Logo O POVO+
Alan Neto: Governo Camilo deve reduzir número de secretarias
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Governo Camilo deve reduzir número de secretarias

NULL (Foto: )
Foto: NULL

 1 - DEVE chegar às mãos de Camilo, amanhã, se já não foi entregue, o Plano de Governo do seu segundo mandato, elaborado durante quatro longos meses por Maia Júnior, titular da Seplag. Trabalho de fôlego sem dia de folga. Ao governador caberá aprovar as mudanças e bater o martelo. Sem tirar nem por uma vírgula. Quer dizer: aprovando-o de cabo a rabo.

 

2 - FIO especial da coluna conseguiu apurar, com exclusividade. Enxugamento da máquina, diminuindo pra 15 total de secretarias. Atualmente existem 24. Um horror! Pelo gosto do economista Célio Fernando, 7 Secretarias seriam de bom tamanho. Chutou logo o pau da barraca. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Prevalecerão as 15 de Maia Júnior. Ou não?

 

3 - OUTRA exclusiva. Ganha corpo a ideia de fundir secretarias. Planejamento e Fazenda seriam uma só. Ajudaria na interlocução com o novo governo de Bolsonaro. Estaria aberta uma porta pro diálogo. E o titular? Fácil resposta. Seria criado um grupo de notáveis, sem remuneração, cuidando apenas das políticas públicas. Não passem adiante.


QUEM DISSE... NÃO MENTE

AFINAL, cara-pálida, a Sudene, arquejando na UTI, sobreviverá no governo Bolsonaro? Papocará com linha e tudo.

 

VIROU geral do velho PV a eleição pra presidência da Câmara Municipal. Já estão listados dez candidatos. E mais outros dez, na boca de espera que aconteça uma zebra.

 

FIEL ao seu tutor, RC, que bancou sua eleição, passando por cima de todo mundo, Queiroz Filho continua andando pra cima e pra baixo carregando a pasta do Prefeito. Fidelidade igual, impossível.

 

SUGERIR pode, secretário da Segurança? Uma delegacia móvel urgente na Praça do Ferreira durante todo Natal da Luz. A população agradece.

 

TRANSPOSIÇÃO do São Francisco? Como o santo não desceu do céu, agora só na outra encarnação...

 

AEROPORTO de Aracati, há meses inaugurado, podem crer, continua lá vendendo beleza. Ali, nunca desceu sequer um prosaico teco-teco, nem mesmo avião do Waldonys, com sanfona e tudo. Mandem fechar aquilo!

 

QUER dizer, então, que Cid Gomes queria fazer Dilma senadora pelo Ceará? Perderia de goleada homérica. Maior do que a megalomania dos Ferreira Gomes.

[FOTO1]

ANOTEM este nome. Se quiserem, recortem a foto sorridente dele. Dr. Cabeto, top de linha da cardiologia cearense. Só não será secretário da Saúde do próximo governo de Camilo se não quiser. Cabeto seria nome sob medida para uma Secretaria carente de gente competente, do ramo, gestor, que conheça as mazelas da saúde do Ceará. Dele, Camilo não abre mão.

 

SANTO FORTE

GERALDO Luciano, cuja origem vem do BNB, hoje, maior executivo do Ceará, é cotadíssimo para a presidência do Banco do Nordeste. Competência não lhe falta. Pra completar o santo do altar que o protege tem é prestigio, e é forte.

 

O FOGUETE E A PLATAFORMA

ARI Neto, o Equilibrista do ano, pode ser comparado a um foguete de última geração. Anotem: irá ainda mais longe. Sem esquecer, porém, que a plataforma de lançamento é forte. Responde pelo nome de Oto Sá Cavalcante, além de pai, o maior acionista da Arco.

 

SOMBRA DO PODER

SEMPRE foi frondosa a sombra do poder. Com Bolsonaro não podia ser diferente. Na política do Ceará está chovendo de amigos de infância, doidos pra aderirem. São as vivandeiras de plantão permanente. Cuidado com elas...

 

SÓSIA PERFEITA

E OS ônibus dois andares, hein! Coloriram eles de todas as formas. Quem foi o "gênio do mal" autor de ideia tão maluca? Pior é RC ter assinado embaixo. Os ônibus ficaram a cara de trem elétrico baiano. Chamem a Ivetona!

 

TODOS OS RECORDES

GINCANA dominical. Quantas academias de letras, disso e daquilo, existem em Fortaleza? Por acaso já fundaram a do Besteirol? Outra: quantas medalhas são distribuídas a torto e a direito por aí afora? Quem acertar ganha passagem pra visitar o túmulo do Machado de Assis que, lá dentro, se estremece todo.

 

BALAIO DE GATOS

REPITO. Está um brinco a requalificação da Guilherme Rocha. Aos poucos os ambulantes se chegam. Esta semana lá estava vendedor de milho, outro de abacaxi, mais adiante vendedora de quentinhas. E a Polícia? Olhando as imagens dos celulares. Nem aí .../// AGÊNCIA Bando, responsável pela conta do Hapvida, é de todas a melhor no segmento de marketing. Neste quesito, o Hapvida é insuperável.../// CICLISTAS, plena segunda-feira, ocupavam toda Domingos Olímpio no passeio em bando, à noite. Trânsito ficou uma loucura. Como não havia ninguém pra fiscalizar (AMC dormia em berço esplêndido) eles deitaram e rolaram. E as ciclovias servem pra que? Vai ver, pra enfeite.../// E AÍ cara-pálida, agora vai encarar? Só quem não tem amor à vida. Cadeado, urgente e pra sempre.../// ADORO a praça do Boticário. Última sensação: uma noiva imóvel, que mais parece uma alma, chama tanta a atenção que muitos param pra bater foto com ela. A alma ou a noiva? Ui, ui...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?