Logo O POVO+
Conselho e rapé... toma quem quer
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Conselho e rapé... toma quem quer


1 - CAMILO teve votação consagradora, primeiro lugar no Brasil. Maravilha. Agora, precisa refletir sobre segundo mandato. Reza a lenda, o segundo nunca repete o primeiro. Camilo pode quebrar este tabu? Pode e deve. Desde que promova um Estado mais eficiente, mais estruturado, mais enxuto. Não somente para reduzir custos, mas, precisamente, gestão mais eficaz.

 

2 - PRIMEIRO ponto. Para fazer acontecer, fatalmente terá que desagradar os aliados. Exemplos: deputados eleitos devem exercer seus mandatos integralmente. Camilo precisa erradicar a prática de convocar suplentes. Não será visto com bons olhos pelos que lhe deram novo mandato. Bom lembrar. Eleitor está de olhos arregalados nessas velhas e carcomidas práticas.

 

3 - PRINCIPAL critério: trazer os melhores para cada pasta. Enxugar a máquina dromedária, usando o critério da meritocracia. Se Camilo aproveitar o aval das urnas, com mudanças estruturais, poderá assumir o pódio de grande líder do Ceará, modelo para o Brasil. Tudo nas mãos para dar uma guinada de 180 graus, indo de encontro aos anseios da sociedade.

 

OLHO DO FURACÃO

TRANSPOSIÇÃO do São Francisco pode ser este ano como prometido? Sim. Desde que o santo desça do céu para obrar este milagre...

 

E A NOVA Aguanambi sai ou não sai? Adiada três vezes. Sem problemas. É só marcar a inauguração para o dia de São Nunca. De tarde, hein!

 

SE Mauro Filho voltar a tomar o café requentado da Sefaz, de duas uma: ou ficou doido varrido ou comeu manga com febre. Sefaz nunca mais.

 

OLHO gordo do PDT dos Ferreira Gomes. 14 deputados eleitos não abrem mão dos três cargos mais apetitosos da mesa: presidente, primeiro vice, secretário. Tem vaga para líder da turma da limpeza? PDT quer também...

 

DESDE que não seja o Safadão, que já encheu até as tampas, qualquer outra atração artística abrindo o Natal da Luz serve.

 

COMEÇOU a enxurrada de Papai Noel, os vermelhões do Paraná, nos shoppings. Um porre! Se mal pergunto: por aqui não tem um cearense vermelho de barbas longas? Precisa vir de tão longe? Aí tem coisa...

 

BESTEIROL à vista. Conhecido vereador apresentou projeto criando o Dia do Saci Pererê. Só não tendo o que fazer. Se é assim, sugere-se criarem o Dia do Bode Yoyô, da Galinha Choca, da Mula-sem-cabeça...

 

MARCELO Mota anuncia - não será candidato à reeleição da OAB-CE. Gestão fraca, não seria reeleito. Agora, que Deus me ouça, chegou a vez das mulheres.

 

ARI de Sá Neto, Equilibrista do Ano. Enxergou o valor agregado ao negócio de conteúdo educacional. Abriu, em lance ousado, capital na bolsa de valores norteamericana (Nasdaq): 85O milhões de dólares. À frente da Arco, a competência de seu pai e mestre, Oto de  Sá Cavalcante, o maior acionista individual da empresa. Palmas que eles merecem!

 

SEM PERDER TEMPO

CIRO Gomes já está em campanha para 2020. Liderará a oposição ao Governo Bolsonaro, agregando vários partidos. Do PT quer distância. Foi traído, não perdoa, dará o troco. Pau vai cantar! Pela frente, quatro anos. Ufa! Lição de sabedoria deixada pelo grande VT - até lá, morre o burro e quem o tange...

 

CONVITE-ENTERRO

DIA de Finados. PSDB se ainda não morreu está moribundo. Só falta o coveiro para completar o trabalho. Quem se atreve? Paga-se bem...

 

PRIMEIRO DA FILA

AMIGO particular de Moro, o cantor Fagner foi o primeiro cearense a parabeniza-lo por sua escolha para Ministro da Justiça.

Do outro lado da linha Moro, agradecido, pregou aviso - não abro mão de você na minha posse.

 

BOLA DE OURO

MELHOR executivo do Ceará, Geraldo Luciano, deixa o Grupo M. Dias Branco no próximo ano. Grande e saudoso Ivens Dias Branco fez dele seu braço direito e homem da sua maior confiança. Que rumo tomará? Mil pontos de interrogações.

 

BRIGA DE FOICE

PREFEITURA há 4 meses sem publicidade oficial. Menos porque não queira, sim, porque cinco agências brigam na Justiça pra abiscoitar o apetitoso bolo confeitado. A bufunfa da verba é maior do que este bolo. E RC, de braços cruzados, sem poder anunciar seus feitos.

 

FAÇAM AS APOSTAS

QUEM do atual secretariado de Camilo será aproveitado nos próximos quatro anos? Maia Júnior, aquele que vale por dez, só não ficará se não quiser. Camilo dele não abre mão. Maia não é bom. É ótimo.

 

BOCA DE FORNO

TEATRO cearense atual, vazio de boas peças. Onde estão seus autores, onde estão os grandes grupos? Todos sumiram. Lamentável.../// GUILHERME Rocha quase requalificada está um brinco. Desde que para lá não voltem os ambulantes. Aí o estrago está feito.../// QUER dizer que os Velosos voltarão, de novo, em janeiro? Oh, não, mil vezes não. Como são chatos os Velosos.../// FINAL de Copa do Mundo será aqui: Alemanha x Holanda. Primeiro jogo no aeroporto dos alemães. Decisão no ex-Pecém dos holandeses. E viva a privatização!.../// PADRE Clairton, maior orador do clero cearense - "Morto não gosta de flores. Morto gosto de oração que faz bem ao seu espírito." Santa sabedoria.../// BICICLETA compartilhada, dou maior dez. Mas se andar numa delas me esparramo no chão. Oh, dor! /// SUPERMERCADO Guará, porte médio, entrou na briga contra Cometa e S. Luiz. Tremei Pão de Açúcar!

 

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?