Logo O POVO+
No olho do furação
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

No olho do furação

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

1 - QUEM diria! Partiria do Ceará a ação mais contundente do combate ao crime organizado que, aliás, toma conta do Brasil inteiro. O endurecimento contra as facções dentro e fora dos presídios, eis a estratégia usada por Camilo que chamou a atenção de todo País. Ação rápida, cirúrgica, em conjunto com a Força Nacional somada a atuação fundamental do ministro Moro.

2 - NO olho do furacão durante duas semanas, de lá Camilo não saiu, sempre na linha de frente. Enfrentou os chefes de facções isolando-os ou transferindo-os; cortou qualquer comunicação e ponto final em todas regalias. Foi o mais duro golpe aplicado aos criminosos. Deu certo, acertou no alvo, bingo! Só assim está garantindo a volta da paz ao Ceará.

3 - JUNÇÃO de tudo isso, a população voltou a respirar aliviada. Ufa! Ação forte, enérgica, inflexível do governador, se fizeram necessárias e imprescindíveis. Ao final de tudo Camilo telefonou a Bolsonaro agradecendo-lhe o apoio dado. Passo inicial pra estreitar o diálogo com o presidente da República. Esta primeira conversa terá desdobramentos. Quem sobreviver, verá.

BRILHO DAS ESTRELAS 

DUAS mulheres, na gestão de RC, fazem toda diferença. Manuela Nogueira, ajudando ao Prefeito tocar as obras. A outra, Águeda Muniz, da Seuma, conseguiu desburocratizar o setor, feito que até então nenhum homem havia conseguido. Viva as mulheres!

FILA DA FOME

IMPERDÍVEL a cena que chamou a atenção de quem passava na calçada. O presidente do Congresso, Rodrigo Maia, atrás dele récua de deputados, todos a pé, em pleno Meireles, até ao apartamento de Domingos Aguiar. Ali conseguiram, finalmente, matar a fome que os atormentava...

CHOVE, CHUVA

ANTES mesmo do ano se encerrar, as chuvas começaram a cair, já atravessam o mês de Janeiro. Reza a lenda dos profetas - bom inverno é aquele que começa logo em dezembro. Pra desespero do El Ñino, o vilão das chuvas.

GALO DE BRIGA

PAZ e amor, até certo ponto. Luiz Eduardo Girão, eleito senador, sem qualquer experiência politica, resolveu enfrentar de peito aberto a figura nauseabunda de Renan Calheiros. Postura de Girão é de fazer corar ao veterano Tasso.

SOB CONTROLE

CONTROLLER, de Robinson de Castro, chega aos 30 anos de atuação nas áreas de auditoria, contabilidade e gestão com um ciclo de palestras e eventos, que ocorrerão o ano todo.

RODA GIGANTE

MELHOR programação de Carnaval vem aí no Shopping Benfica, o que sempre parte na frente. Todos os sábados os shows terão grande atrações - Sandijunio, Superbacana e Luxo da Aldeia. Domingos reservados pra criançada. E não duvidem. A bicharada também terá vez com o pré-carnaval pet, inédito no Ceará. Detalhe - toda essa programação é gratuita.../// RC - edição 2019 - está com tudo e não está prosa, tocando obras o que mais gosta de fazer. Vem aí a Areninha número 23, Vila Betânia ainda este mês. Viva!/// REFORMA do Governo, o Conselho de Educação encolheu. Coitado. Saiu de 21 conselheiros para 11, com jetons de 18 anos atrás. Tem conselheiro (ou ex) querendo esganar o Maia Júnior.../// ABRIR a boca pra dizer que as ações das facções criminosas não espantaram os turistas que aqui estavam, estão querendo enganar a quem? Só se for ao Primeiro de Abril...

EFEITOS  COLATERAIS

QUEM reparou? Reflexo dos últimos acontecimentos, até sem tempo de se coçar, Camilo não conseguiu nomear ninguém pro segundo escalão, fundações, economia mista etc e tal.

REFLEXO dos últimos acontecimentos, primeiros 16 dias do ano, Camilo perdeu 5 quilos, os cabelos ficaram mais grisalhos, dormia 3 horas por noite. Falta pouco pra entrar numa garrafa...

ADIVINHEM quem é o mais novo amigo de infância do governador? Acertou quem disse o nome de Moro. Os dois chegam a se falar no mínimo 10 vezes ao dia.

QUANDO abriu as portas do seu gabinete pra receber a comitiva do governador Camilo, Moro virou-se para o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, não se conteve - quer dizer, então, é você que vem dando um jeito nos presos e nas facções do Ceará?

QUEM não saiu de perto de Camilo, varando noites e madrugadas, por vezes até amanhecendo o dia, quatro figuras sempre ali à postos - o pai Eudoro Santana, o chefe de gabinete Élcio Batista, o secretário da Segurança, André Costa, e seu homem de imprensa, Chagas Vieira.

MESMO durante o tempo que em duraram as ações terroristas, Camilo não perdeu a calma, não levantou a voz, nem se tomou de desespero. Postura digna de um líder que sabe como comandar sua tropa.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?