PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cuidados simples evitam a conjuntivite

2017-04-15 17:00:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Roberta Fontelles Philomeno

 

1 Olho coçando, vermelho, irritado e a sensação de que você está com areia dentro dele. Cuidado: você pode ter contraído conjuntivite. Uma doença muito comum no nosso Ceará neste período chuvoso. Trata-se de uma inflamação no olho que pode ser evitada com alguns cuidados básicos, diz o oftalmologista José Lívio Luna Callou (CRM 1949), diretor da Clínica de Olhos do Cariri, em Juazeiro do Norte, que faz parte da nossa coluna especial, na revista O POVO Cariri.


2 O oftalmologista explica que atos simples como lavar as mãos com frequência e não coçar os olhos são maneiras de se proteger da conjuntivite. “Além de tentar evitar lugares fechados ou aglomerados”. Usar o álcool em gel para higienizar as mãos também funciona. “É um excelente meio de proteção para quem está fora de casa. Inclusive, o uso do álcool em gel evita a contaminação por outras doenças, como algumas respiratórias.


3 E fiquei chocada, do oftalmologista confirmar que o contagio da doença pode ser pelo ar e através de banho de piscina, o que na Região do Cariri é muito comum. “A forma mais comum de contágio é através do contato com secreções oculares. Contudo, se o indivíduo contaminado apresentar também sintomas respiratórios, como espirros e tosse, a conjuntivite pode sim, ser transmitida pelo contato com essas secreções”... Também é possível contrair a doença se mergulhar em uma piscina em que uma pessoa com conjuntivite mergulhou.


4 E se você já está com conjuntivite, não se desespere. “O primeiro passo para todo paciente com olhos vermelhos ou irritados é procurar um oftalmologista, porque várias outras doenças oftalmológicas podem causar olhos vermelhos. Além disso, a distinção entre conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana é importante, não só para o tratamento como também na indicação de afastamento temporário da escola ou do trabalho”, alerta o médico.


5 Na conjuntivite viral, de modo geral, o médico indica a realização de higiene ocular com lenços descartáveis, compressas frias e uso de colírios lubrificantes. “Durante a avaliação no consultório, avaliamos a necessidade de outras medicações, como anti-inflamatórios e até antibióticos, dependendo das especificações de cada caso”.


6 E o mais importante, ressalta oftalmologista José Lívio Luna Callou, é o paciente nunca se automedicar. “Existem colírios e pomadas para cada tipo de conjuntivite”. Lembrando ainda que o uso da lente de contato deverá ser evitado até o desaparecimento dos sintomas. É importante salientar que a maior fonte de contágio se dá pelo ato de levar as mãos sujas aos olhos. “O uso de objetos contaminados como toalhas, lençóis e maquiagens também pode transmitir a doença. Além de estar em ambientes fechados, aglomerados com pessoas contaminadas”.


O QUE É A CONJUNTIVITE?

“... É uma irritação ou inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que recobre a parte branca e mais externa do olho. Em geral, a doença acomete ambos os olhos. Existem várias causas de conjuntivite, incluindo alergias, irritação por substâncias, infecções e outras causas menos comuns. O sinal mais evidente é uma vermelhidão ocular. O paciente também pode apresentar ardor, coceira, lacrimejamento, acúmulo de secreção e visão embaçada”.

 

Bate-pronto

Amo, porque chegam até nós superdicas de todo o Brasil e essa vem diretamente de São Paulo. A nutricionista Mariana Amaro, da rede Dr.Consulta, ajuda-nos a escolher os chocolates deste Domingo de Páscoa. Um dia iluminado para você e sua família! Ah, e se você é profissional de saúde, estou aguardando a sua dica também. Será um prazer enorme publicar, aqui, na nossa coluna.


O POVO - Qual tipo de chocolate é mais saudável?

MARIANA AMARO - O chocolate com maior percentual de cacau é o mais rico em elementos antioxidantes e será a melhor escolha do ponto de vista nutricional. Mas o nível calórico dos chocolates é semelhante, por isso, para quem não se adaptou ainda ao sabor mais amargo, o recomendável é consumir o tipo de que gostar mais. Escolhendo aquilo de que gostamos, conseguiremos nos satisfazer com uma porção moderada, o que não atrapalha demais a dieta de perda de peso.

