PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Livre-se da cefaleia

2017-04-29 17:00:00
NULL
NULL

 

Por Roberta Fontelles Philomeno
[FOTO1]

1 A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, acomete boa parte dos brasileiros e responde pela maior parte dos atendimentos de emergência em neurologia. Segundo especialistas, 95% da população sofrerá desse mal em algum momento de suas vidas. As causas podem ser as mais diversas e, muitas vezes, estão relacionadas ao estresse do cotidiano.


2 Entretanto, além de ser um incômodo, a dor pode sinalizar problemas neurológicos mais sérios e que precisam ser tratados. “Algumas pessoas sentem praticamente todos os dias e, consequentemente, passam a negligenciá-la”, o que está errado, afirma o médico neurologista Lucas Silvestre, coordenador do Pronto Atendimento Neurológico, do Hospital São Camilo Fortaleza que está confirmadíssimo no nosso O POVO Anuário da Saúde do Ceará.


Médico neurologista Lucas Silvestre, coordenador do Pronto Atendimento Neurológico, do Hospital São Camilo Fortaleza


3 O neurologista indica que os pacientes devem procurar atendimento médico de urgência quando sentirem: a pior dor de cabeça da vida, cefaleia progressiva (cada vez pior com o passar das horas), início após os 50 anos de idade, dor de cabeça acompanhada de febre, confusão mental, convulsão ou paralisia, cefaleia que ocorre ao tossir, espirrar, durante atividade sexual ou após esforço físico, enxaqueca que não cedeu com medicação oral em casa.


4 “Aqui, no hospital, os atendimentos referentes às enxaquecas correspondem a 45% dos casos”, conta Lucas Silvestre. São tantos atendimentos, que o Hospital São Camilo Fortaleza resolveu manter um Pronto Atendimento Neurológico, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta. Após esse horário e nos fins de semana, o atendimento é realizado em regime de sobreaviso. “O corpo clínico é composto por oito médicos, além de três neurocirurgiões de sobreaviso e dois médicos endovasculares”, conta o médico neurologista Lucas Silvestre.


Enxaqueca atinge 20% das mulheres e de 5% a 10% da população masculina


5 Existem diversos tipos de cefaleias, mas a mais prevalente no pronto-socorro é a enxaqueca, caracterizada por uma dor pulsátil (latejante), em um dos lados da cabeça, às vezes, até nos dois, geralmente, acompanhada de náuseas, fotofobia e fonofobia.“É a doença neurológica mais frequente nos países desenvolvidos, mais recorrente que a asma, a epilepsia e a diabetes em conjunto. Atinge cerca de 15% da população mundial, entre homens e mulheres”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, no Brasil, a enxaqueca atinge 20% das mulheres e de 5 a 10% da população masculina.


6 Segundo o Ministério da Saúde, o mal é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres. Na infância, a doença ocorre em 3% a 10% das crianças, afetando igualmente ambos os gêneros antes da puberdade, mas com predomínio no sexo feminino após essa fase.


GASTRONOMIA FUNCIONAL


TORTA VEGANA DE PALMITO COM MASSA DE GRÃO DE BICO


A receitinha dessa torta vegana vem direto da principal escola de gastronomia no Brasil, o Centro Europeu, em São Paulo. Uma delícia saudável, grifada pelo chef Desiree Maistro, daquelas que amamos: zero glúten, zero lactose e zero açúcar refinado.


Ingredientes para a massa (rendimento: 1 torta):

2 xícaras de grão de bico cozido

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

1 colher (chá) de sal

Ingredientes para o recheio (rendimento: 1 torta):

2 vidros de palmito em conserva

¼ xícara de azeitonas picadas

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de óleo de milho

3 colheres de biomassa de banana verde

3 colheres de extrato de tomate

Sal e pimenta a gosto

Tomate cereja para decorar

Modo de preparo:


1. Em um processador ou mixer, bata todos os ingredientes da massa até formar uma pasta grossa e homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água (1/4 de xícara) para ajudar o processador a triturar;


2. Unte uma forma de fundo removível de aproximadamente 25cm e forre o fundo e a lateral. Leve ao forno pré-aquecido a 20°C por 10 minutos;


