Logo O POVO+
Alan Neto: Água & Óleo
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Água & Óleo

esportes

- IDEIA de juntar Ceará e Fortaleza através de parceria pra administrar o Castelão, hiato que se abre até que seja escolhida a nova empresa que venha de fora pra gerir o estádio por 20 anos.

 

- LICITAÇÃO é uma chatice de marca maior. Até que se bata o martelo haverá briga de foice nos tribunais, cada qual querendo ficar com o naco. Maioria delas têm experiência no ramo. Neste rol entrou até uma portuguesa. Nada contra até porque português é osso duro de roer em negócios. Pau a pau com galego e japonês.

 

- DETALHE. Atual gestora do Castelão, francesa Lagardère não quer perder o bolo confeitado. Se vencer, lá se vem de novo a antipática Luarenas, aquela sobre quem ninguém tem acesso.

 

- DE onde surgiu a ideia de juntar os dois maiores rivais pra preencher o vácuo, consta ter sido do muito bom secretário do Esporte, Euler Barbosa. Este merece permanecer no cargo. Ele não confirma, mas também não desmente.

 

- POSSO palpitar? Deve ter saído da cuca privilegiada do Marcelo Paz, dirigente do ano, a ponto de convencer o cabeça-dura Robinson de Castro. Presidente do Ceará é aquele que, antes de tomar uma atitude, conta até mil. Jogadores, contudo, o adoram. Não pelo fato de ser o presidente. Sim porque faz questão de pagar em dia.

 

- NADA contra a ideia. Porém existem pontos a serem analisados. Principal deles: juntar dois tradicionais rivais num projeto deste tamanho. Remete à chance de juntar água e óleo.

 

- FUTEBOL sem rivalidade, já disse mil vezes, perde a graça. Querem três rápidos exemplos. Lá se vão - Grêmio e Internacional, rivais até os quintos, concordariam em entrar numa dessas? Flamengo e Fluminense topariam copiar este modelo? Corinthians e Palmeiras assinariam parceria idêntica? Mais fácil todos os oceanos do mundo secarem...

 

CARA PRA LUA

 

- SAIU ontem o sorteio dos jogos dos três clubes cearenses que disputarão a primeira fase da Copa do Brasil, competição que virou uma monumental farsa, pra enganar os trouxas.

 

- DOS três, quem saiu ganhando foi o Ferroviário, podem crer. Sabem quem será seu primeiro adversário, aqui no Castelão? Nada mais nada menos do que o Corinthians.

 

- CEARÁ pegará adversário mais fraco do que ele, sem qualquer apelo popular. Sem este apelo, torcedor some dos estádios.

 

- FERRÃO ao contrário. Entupirá o Castelão. Corinthians, qual o Flamengo, é  sinônimo de casa cheia.

 

- ONDE ele ganhou na festa, cara-pálida? Como jamais passará por sua cabeça chegar, sequer, às quartas de final da Copa do Brasil, só neste jogo, aliás único, encherá seus cofres de grana.

 

- DEVE ter alguém na Barra do Ceará que nasceu com a cara virada pra lua. Só pode ser o Walmir Araújo.

 

CONTA-GOTAS

 

- USANDO o modelo conta-gotas, o Ceará anunciou ao cabo de dez dias, seu terceiro reforço pra 2019.

 

- AGORA, chegou a vez do lateral, Cristovam. Por acaso algum torcedor dele já ouviu falar? Ninguém.

 

- INDICAÇÃO do Lisca, diretoria balança a cabeça, aceita no ato.

 

- NEM sempre ele acerta. A exemplo de todos os técnicos, tem lá seus afilhados. Cristovam foi seu atleta no Paraná, aquele a ser o primeiro rebaixado no Brasileirão.

 

- NÃO fica só nele. Vem mais gente por aí. Até o Baxola. Lisca já endoidou lá de cima - se entrar no time, não sai mais. Então tá.

 

O BOM ALUNO

 

- CÊNI é um tipo com mania de perfeição. Enquanto a maioria dos seus colegas gozam férias, ele preenche seu tempo participando de um curso especialmente feito para técnicos de futebol, chancelado (que palavra!) pela CBF.

 

- QUANDO perguntaram ao Renato Gaúcho, melhor técnico do futebol brasileiro, se não participaria do curso, saiu-se com esta.

 

- O QUE é que esses teóricos vão ensinar a quem passou mais de 20 anos correndo atrás de uma bola? Vou é pra minha praia curtir o que as férias me dão direito. Genial.

 

BOCA DE FORNO

 

REPARARAM como é um parto da montanha o Fortaleza anunciar reforços? ... /// OK, ok, Ceará renova com o zagueiro Brock. Pra ser reserva o ano todo, é pau a pau com Valdo.../// AQUI pra nós. Adorei a mudança do nome Uniclinic pra Atlético-CE. Se tem Atlético em todo canto porque aqui não podia ter um?... /// ALGUÉM perguntou ao perfeccionista Sérgio Ponte motivo pelo qual nenhum árbitro cearense foi escolhido o melhor ano? Pronta resposta - me diga qual foi o jogo da Série A ou a B que um deles apitou? Quantas saudades do Leandro Serpa, melhor de todos, e do Dacildo Mourão que, por ele, bandeirinha só tinha o direito de levantar o bastão...

 

VEJA MAIS: A SELEÇÃO DO FUTEBOL CEARENSE EM 2018 | NA PRANCHETA #44

[VIDEO1] 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?