PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Mácula: a parte mais importante da visão

2017-07-08 17:00:00
NULL
NULL

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

 

[FOTO1]

DIABETES NÃO TRATADA que pode levar à cegueira e degeneração da mácula devido ao avanço da idade é a principal dúvida que chamou a atenção dos participantes do Simpósio Mácula 2017, realizado pelo Centro Avançado de Retina e Catarata, no Hotel Gran Marquise, recentemente. O oftalmologista Abelardo Targino (CRM 5246), à frente do simpósio há 15 anos, entre uma cirurgia e outra, concedeu-nos entrevista, direto do centro avançado, ao lado do também oftalmologista David Lucena, sobre o evento que já virou uma tradição no Ceará.


O POVO – O que é a mácula?

ABELARDO TARGINO - É a parte mais importante da nossa visão, do aparelho visual. Todos nós temos no fundo do olho a retina, que funciona como se fosse um filme da máquina fotográfica de antigamente. A mácula é a parte central da retina. Nela se concentra a nossa visão de detalhes. Toda e qualquer doença da mácula afeta a visão de leitura, o paciente não consegue dirigir, não consegue ver os olhos dos outros...

OP – ... E o Simpósio Mácula 2017?

ABELARDO – As doenças que afetam a mácula são o ponto central do nosso debate, anualmente, no simpósio — que acontece há 15 anos consecutivos. A mácula é debatida com toda a Sociedade de Oftalmologia do Ceará e também com a população.

OP – Como foi o encontro?

ABELARDO – Coordenamos a vinda de um especialista de fora que tenha se sobresaido, no ano anterior, em pesquisas, em avanços em tratamentos das doenças da mácula. Ele dá uma palestra não só para o púbico oftalmológico, mas também para a população em geral. Então, o simpósio tem dois momentos: um dedicado à população e outro ao meio acadêmico.
[FOTO2]

 

OP – E neste ano, o Mácula atingiu suas expectativas?

ABELARDO – Sim. Como convidado, contamos com a oftalmologista Silvana Vianello (MG), PhD em retina e fellow observer do San Raffaele Scientific Institute, em Milão (Itália), que desenvolveu uma pesquisa enorme sobre prevenção de doenças de mácula, através de sensibilidade ou contraste. São exames bem específicos que conseguem fazer o diagnóstico bem precoce, bem mais do que os exames que utilizamos no dia a dia. Mas esses exames que ela realiza estão no campo da pesquisa, são avanços para o futuro. Tivemos ainda a presença da população, que teve a chance de tirar suas dúvidas.

OP – Quais são as principais dúvidas do público em relação à mácula?

ABELARDO – Dois assuntos são recorrentes: a degeneração macular relacionada à idade avançada, uma das principais causas de cegueira, no Brasil, após os 60 anos de idade, e o portador de retinopatia diabética (cegueira doce), a maculopatia diabética. A mácula vai sofrendo muito pelo diabetes mal tratado. Certos níveis de glicose podem até não ser perigosos para a vida do paciente, mas são perigosíssimos para a mácula e causam perda da visão. A pessoa continua a vida, mas não consegue enxergar. Tentamos convencer de todas as maneiras, alertar os pacientes para controlar a diabetes, uma doença silenciosa e perigosa.

ESPECIAL CARIRI


GASTRONOMIA FUNCIONAL


NHOQUE AO MOLHO PUTTANESCA ZERO GLÚTEN


A chef Possina Siqueira, do Cariri, nos envia, com exclusividade, uma receita saudável para os amantes de massas, o nhoque com farinha de arroz, ZERO glúten. Uma delícia!!!


INGREDIENTES DA MASSA

500 gramas de batata inglesa cozida e escorrida

1 ovo

1 pitada de sal

2 colheres de queijo parmesão ralado

Farinha de arroz (o suficiente para chegar ao ponto)


INGREDIENTES DO MOLHO

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada em cubos pequenos

2 dentes de alho cortados em tirinhas finas

150 gramas de salame italiano cortado em tiras

Três tomates vermelhos liquidificados

1 xícara de chá de molho de tomate

50 gramas de azeitonas sem caroço

Sal e pimenta

1 pitada de açúcar


PREPARO DA MASSA

Em uma tigela espaçosa, junte a batata amassada, o ovo, o sal e o queijo ralado. Misture bem. Vá adicionando a farinha de arroz aos poucos, para que una bem a mistura de batata. Quando conseguir um ponto de modelagem mole, coloque um pouco de farinha de arroz em uma bancada e leve a massa para trabalhar no local. Una mais um pouco de farinha e modele rolinhos, com cuidado para que a massa não grude na superfície. Atenção: essa massa deve ter textura macia e um pouco grudenta. Use a farinha de arroz para conseguir a modelagem. Com uma faca, pique os rolinhos para transformá-los em nhoque. Cozinhe em água fervente. O ponto para retirar o nhoque da água é quando ele atinge a superfície.

 

PREPARO DO MOLHO

Em uma frigideira grande, adicione o azeite e a cebola. Quando ela estiver um pouco transparente, coloque o alho e o salame e siga refogando. Adicione os tomates liquidificados e o molho de tomate. Misture e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que adquira uma coloração vistosa. Adicione as azeitonas. Finalize colocando o sal, a pimenta e uma pitada de açúcar (para cortar a acidez). Sirva por cima do nhoque.

 

GALERIA

Em clima de festa junina, farmacêutico Ítalo Bezerra, cap da Home Care Cariri, MedLar, com filiais em Iguatu (Ceará), Juazeiro do Norte (Ceará) e Serra Talhada (Pernambuco), comemora mais um ano de vida, no Castelinho Buffet, em Barbalha (Ceará). A esposa dele, a médica geriatra Aparecida Guedes, organizou a festança, para cerca de 250 convidados. Animação da cantora Ana Paula Nogueira, do Crato, uma das finalistas do programa The Voice, da Globo, e Fábio Carneirinho e Stefane Pontes, da Orquestra Sonata. Cobertura especial O POVO Cariri. Parabéns!!!


Ítalo Bezerra, Cássia Rocha e Aparecida Guedes


Ricardo Quidute, Túlio Gomes, Gláucia e Patrícia Quidute


TAGS