibras, rica em líquidos claros e usar laxantes para a limpeza de todo o cólon e melhor visualização de alterações, se houver.

 

OP - É verdade que, em caso de pacientes da terceira idade, é necessário até internação hospitalar, devido à preparação da colonoscopia ser intensa?

Fabrício - É sim. Mas em casos bem selecionados. De rotina, pode ser realizada de forma ambulatorial.

OP - Em quais casos o exame não é indicado?

Fabrício - A mensagem final que queremos deixar é que a colonoscopia é o único exame que pode prevenir e diagnosticar o câncer de intestino, a quinta causa de morte por câncer, no Brasil.

PRÓTESES DE MAMA – O QUE MUDOU?


Cirurgião plástico Giovanni Martins

 

A primeira cirurgia de aumento das mamas foi realizada em 1962 pela americana Timmie Jean Lindsey, no Texas, Estados Unidos. De lá para cá, as próteses de silicone foram protagonistas de muitas polêmicas e inovações. Para você ter ideia, já existem até implantes com chips, capazes de identificar qualquer alteração sem cirurgia.


Hoje, segundo o cirurgião plástico Giovanni Martins (CRM 6225 / RQE 2627), a mamoplastia de aumento é uma das cirurgias estéticas mais realizadas em todo o mundo. Disputa o primeiro lugar no ranking em todos os países com a sua principal concorrente, a lipoaspiração. “Já estamos na sexta geração de implantes, com muita tecnologia, e continuam exaustivos os estudos sobre sua segurança”.


Até o presente momento, Giovanni Martins diz que os implantes de silicone são a melhor opção para o aumento das mamas e enumera as principais inovações.


1 Alteração da coesividade do gel usado na fabricação. “As próteses estão sujeitas a menos deformações (rippling) e a extravasamento microscópico do silicone”.


2 A superfície das próteses mudou. Agora podem ser texturizadas ou revestidas de poliuretano. “Associada ao aumento da coesividade do gel, diminuiu significativamente contraturas capsulares”, principais causas de deformação de implantes com mais de 10 anos.


3 Existem implantes “microchipados”. “É a identificação de próteses de modo não invasivo. Acreditamos que, no futuro próximo, também servirão para diagnosticar precocemente qualquer intercorrência, como rompimento ou contratura capsular”.

 

4 A técnica cirúrgica também evoluiu bastante. “Temos mais opções de planos anatômicos para posicionar implantes. Em algumas circunstâncias, podemos associar à lipoenxertia, enxerto de gordura, como refinamento estético”.


GASTRONOMIA FUNCIONAL


PEIXE COM ALHO-PORÓ


Estou com água na boca com a receita de peixe crocante com purê de banana (sem glúten e sem lactose), direto do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado (RS), um dos mais luxuosos do Brasil. Rendimento: 4 porções. Calorias da porção: 150.


INGREDIENTES:

4 filés de peixe, 120g cada

1 xícara de alho-poró cortado em rodelas

1 colher (chá) de óleo vegetal

1 colher (café) de sal marinho

Suco de limão

 

MODO DE PREPARO:

Tempere o peixe com sal e suco de limão. Reserve. Corte o alho-poró em rodelas, coloque em uma assadeira e deixe desidratar de 15 a 20 minutos a 120 graus. Unte uma frigideira com óleo e leve o peixe para grelhar. Cubra com o alho-poró crocante e sirva em seguida.

 

PARA O PURÊ DE BANANA:

6 bananas-maçãs

½ xícara (chá) de leite de coco

½ xícara (chá) de caldo de peixe caseiro

1 colher (café) de sal

 

MODO DE PREPARO:

Descasque a banana, coloque numa panela, junte o leite de coco, o caldo de peixe e o sal e leve para cozinhar. Passe por uma peneira fina. Se ficar com pouca consistência, retorne ao fogo e engrosse levemente com maisena. Deve ficar na consistência de purê.

 

GALERIA

 

O POVO SAÚDE E BELEZA 2017


Farmacêutica Sorelle Martins traz as novidades Dermage, que está com nova loja, no Riomar Fortaleza, e linha com curadoria do ator Kléber Toledo.


Oftalmologista Dácio Costa, da Clínica Pro-Vision, presidente do 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2017, CONFIRMADÍSSIMO, na nossa revista O POVO Saúde e Beleza 2017.


Cirurgiã plástica Geórgia Machado e os tratamentos que beneficiam mulheres com mais de 40 anos.

 

TAGS