Logo O POVO+
Alan Neto: Alhos & Bugalhos
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Alhos & Bugalhos

esportes

- BADALADA parceria entre Ceará e Fortaleza é apenas nome de fachada para, digamos assim, dar mais charme à junção dos dois rivais no vácuo que se abrirá no Castelão, por conta da licitação, prevista pra daqui a oito meses. E olhe lá.

 

- A RIGOR mesmo, o preenchimento deste vácuo pode ser popularmente chamado de "aluguel". Secretário Euler Barbosa acabou por confundir (ou misturar, se for o caso) alhos com bugalhos.

 

- FOI o que deu a entender, aliás mais claro impossível, quando sentou-se na terrível Cadeira Elétrica do meu Trem Bala da TVC, bombardeado pelas feras Sérgio Ponte, Brenno Rebouças e Evaristo "Homem Mau" Nogueira, ontem, com reprodução no Trem das 5 da Rádio OPOVO CBN.

 

- COMO pode ser parceria do Castelão se quando jogarem isoladamente, principalmente no Brasileirão, mapa da mina dos dois, cada qual se responsabilizará por todos os gastos e prejuízos, caso aconteçam?

 

- TROCANDO em miúdos, funcionará da mesma forma como acontecia na época da Luarenas. Só que a gestora do Castelão retirava 10% do bruto, ficando também com maior fatia do estacionamento do Castelão e o lucro dos bares. O líquido que sobrava iria para os clubes, não dispensando o polpudo naco de 5% da FCF, que fica de flozô.

 

- DIFERENÇA é que agora não haverá destinação dos 10% da Luarenas e estacionamento ficará com o clube (Ceará ou Fortaleza) que atuar na ocasião e os bares também. Os preços, a critério de cada um. E para o Governo do Estado, qual será a parte? Euler Barbosa, boa figura, tergiversou e saiu pela tangente.

 

- DEIXOU claro que esta parceria dos dois (ou aluguel, pra melhor ser entendido) terá prazo pra terminar logo a licitação seja aprovada. Motivo? Os dois não têm estrutura pra aguentar uma licitação por 20 anos, se mal andam com suas próprias pernas.

 

- NOVIDADE revelada com exclusividade pelo secretário do Esporte é a retirada das cadeiras da parte inferior destinadas às torcidas organizadas. Essa ideia dele é antiga, nunca concordada pela Luarenas. Ideia não é original. Euler copiou-a dos estádios da Alemanha.

 

- SE é pra danificar cadeiras com seus pula-pulas frenéticos, as organizadas ficarão saltitando tresloucadamente no cimento duro. A ideia, apesar de boa, deixará o Castelão banguelo dos dois lados. Nada contra, desde que não batam selfies e distribuam por aí afora.

 

- OK, ok. Mas cabe perguntinha idiota. E o Ferroviário, como fica nesta parceria de araque? Terá o mesmo tratamento de alvinegros e tricolores. Quando quiser jogar lá, logo ali, contra o Corinthians, pagará o aluguel, arcará com todas as despesas e ficará com o líquido.

 

- ESTAMOS entendidos assim? Falta agora o aval do governador Camilo, que o dará com a maior satisfação. Como assim? O Estado não quer arcar sozinho com as despesas em dias de jogos, bem entendido, do Castelão. Dirá que fará uma gentileza aos dois clubes. Gentileza, no caso aí, com chapéu de sol alheio...

 

- ANTES que esqueça. Secretário Euler revelou que Castelão terá um museu de ponta pra visitação pública, com direito a ônibus turístico. Essa ideia vem do tempo do ronca, nunca realizada. Só uma vez, assim mesmo precariamente, época da Copa do Mundo, quando Mirandinha servia de cicerone por traçar três idiomas.

 

JÁ VAI TARDE...

 

- FORTALEZA anunciou ontem desligamento do meia Bonilha que recebeu proposta de um clube mexicano. Ganhará em dólar. Bonilha teve passagem um tanto opaca. Nem cheirou, nem fedeu, nunca sequer balançou as redes. Já vai tarde sem deixar saudade. Detalhe - a desova não ficará só nele. Tem gente dobrando às esquinas do Pici.

 

É A GLÓRIA!

 

- FORTALEZA lança hoje sua nova camisa, padrão branco. No centro, a palavra "glória". Pelo título e centenário. E acima dela, a estrela da CBF traduzindo o título e subida pro Brasileirão. Mais um golaço do setor de marketing.

 

- PONTOS para o gênio Bruno Bayma, a quem não tive o prazer de conhecer nem apadrinhá-lo na Noite das Personalidades, que, aliás, bem gostaria.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?