Logo O POVO+
Alan Neto: Barril de pólvora
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Barril de pólvora

NULL (Foto: )
Foto: NULL

1. NEM se discute. Diante da onda de violência, pra não dizer terrorismo, o governador Camilo vem cumprindo bem o seu papel, inclusive indo pra linha de frente. As duras medidas tomadas pelo Ceará, no combate ao crime organizado, dentro e fora das prisões, repercute em todo o Brasil. Camilo mexeu num barril de pólvora, cujos efeitos foram danosos.

2. LIMIAR de uma nova gestão tomou-se de surpresa. Porém não tinha alternativa. Arregaçou as mangas, deixou as questões partidárias de lado, uniu-se ao Governo Federal, que odeia o PT. Mas aí são outros quinhentos. Camilo promete endurecer ainda mais. E irá. O que aqui aconteceu poderia ter acontecido qualquer outro lugar do Brasil.

3. DOBRAR número de agentes penitenciários, aumentar 50% do efetivo policial, juntando-se a Força Nacional. Desova pras outras penitenciárias os chefes de facções, cortar a comunicação entre eles. Há focos ainda não debelados. Só uma pergunta: por que o Ceará foi o escolhido pra toda essa onda de terrorismo?

RODA GIGANTE

ESTÁ um horror o som da Catedral, por mais esforço que o pároco, padre Clairton, faça para melhorá-lo. Como não há dinheiro pra bancar um novo o jeito é apelar para os fiéis melhores aquinhoados... /// TODA concorrência é salutar. Se entre as farmácias tornou-se febricitante, entre os supermercados da terra, de porte médio, vale a pena acompanhar o duelo entre Cometa e São Luiz. O primeiro, aliás, vai abrir um de ponta, em pleno coração da Aldeota.../// DEVE ser um pesadelo pra população mais pobre, que mora longe, saber que a partir de 20 horas todos os ônibus são retirados de circulação. Os piromaníacos estão soltos na rua... /// SÓ foi acabar o Natal da Luz, retiraram da praça do Ferreira a delegacia móvel. Ficou lá uma cabine que nem pra enfeite serve. A não ser abrigo a noite pros moradores de rua que, aliás, mandam e desmandam naquele pedaço. No além túmulo o Boticário da cambalhotas...

LINHA DE FOGO

EM que matas do além socou-se o xerifão Moroni? Não esquecer que além de vice-prefeito, o que pouco conta, é exatamente ele o encarregado da segurança da cidade. Que segurança cara-pálida?

AO saber o que estava acontecendo em Fortaleza, o prefeito RC voltou às pressas cancelando todos os compromissos nos EUA. Arregaçou as mangas e, a exemplo de Camilo, foi para a linha de fogo.

COUBE a Ciro Gomes, em primeira mão, num programa radiofônico, anunciar que seria Sarto Nogueira o próximo presidente da AL. Ciro foi o padrinho forte de Sarto, homem de partido sempre leal e fiel ao PDT.

DURANTE todo esta onda de terrorismo que abalou os alicerces da cidade, Camilo tem dormindo, quando muito, três horas por noite. Isto é, quando consegue.

MINISTRO Moro acompanha de perto, em linha direta com Camilo, os últimos acontecimentos aprovando todas as medidas duras tomadas pelo governador. 

A ordem é não dar trégua ao crime organizado.

MESMO sendo o favorito a mais um mandato na presidência da AL, Zezinho Albuquerque conduziu o processo com a serenidade peculiar. Ganhou a prenda da Secretaria das Cidades, de onde, coincidência ou não, Camilo saiu pra ser governador do Ceará.

[FOTO1]

RECORDISTA

SONHO de Mauro Filho de exercer o mandato de deputado federal foi frustrado. Chamado a colaborar com o novo governo de Camilo, foi nomeado secretário do Planejamento. Aceitou de pronto. Maurinho é recordista em servir ao governo cearense. Vai para 16 anos ininterruptos. Se quiser, e deve, pode se inscrever no livro de Guinness...

QUEM VAI QUERER?

COM a desistência do Grupo Dias Branco de adquirir o Acquario, ou a carcaça que dele resta, só há um meio de se desfazer do monstrengo. Aliás, dois. Primeiro - colocar sua venda nos Anúncios Populares. O outro, implodi-lo de  vez.

PÓDIO MAIOR

PELA primeira vez, após 19 anos de existência, o Colégio Ari de Sá, conquistou o maior número de aprovados no ITA do Ceará. Além de segundo lugar no Brasil, total de 18 alunos. Perdeu apenas para uma escola de S. José dos Campos onde fica o ITA. Hoje, o reitor do Ita irá receber todos os alunos e suas famílias para um almoço. O diretor do Ari de Sá, professor Oto de Sá Cavalcante, vai junto aos aprovados participando da homenagem.

TROCA DE CADEIRAS

NÃO será surpresa se o prefeito RC, nesses seus dois últimos anos de mandato, realizar troca de cadeiras no atual secretariado. Inclusive,se for o caso, enxugar o número para 21. Liguem os fios.

PONTA DA AGULHA

QUEM será o novo líder do Governo na AL? A preço de hoje, o deputado Elmano Freitas é pule de 10. Um petista diferenciado, figura de trânsito livre e diálogo fácil. Apostem nele.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?