Logo O POVO+
Urnas e bolas
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Urnas e bolas


- NADA mais animado do que dia de decisão. Nada mais animado do que dia de eleição, quando nem sempre o favorito vence e, volta e meia, a zebra resolve fazer das suas. No campo, bola rolando. E nas urnas pelo voto, onde o imponderável mora no sótão. De futebol traço um pouco. De politica também não sou neófito. E de economia, cara-pálida? No dia que me pedirem pra escrever sobre ela, desprezo a linguagem empolada do economês, pra escrever de forma didática pra que todos entendam. Um saco ouvir papo de economista, cada qual querendo falar mais difícil que o outro, pra mostrar sua sabedoria a respeito do tema. Até parecem falar língua diferente (tipo javanês, que não existe) só pra mostrar que estão muito acima da plebe rude e ignara. Se querem saber mesmo - o economês é uma chatice elevada ao cubo...

 

CABEÇA DE FORA

- MESMO de folga forçada na rodada deste final de semana, dependendo do resultado daqueles que, com ele, esperneiam pra tomar mais fôlego, tangendo pra bem longe a zona de rebaixamento, o Alvinegro não foi tão prejudicado assim.

-

EMBORA não à salvo completamente de voltar à zona maldita pois na dependência do resultado Vasco x Botafogo, hoje. Pode haver sofrimento maior?

 

- EXPLICANDO melhor pra ser entendido. Se o Vasco vencer o Botafogo, o Ceará será empurrado de volta para a zona de rebaixamento.

 

- DETALHE relevante. Único resultado que beneficiou o Alvinegro foi a derrota

do Vitória pro Santos dentro do Barradão. Se tem vencido, o Ceará estaria frito.

 

- DEMAIS resultados em nada o ajudaram. Pelo contrário. A Chape venceu dentro de sua Arena. O Sport, surpreendentemente ganhou do Internacional.

 

CÉU & INFERNO

- PORÉM, não são tais resultados que influenciarão a ascensão do Ceará. Primeiro por não ser culpado de ter ficado parado. Embora seu adversário seja uma pedreira, no caso, o Cruzeiro, o jogo foi adiado. Só Deus lá em cima e Lucífer nos quintos, que fez morada na CBF, sabem quando será o jogo.

 

- RESUMO da opereta bufa. Ceará, pra sobreviver no Brasileirão, depende muito mais dele que dos outros. Basta tratar de escalar as 11 pedreiras que tem pela frente. Acha pouco cara-pálida?

 

URNAS TRICOLORES

... CANDIDATO único, deu o que tinha mesmo de dar, ou seja, Marcelo Paz na cabeça, agora mandato de três anos. Estava lá completando o mandato de quem deixou o clube atolado em dívidas. Com ele o Fortaleza voa em céu de brigadeiro. O Brasileirão é logo ali em três esquinas. Um feito extraordinário.

 

... CHAPA única perde a graça. No caso em questão, exceção da regra, pois Marcelo mereceu por onde permanecer. Até por aclamação, se alguém tiver sugerido.

 

... NAQUELA do vai-quem-quer, do colégio eleitoral de 2.544, compareceram 438, quer dizer, apenas 17% dos eleitores que validaram a permanência.

 

... PREVISÃO batata, grande Renato Bonfim, primeiro a votar. Madrugou, entrou logo na fila cumprindo ritual de tantos anos sem fim. Grande Renato!

 

... FIEIRA de ex-presidentes que foram lá prestigiar a reeleição de Marcelo Paz. Destaque pra Renan Vieira, o único presidente do tetra, pois ninguém jamais o alcançará a não ser no próximo século.

 

... ALÉM dele - Silvio Carlos, que criou o marketing no futebol cearense, Osvaldo Azin, Souza Filho, Jorge Mota e, do alto dos seus 93 anos e plenamente lúcido, Abdias Veras, um dos raros gênios produzidos pelo futebol cearense.

 

... ANIMADA mesmo foi a eleição, em separado, do Conselho Deliberativo Tricolor. Lá houve disputa com dois candidatos. Tentaram acordo. Eles rejeitaram.

 

... EXCELENTE gestão de Demétrius Coelho foi o carro-chefe pra mais um mandato, com 282 votos. Fez algo até então inédito. Como assim? Homenageou o ex-goleiro Salvino batizando sua chapa. Salvino dedicou uma vida ao Fortaleza, como grande goleiro que foi e depois excelente treinador de goleiros.

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?