Logo O POVO+
Alan Neto: Encruzilhadas
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Encruzilhadas

esportes

- FORTALEZA, hoje, Ressacada, Floripa, contra Avaí. Ceará amanhã, aqui, Castelão, 16 horas, diante do Internacional. Mera coincidência entre os dois rivais do futebol cearense. Qual? Eles estão numa encruzilhada. Não tão parecida. Mas estão.

 

- CASO por caso. Fortaleza enxerga a conquista do título da Série B, justo no seu centenário, um palmo adiante de uma vitória. Na Série A, quer dizer, Brasileirão, já está desde a semana passada. Falta o título, mais perto do que nunca. Do qual Ceni não abre mão.

 

- E O Ceará? Estrebucha pra continuar na Série A. Pra permanecer terá de faturar sete pontos nos seis jogos que disputará. Ou seja ? duas vitórias e um empate recarimbará o passaporte. Porém não será tão fácil assim.

 

- MOTIVO? Cada jogo tem cheiro de decisão. O de amanhã, diante do poderoso Internacional, a maior de todas as pedreiras que estão por vir. Colorado busca o título de campeão brasileiro, rosnando nos calcanhares do Palmeiras, no segundo lugar.

 

- ACONTECE que logo atrás dele está o Flamengo, também brigando pelo título. Diferença entre os dois é ínfima. Razão pela qual uma vitória sobre o Ceará, amanhã, o Inter toma galopante distância. Já o Ceará respirará ainda mais aliviado pra se distanciar da Z-4, bem ali tão próxima. Que jogão bom de ser visto este de amanhã no Castelão para público acima de 40 mil. Imperdível? Bota imperdível nisso.

 

ONDE MORA O PERIGO?

 

- RESSACADA. Se o Fortaleza puder decidir logo esta parada hoje, não deixará pra quinta, aqui, contra o fraco Juventude. Acontece que o Avaí tem muito mais peso, joga em casa, está no páreo. Precisamente aí onde mora o perigo. Seu técnico é o experiente Geninho, apesar de toda idade, não passa um mês desempregado. No Avaí, arrumou a casa que estava destrambelhada, fê-lo entrar no G-4, quase dentro do próximo Brasileirão.

 

OUSAR PRA GANHAR

 

- CENI usa estratégia diferente em jogos do Fortaleza, mesmo fora de casa. Não abre mão do 4-3-3, o melhor de todos os modelos táticos. Pena não ter um ponta especialista. Jeito será improvisar o Éderson. Significa dizer com tudo isso que o Tricolor vai a Floripa pra jogar pela vitória diante de um Avaí perigoso, ainda mais apoiado por sua torcida.

 

QUEM PODE, PODE

 

- INTERNACIONAL, adversário do Ceará, amanhã, reparem pra essa. Fretou avião pra se deslocar de Porto Alegre à Fortaleza, voo direto, sem escalas. Tudo isso pra evitar as chatísssmas conexões nos aeroportos, que por vezes demandam horas. Time rico (e fino) é outra coisa...

 

NÃO CORRER RISCOS

 

- LISCA, que sabe das coisas, sabe também que seu elenco atual carece de boas peças. Erro de origem, do qual não tem a menor culpa. Já pegou esta gororoba feita, tenta dar seu jeito. Assim como sabe, pois cria de lá, contra o Internacional a toada é outra. Que estratégia usará? Correr risco, jamais. Terá de volta sua meia cancha compacta, Edinho e Richardson, logo atrás uma defesa sólida. Problema maior é da meia cancha pra frente. A partir dali tentará fazer o que pode e o que não pode. Com as peças que tem? Por acaso há outro jeito?

 

PRÓXIMO POUSO

 

- CARIÚS, o artilheiro do Ferrão, e dos cinco do Brasil, fez a inconfidência no meu Trem Bala da TVC, olho no olho com a bela Germana Pinheiro. O que disse com todas as letras:"Se tudo der certo, no próximo ano estarei vestindo a camisa do Vasco da Gama". Quem no futebol brasileiro hoje não quer um artilheiro, prato feito, cujo caminho pra chegar ao gol não tem a menor dificuldade? Cariús é um desses tipos raros.

 

PERSONALIDADES ...

 

... DEZEMBRO logo ali, Sérgio Ponte, o perfeccionista, dá os últimos retoques da sua Noite das Personalidades.../// PARTIR do dia 20 começa a votação dos formadores de opinião, 30 ao todo, escolha dos melhores do futebol cearense... /// EVENTO de qualidade e credibilidade é assim. Todas as cotas de apoiadores já negociadas com três meses de antecedência ? linha de frente Coca-Cola, M. Dias Branco e Christus.../// PODE dar zebrar em alguma das personalidades? Pode, sim. Quem por acaso? Cala-te boca.../// CRAQUE do ano no futebol cearense? E por acaso existiu algum?... /// DUAS homenagens garantidas: Ferrão, que botou a primeira estrela nacional dos grandes da terra. E o outro, Fortaleza, quase lá... TRICOLORES se entendem.

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?