Existe um momento certo para fazer a revisão na suspensão do carro?
“Essa revisão vai depender muito do veículo”, diz Gil Nogueira, gerente das 6 Bocas Autopeças. Ele explica que na primeira revisão de um veículo novo, que acontece com 10 mil km rodados, dificilmente vai ocorrer algum problema na suspensão. A partir de 40 mil km rodados é que alguma peça da suspensão pode apresentar problema. Mas, existem exceções. Um veículo que roda bastante, por exemplo, táxi ou carro de transportadora, pode apresentar um desgaste maior na suspensão devido à frequência de uso.
Qual a calibragem certa para os pneus? E qual a importância de calibrá-los independente de viajar?
Quando preciso trocar os pneus, mas, não tenho dinheiro para os quatro, eu coloco nas rodas traseiras ou dianteiras?
É importante colocar os pneus novos nas rodas traseiras por questão de segurança. Em época de chuva, por exemplo, o asfalto acumula muita água e o motorista pode sentir dificuldade para manter o controle do carro caso esteja com pneus desgastados. “Aqui em Fortaleza criou-se o mito que é melhor colocar pneus novos na dianteira do que na traseira porque não chove muito”, diz Gil Nogueira. Ele ainda explica que os pneus novos na dianteira proporcionam uma sensação de carro “mais macio”, porque o giro do carro é na dianteira e, o motorista possui contato direto com essa parte. Mas é importante prezar pela segurança.
Qual a vantagem de usar gasolina aditivada?
Paulino de Carvalho, chefe de oficina da Beto’s Car, explica que a gasolina aditivada é considerada uma gasolina mais limpa devido aos aditivos de dispersão de sujeira. “Esses aditivos deixam o sistema mais limpo e com menos fungos”, diz.
Se a água do carro está baixando, o que devo fazer?
Existem vários motivos para o vazamento de água estar acontecendo. Neste caso, é importante ir a uma oficina para verificar o problema. “Existe um equipamento que simula o carro funcionando. Através dele conseguimos identificar as causas do vazamento. Pode ser, por exemplo, defeito na válvula termostática, o mangote ou a câmera d’água, para citar alguns”, diz Damião Júnior.
Qual a quilometragem adequada para trocar a correia dentada?
Para carros pequenos a troca da correia dentada varia bastante. Veículos mais antigos, do ano de 2014/2013, por exemplo, aconselha-se fazer a troca a partir de 50 mil km rodados. Já a vida útil da correia em veículos mais novos, permite uma troca a partir de 100 mil km rodados. “É importante não ultrapassar esse limite, porque ele é a margem de segurança”, explica Damião. Já para veículos grandes, a troca é aconselhada a partir de 150 mil km rodados, independentemente do ano.[FOTO2]
Qual a importância da troca de óleo?
Adriano Nogueira