Logo O POVO+
Nem tanto ao céu... nem tanto ao mar
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Nem tanto ao céu... nem tanto ao mar

NULL (Foto: )
Foto: NULL

1. PELO gosto de Maia Júnior, autor do novo modelo de gestão do Governo, seriam apenas 14 secretarias. Pior foi seu braço direito, Célio Fernando, que queria 7. Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar, Camilo bateu o martelo em 21. Coincidência ou não, mesmo número do Ministério de Bolsorano. Os dois não se bicam desde a lavagem que levou aqui do PT aos frangalhos.

 

2. PRÓXIMO capítulo é definir preenchimento das 21 vagas em aberto. Se Camilo for entrar naquela de compensar os gulosos partidos da coligação, pode pisar no tomate. Porém, se preencher as vagas cercando-se de notáveis, dará outra cara ao seu novo mandato. Pedidos não faltam. Não é isso que vai lhe tirar o sono. Pelo menos até a hora em que a onça for beber água.

 

3. HAVERÁ junção de algumas Secretarias, a turma da raia miúda. As de maior porte (Segurança, Saúde, Educação, Fazenda e Planejamento) continuarão isoladas. Com outros nomes? Pelo menos em três. Casa Civil será robustecida. Lá, por méritos, deve permanecer Nélson Martins. Se mudar para outro dará um tiro no pé. Principalmente se for o... Cala-te boca.

 

TUFOS DE FUMAÇA

MEROS tufos de fumaças não tiram pedaço. Balas de festim não matam. Especular? Pode e deve.

 

MAIA Júnior trocaria o Planejamento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma super secretaria. E para Seplag? Seu braço direito, Célio Fernando. Os dois são irmãos-siameses.

 

MAIOR zebra poderá acontecer na Sefaz. Que tal uma mulher? Quem? Fernanda Pacobayba.

 

SEGURANÇA, cara-pálida? A chapa está ardendo para André Costa. E quem virá? Outro federal.

 

TURISMO? Arialdo Pinho na cabeça, pois time que ganha de goleada aí é que não se mexe mesmo.

 

EDUCAÇÃO, cota continua da vice Izolda Cela. Irá quem ela indicar e fim de papo. Izolda é a vice que todo governador gostaria de ter.

 

E A SAÚDE? Mesmo que o dr. Cabeto continue desmentindo, é ele quem Camilo quer. Homem certo para o lugar certo. E não se fala mais nisso.

 

SENADOR Eunício será aquinhoado, sim. Camilo é grato a quem o ajuda. Eunício pode odiar o RC, mas adora o governador. Quem então? Dois nomes - Marlon Cambraia ou Gaudêncio Lucena.

 

E O papo furado terá vez? Quem tem padrinho forte não morre pagão.

[FOTO1]

ECONOMISTA Célio Fernando poderá ser um dos notáveis da nova equipe de Camilo. Tem padrinho forte, Maia Júnior, que o quer perto dele. Célio chutou o pau da barraca reduzindo para 7 o número de secretarias. Acha que o Estado pode ser gerido com menos gente que só atrapalha. Não vingou, mas tentou. Bom nome, não. Ótimo nome.

 

CAUSA PERDIDA

REPARARAM para o detalhe? Secretário de Segurança nomeou comissão, não sei quantos nomes. Procurador Geral do Estado entrou com a cota à parte de dez procuradores. Tudo isso pra apurar o massacre de Milagres, uma semana atrás. Infeliz jogo de cena. Causa perdida. Jamais trarão de volta os seis reféns fuzilados na chacina.

 

PUXA SAQUISMO

NÃO demorou aparecer deputado sugerindo título de Cidadão Cearense para Bolsonaro, aquele que foi goleado aqui pelo inodoro Haddad. Alegação é imbecil até dizer chega. Sabem qual? Sogro do próximo presidente é cearense. Ora, ora, me comprem uma carrada de bodes...

 

BOLA DA VEZ

MARCEL Van Hattem, deputado federal paulista eleito, 33 anos, mais de 350 mil votos. Será o líder do Novo, na Câmara, partido que mais vai crescer no Brasil. Plateia no Praia Centro, mais de 200 pessoas, entre médicos, empresários, executivos e comerciantes. Só a nata. Bola de cristal - daqui há dois anos teremos um prefeito "Novo" para Prefeitura? Apostem que sim.

 

MIOLO MOLE

MAIS duas ciclofaixas em ruas de intenso movimento e respeitem os engarrafamentos - Osvaldo Cruz e Joaquim Nabuco. Criar ciclovias em ruas estreitas só pode ser coisa de quem tem miolo mole.

 

LUZ NO TÚNEL

ACENDEU luz no fim do túnel na política da esquecida Maranguape. Médico e vereador, Hermano Gurgel, eleito presidente da Câmara Municipal. Logo poderá ser o prefeito da cidade castigada há anos por péssimos e inoperantes gestores.

 

 

CHUMBO GROSSO

GANHA turnê pela cidade nos leco-lecos do Sindiônibus para quem acertar. Quem primeiro será inaugurado: o Metrô, do Cid, ou a nova Aguanambi, do RC?.../// QUANDO uma loja é incendiada duas vezes, tal Casa Pio, acaba virando local de maldição. Já prenderam o piromaníaco?.../// PIRATARIA é o pau que rola. E o comércio, que paga impostos imorais, levando chumbo grosso. Prego aviso - ou o Brasil acaba com a pirataria ou a pirataria vai acabar com o Brasil.../// ELPÍDIO Nogueira, perdeu a eleição da CMF, em compensação, ganhou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Por acaso existe? E o filho do Moroni, pelo visto, sobrará na curva.../// EX-BIC, três prédios comprados pelos chineses, agora, colocaram placas de aluga-se. Para vender em 4 anos. Não apareceu ninguém. Quem vai querer aqueles monstrengos? Só um doido varrido.../// ANJO da guarda de Camilo mandou recado. Voltar a usar urgente o branco, que lhe deu tanta sorte na eleição. Retornou para o azul. Aí começou o inferno astral...

 

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?