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O vidro que enganchou

22/02/2018 01:30:00
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O vidro elétrico parou. O que pode ser?

Nem sobe nem desce. O vidro elétrico pode simplesmente parar e incomoda o motorista que quer fechá-lo por segurança ou por conta do ar-condicionado. O problema pode ser no motor da máquina do vidro elétrico que, por algum desgaste ou ter quebrado, impede que o vidro tenha força para levantar. Outra causa comum é um curto na instalação elétrica do veículo. Alguns carros compartilham do mesmo sistema para alarmes e vidros elétricos, e se houver defeito em um, pode estar causando também no outro.

 

DEIXAR O CARRO MUITOS DIAS PARADO É PREJUDICIAL?

É comum alguns veículos ficarem parados na garagem por muito tempo quando o dono viaja, quer economizar gasolina ou simplesmente não precisa utilizá-lo. Porém, o carro ocioso pode apresentar alguns problemas quando ele for ser ligado. Algumas baterias, principalmente as com mais de um ano de uso, podem perder carga mais rápido caso o veículo fique muitos dias parados. Por isso, é importante dar partida no carro pelo menos uma vez por semana. E o ideal é que ele também rode neste período para ativar a bateria.

 

POSSO USAR CREME HIDRATANTE DE PELE NOS BANCOS DE COURO?

O uso é totalmente inadequado. Ao invés de limpar, o hidratante de pele vai criando uma camada de sujeira nos bancos. Há no mercado alguns hidratantes renovadores próprio para couro, que hidratam o revestimento e deixam um aroma perfumado dentro do carro.


QUAL A FUNÇÃO DA BOMBA D’ÁGUA E QUAIS OS PROBLEMAS MAIS COMUNS?

A bomba de água serve para refrigerar o motor, bombeando água para o radiador. Dessa forma, ela evita o super aquecimento. Os problemas mais frequentes são vazamento ou corrosão na bomba, que pode ocorrer depois de cerca de dois anos de uso. A dica para garantir boa funcionalidade da bomba é trocar o líquido de arrefecimento de seis em seis meses.

 

Pastilhas e discos de freio estão com ruídos. O que pode ser?

Pode ser um desgaste natural ou mecânico. No caso de carros 4x2, é comum que o desgaste venha pelo tempo de uso que pode ocorrer depois de cerca de 20 mil quilômetros rodados. Em carros 4x4, as falhas costumam aparecer depois de fazer uma trilha de lama ou areia. O motorista pode perceber problemas no freio pelo ruído, mas alguns veículos já têm sensores que indicam no painel a hora da troca dessas pastilhas. Por medida de segurança, o carro deve ser levado imediatamente a uma oficina mecânica para detectar o problema e corrigi-lo.

 

Gabrielle Zaranza

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