Ainda existem coisas a comemorar
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Ainda existem coisas a comemorar

2017-12-31 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O ano de 2005 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional da Física, celebrando 100 anos da publicação de cinco artigos de Albert Einstein que mudaram definitivamente nossa compreensão da natureza. No mundo todo foram realizados eventos relacionados a essa indicação da ONU e, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Física concedeu auxílios financeiros para projetos relacionados com as comemorações. Eu e colegas da Seara da Ciência submetemos um pedido, fomos agraciados com portentosos R$ 3.000,00 e, entre outras iniciativas, resolvemos ir a Sobral para algumas atividades no Museu do Eclipse, como seminários, peças de teatro científico e oficinas com alunos e professores das escolas locais.


Para tanto, contamos com o apoio do então vice-prefeito da Cidade, Veveu Arruda, que nos mostrou, com orgulho, várias escolas recentemente inauguradas, novinhas e bem equipadas. A administração educacional da Cidade tinha grandes expectativas de que essas escolas provocassem uma mudança relevante na educação das crianças sobralenses.


Cerca de dois anos depois, Veveu visitou a Seara da Ciência e aproveitamos para perguntar sobre os resultados decorrentes do aproveitamento dessas escolas. A resposta nos surpreendeu.

Segundo avaliações feitas por uma equipe independente, a melhora, se houve, tinha sido pífia. O desempenho dos estudantes continuava decepcionante.


Confrontados com essa realidade, o pessoal da área educacional da Cidade constatou que não sabia a razão do fracasso do considerável investimento que tinha sido feito em recursos materiais e humanos.

O usual, do ponto de vista político, seria abafar a notícia, esconder os resultados e fingir que tudo ia bem. Os sobralenses resolveram fazer diferente. Tornaram públicos os resultados e partiram para uma análise do que tinha sido feito de errado e do que faltara para a obtenção de resultados positivos.


Pelo que sabemos hoje, eles acabaram descobrindo alguns pontos fracos de suas estratégias. Viram, por exemplo, a necessidade de uma participação ativa e permanente das famílias no processo de educar as crianças. Esse elo fraco e outros que despontaram foram gradualmente corrigidos e o resultado positivo acabou surgindo. Hoje, 12 anos depois, lemos nos jornais que Sobral foi considerado o município com melhor índice de Oportunidades da Educação no Brasil, obtendo nota 6,7, bem acima da média nacional que é 4,7.


Outros seis municípios cearenses (Frecheirinha, Nova Olinda, Brejo Santo, Coreaú, Reriutaba e Novo Oriente) também ficaram entre os dez melhores de todo o País, nessa avaliação feita pelo Centro de Liderança Pública, órgão sediado em São Paulo. Nos tempos de desesperança que vivemos, com escassos motivos para confiar em melhoras no futuro, essa é uma notícia para ser celebrada nesse fim de ano.


Não é coincidência que os jovens estudantes desses e de outros municípios do Interior também se destaquem nas Feiras de Ciências promovidas anualmente pela Secretaria da Educação do Estado. Na última Feira Estadual de Ciências que ocorreu no início de dezembro, cerca de 800 participantes, entre estudantes e professores da Capital e do Interior, mostraram seus trabalhos de pesquisa com grande entusiasmo.


E, aproveitando a oportunidade, é nosso dever insistir com as autoridades de educação e com o próprio governo estadual na continuidade do apoio e incentivo a essas feiras, inclusive as municipais, para que o ensino das ciências e o gosto pela pesquisa se instalem de vez entre nossos jovens estudantes, que serão encarregados de tocar o Ceará nos anos difíceis que estão por vir.

Esse tipo de incentivo tem um retorno tão relevante e custa tão pouco, quando comparado com outros investimentos, que deveria fazer parte de uma política permanente de qualquer governo municipal e estadual.


Voltando a Sobral, lembramos também que em 2019 serão completados 100 anos desde a comprovação experimental da Relatividade Geral de Einstein, ocorrida em observações do eclipse total do Sol nessa Cidade. O resultado positivo das medidas feitas durante o evento deu fama ao cientista alemão e colocou Sobral nos livros de relatividade que todo estudante de física tem de aprender.

O povo de Sobral certamente vai celebrar essa data e, mais uma vez, incentivar seus jovens a se dedicarem ao estudo das ciências e ao exercício da plena cidadania.

Adriano Nogueira

TAGS