RFP - Qual a quantidade de chocolate recomendada para crianças? E para adultos?

MA - A porção padrão média para adultos gira em torno de 25 g. Porém, isso é muito generalizado. O ideal mesmo é que cada um calcule com o seu nutricionista a dose certa para não comprometer a sua dieta.

RFP - E sobre os diabéticos, tem uma orientação sobre qual tipo de chocolate consumir? É verdade que os chocolates dietéticos têm menos açúcar, mas são mais gordurosos que os demais?

MA - Para os diabéticos, existem as versões diet, no mercado. Na maioria dos casos, eles têm mais gordura do que as versões normais. É muito importante estar sempre atento às informações nas embalagens dos produtos.

CALORIA DO CHOCOLATE

Confira o número de calorias por tipo de chocolate (porção de 25g, equivale a quatro quadradinhos de uma barra de chocolate), de acordo com a nutricionista Mariana Amaro, de São Paulo. E é curioso que o chocolate cacau a 70% é o mais calórico, no entanto, o mais saudável.

Chocolate branco 135 cal

Chocolate ao leite 135 cal

Chocolate ao leite diet 140 cal

Chocolate ao leite com castanha-do-pará 140 cal

Chocolate meio amargo 119 cal

Chocolate 70% 144 cal

GASTRONOMIA FUNCIONAL


COXINHA FIT


Todos os meus amigos sabem que amo coxinha, mas sei que a fritura e o excesso de carboidrato não combinam com o momento da minha vida, de uma alimentação saudável. Então, descobri a receita de coxinha com massa de batata doce, da chef Ana Spengler, da Smart Temperos.


Coxinha com massa de batata doce

Chef Ana Spengler (Smart Temperos) –

Rendimento: 6 a 8 coxinhas


INGREDIENTES:

2 xícaras de purê de batata doce (batata cozida e amassada)

1/2 xícara de parmesão ralado

2 colheres (sopa) de amido de milho

1 gema

1 clara

100g de farinha de rosca

350g de peito de frango cozido e desfiado

150g de iogurte natural

Tempero zero sódio - Frango Smart

Sal rosa do Himalaia Smart

Tempero com sal rosa e alho Smart

Preparo da massa: misturar a batata doce com a gema, o amido, o parmesão e temperar com o tempero, o sal rosa e o alho.


Preparo do recheio: temperar o frango com o tempero zero sódio Frango e com sal rosa a gosto. Misturar com o iogurte.


Montagem e finalização: Moldar as coxinhas no tamanho desejado e passar na clara de ovo e depois na farinha de rosca. Fritar imersas em óleo quente ou assar no forno.

 

GALERIA

 

Farmacêutica Dinalva Queiroz, cap da Evidence Farmácia com Manipulação, encontra-se, neste momento, em Harvard Medical School, nos Estados Unidos, em desenvolvimento de pesquisas e parcerias Ceará/Boston. Tudo!!!


Muito orgulho da amiga e farmacêutica cearense Dinalva Queiroz, cap da Evidence Farmácia com Manipulação. Parabéns!!!


Estilista Lino Villaventura, que abalou em seu último desfile no São Paulo Fashion Week, e Patrícia Dias, que inaugurou, junto do maridão, cirurgião plástico Danilo Dias, o Blue D Hair and Body, no Greenlife Family Club


Farmacêuticos Tiago Olinda, Danilo Gonçalves e Beatriz Bezerra inauguram a Farmácia Fitos. Adorei a seção de beleza com produtos veganos


CARIRI NEWS


Direto de Juazeiro do Norte, terra do nosso padrinho Padre Cícero, inauguração da clínica View Center Laser, especializada em correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Cobertura especial da nossa coluna, do caderno Ciência & Saúde e da nossa Coluna Especial, na revista O POVO Cariri.


Cássia Rocha, gestora O POVO entre os médicos Bruno Sena e Thais Callou


As irmãs Thais e Clarice Callou, parceiras na vida pessoal e na Oftalmologia. Oftalmologista Clarice Callou é especialista em Plástica Ocular e Vias Lacrimais e foi uma das idealizadoras do projeto para a fundação da View Center Laser. Mesmo tendo dado à luz o pequeno Arthur há apenas seis dias, a oftalmologista esteve presente na inauguração da clínica da família.

 

Adriano Nogueira

TAGS