3. Enquanto a massa estiver assando, prepare o recheio. Em uma panela grande, refogue a cebola no óleo até ficar translúcida e acrescente o alho. Na sequência, adicione o palmito picado e as azeitonas, misture bem e agregue o extrato de tomate. Deixe cozinhar um pouco e adicione a biomassa. Mexa bem até atingir um recheio cremoso. Se necessário, coloque mais biomassa. Acerte o sal e a pimenta e desligue;

 

4. Transfira o recheio para a massa já assada. Espalhe bem e finalize com tomatinhos laminados;

 

5. Leve ao forno a 200° por cerca de 20 minutos ou até as bordas da massa ficarem douradas e os tomates murcharem.


DICA: Caso não tenha biomassa, engrosse o recheio com 2 colheres de amido de milho (maisena mesmo) com ½ copo de água. Coloque na mistura após o extrato, mexendo bem até que o recheio fique cremoso.


GALERIA

 

Fisioterapeuta dermato-funcional Monaliza Cavalcante é recebida pela jornalista Roberta Fontelles Philomeno, do O POVO, no lançamento da revista O POVO People Luxo, no L’Ô 142. Décor de Jacaúna


No lançamento da O POVO People Luxo, no L’Ô 142, Márcia Castro, da Clínica de Rejuvenescimento e Emagrecimento Márcia Castro, e fisioterapeuta Jorge Brandão, cap da FisioVida, confirmadíssima na nossa revista O POVO Saúde & Beleza


Cardiologistas Evilásio Leobino e Carla Xerez e o decorador Tadeu Xerez. Lançamento da revista O POVO People Luxo, no L’Ô 142.


Lindíssimo ator Klebber Toledo e farmacêutica Sorelle Martins, em Convenção Dermage, no Rio de Janeiro. Sorelle trouxe na bagagem muitas novidades da marca de cosméticos

 

CELEBS

 

Pode até não parecer, mas Mariana Ruy Barbosa adora ir à praia e pedalar de bicicleta,ao ar livre, no meio do sol, na Barra da Tijuca. Para evitar os danos à pele, que é branquinha, e o surgimento de sardas e manchas, a atriz aplica muito protetor solar. Após a exposição, ela usa água termal e hidratante específico pós-sol na pele do rosto e do corpo. “Uso ainda solução micelar (queridinha das famosas), para limpar, e bastante hidratante labial”, entrega Mariana.


Bate-pronto

 

A procura pelo Moraliza Touch está cada vez maior, impulsionado pela liberdade sexual da mulher e quebra de tabus. Tanto é assim que a cirurgiã plástica Adivânia Pinheiro (CRM 10565 / RQE 6285) inaugurou um espaço exclusivo para o atendimento com o laser de cirurgia íntima feminina, na academia Green Life Family Club.


O POVO – O que é Moraliza Touch?

Advãnia Pinheiro - O equipamento já é utilizado em outros países para rejuvenescimento genital, para melhorar a vida sexual e aumentar a qualidade de vida da paciente. 

 

OP – O laser é utilizado em quais situações?

Advãnia - O laser é utilizado para tratar pacientes que sofrem de incontinência urinária, escurecimento da região genital, anal e face interna de coxas (hipercromia), cicatrizes genitais ou em região perineal (partos naturais, períneos e outras cirurgias vaginais), atrofia dos grandes lábios vaginais (flacidez genital), alargamento e flacidez vaginal (prolapsos vaginais), perda da qualidade da pele genital (ressecamento, aspecto envelhecido).

OP – Um aparelho de ação intravaginal não dói?

Advãnia – A cirurgia íntima e o pós-operatório, com a utilização do Moraliza Touch, não são dolorosos. O retorno ao trabalho e atividades é bem mais rápido, porque é um procedimento ambulatorial e, na maioria das vezes, não necessita de internação. O que antes não acontecia com as nossas mães e avós.

OP – E o Moraliza Touch turbina a vida sexual, já que promove uma melhorar na saúde e um rejuvenescimento da genitália?

Advãnia - A vida sexual das pacientes muda para melhor, acaba com o desconforto na hora das relações sexuais e deixa a mulher mais confiante.

 

TAGS