Logo O POVO+
Contra ou a favor da Copa do Nordeste?
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Contra ou a favor da Copa do Nordeste?

Mil vezes mais o Nordestão, se posto em confronto com o Campeonato Estadual, que perdeu a graça

- COPA do Nordeste, afinal, contra ou a favor? Claro que a favor, mil vezes mais, se posta em confronto com o Campeonato Estadual, que perdeu a graça.

- CONTRA o chamado Nordestão porque todo ano muda de cara, quer dizer, de modelo, a cata, quem sabe, de encontrar um dia uma fórmula ideal. Camaleão perde longe.

- INFELIZMENTE não haverá modelo ideal, enquanto ele não se transformar em Campeonato do Nordeste, extinguindo-se assim os Estaduais, que morreram e sabem. Hoje o peso de um campeonato - tipo Cearense - é zero.

- CULPA maior das próprias federações e clubes, que deixaram, aos poucos, de se interessarem por eles, por mil razões, principal delas o rotundo prejuízo financeiro.

- PARTE que nos toca, por exemplo, o Estadual sobrevive de teimoso que é, mesmo exalando seus últimos suspiros. Infelizmente, não está longe o fim de todos eles.

PRA ENTENDER MELHOR

 

- MODELO este ano da Copa do Nordeste está mais fácil de ser deglutida. Ao invés de dividi-la em quatro grupos de quatro, ousaram um pouco mais, tentativa de simplificá-la. Pode ser que dê certo.

- COMO são 16 clubes dividiram em dois grupos de 8, sendo que o chamado grupo A só enfrenta a turma do grupo B. Dentro do próprio grupo eles não se encontrarão. A balança começa a pender exatamente aí.

- EM defesa, seus promotores dizem que, por conta do espaço de tempo. Este ano, por conta da Copa América, a ser realizada no Brasil, haverá paralisação de 30 dias, o jeito será tornar Nordestão mais ágil.

- ASSUNTO puxa o outro. Esta Copa América também perdeu a graça. Basta fazer uma simples pergunta - seleção campeã ganha o quê? Ao menos passaporte pra próxima Copa do Mundo? Que nada! Só as Eliminatórias farão essa triagem. Querem saber? Esta América será mais um caça-níquel de luxo.

COMO A BOLA ROLOU?

 

- PARTE que nos toca, Fortaleza fez sua estreia, ontem à noite, fora de casa, contra o Náutico, terceira força do futebol pernambucano, guindada a segunda, pelo menos na Copa do Nordeste, por conta da desistência do Sport, em protesto contra as cotas.

- PREFERIU ficar parado, sem ganhar nada, por simples pirraça. Dele o Nordestão não sentiu falta, muito menos deixou de ser realizado. Os clubes que ficaram tiveram suas cotas aumentadas, ganhando na festa.

- QUANTO ao jogo de ontem, Fortaleza e Náutico ainda estão na chamada fase de bocejos pois apenas treinaram tentando ajustar suas linhas. Só embalarão lá pra quinta rodada.

- FORTALEZA só não entrou na competição desfigurado porque manteve a maioria do elenco que foi campeão da Série B, embora sem seu principal artilheiro, mas trouxe de volta Edinho, o que não é a mesma coisa. Aliás, longe de sê-lo.

- PRA ficar bem claro. Fortaleza que estreou ontem à noite contra o Náutico, não o enfrentará em jogo de volta pois esta primeira fase. Motivo? Só haverá partida de ida. Precisamente aí onde reside um dos deslizes da nova fórmula.  Enfim, nada é perfeito, neste conturbado mundo do futebol.

PRÓXIMA ATRAÇÃO

 

- CEARÁ, outro cearense a participar do Nordestão, só irá estrear amanhã, dentro do Castelão enfrentando o Sampaio Corrêa ainda em arrumação, a exemplo do Alvinegro. Como fará falta o trio Arthur, Richardson e Leandro Carvalho. Dos seus substitutos pouco ou (quase) nada se sabe.

PUXA-ENCOLHE

 

- COMO a novela sai-não-sai de Everson do Ceará encheu até as tampas, o presidente Robinson de Castro tomou atitude acertada.

- QUAL mesmo? Não quer papo mais com empresário de jogador. Nem tentem entrar em seu gabinete.

- AGORA é linha direta. Ou seja - de presidente para presidente, um olho no olho, via celular.

- EMPRESÁRIO não só embola o meio campo como cria enorme bolha de fofocas, deixando a cabeça do jogador aos pandarecos, enchendo imprensa de boatos.

- ESSE puxa-encolhe acaba sobrando pro próprio Everson, a quem Robinson determinou fosse cumprir suas obrigações profissionais pois é o Ceará quem, ainda, paga seus salários rigorosamente em dia. E estamos conversados.

- CERTO ou errado Robinson? Rigorosamente certo.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?