PUBLICIDADE
Jornal

Como dirigir com segurança na chuva?

02/11/2017 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

“O IDEAL SERIA REDUZIR a velocidade, ligar os limpadores ou, dependendo da intensidade da chuva, parar o carro”, explica Gil Nogueira. O recomendado, segundo o especialista, seria ficar com pneus novos em período de chuvas, o que traz mais segurança e resistência. “Como não dá para prever, o indicado, quando tiver pneus velhos, é parar e esperar a chuva passar”.


COMO HIGIENIZAR O AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO?

GIL ENFATIZA QUE PARA HIGIENIZAR o ar condicionado, é preciso trocar a cabine do filtro para aplicar o spray antibactericida. “Além disto, deve ser realizada a limpeza do interior do veículo para remover as outras bactérias que ficam fixas no interior do automóvel. Pode ser limpo com cotonetes”, diz.


O QUE FAZER QUANDO A LUZ DO ÓLEO ACENDER?

O GERENTE CONTA que tem que parar o veículo e ligar para o reboque para levar em uma oficina. As causas podem ser de vazamento ou sujeira. Independente do motivo, quando a luz vermelha acender, o condutor já deve ficar atento. “Ela significa que você precisa parar. Quando isso acontecer, não pense duas vezes”, diz.

[FOTO2] 

O QUE PODE SER AS VIBRAÇÕES NO VOLANTE?

“A VIBRAÇÃO NO VOLANTE pode ser causada por inúmeros motivos diferentes”, conta Gil Nogueira. O primeiro a ser feito é observar se as rodas e pneus estão alinhados e balanceados corretamente. Gil conta que os pneus podem estar deformados, causando vibração constante no volante e no próprio carro, o que precisa passar por supervisão. Em outros casos, o volante pode estar com defeitos na regulagem, com algum parafuso solto.

 

A VENTOINHA DO CARRO NÃO LIGA. O QUE FAZER?

“SE HOUVER PROBLEMAS, é muito importante ir a uma oficina logo antes que prejudique o carro”, diz. Gil ainda conta que o primeiro a ser observado deverá ser o manual para procurar o fusível que controla o sistema de resfriamento. “Tem que analisar a possibilidade de trocar a ventilação. O técnico quem vai apontar qual peça está com defeito para ser substituída”.

 

O QUE PASSAR NO PAINEL DO VEÍCULO PARA DEIXÁ-LO LIMPO?

SEGUNDO GIL NOGUEIRA, Gerente da oficina 6Bocas, os produtos de silicone aplicados por algumas oficinas, apesar de deixá-lo brilhando, faz o painel ter um aspecto oleoso e grudento. Os produtos mais recomendados são os limpadores de interiores, pano macio de microfibra e polidor de painel. “Muitos usam dicas da internet, como a aplicação de protetor solar, o que é um equívoco”, diz. Além disto, ele indica comprar um protetor solar de papel para proteger o painel da intensidade do sol.


Adriano Nogueira

TAGS