Logo O POVO+
Alan Neto: Cem anos sem fim...
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Cem anos sem fim...

- CEM anos da história do Fortaleza, retalhos de uma história longa de glórias, tantos títulos, tradição, feitos inesquecíveis e homens extraordinários que ajudaram a construir este centenário sem fim.

 

- ORIGEM do nome, do fundador Alcides Santos, da aristocracia cearense, durante anos estudou na França. Por ser apaixonado pelas três cores da bandeira francesa (vermelha, azul, branco) adotou-as nas camisas do Fortaleza.

 

DETALHE curioso. É dele o nome do estádio do Pici, porém o terreno foi doado pelo conselheiro Carlos Rolim Filho, sem nada em troca.

 

PRESIDENTE QUE MARCARAM

 

- TRÊS melhores: Otoni Diniz, na época de ouro do futebol cearense.

 

- OUTROS dois Ribamar Bezerra, gestão primorosa, ao final do mandato comprou do próprio bolso terreno em Maracanaú, lá erguendo o CT, que merecidamente leva seu nome. Terceiro presidente da história: Renan Vieira, o único tetracampeão, carregando clube sozinho. Ninguém, a não ser no outro século, conseguirá chegar a essa marca. E olhe lá!

 

- EXTRA à parte: Silvio Carlos, o presidente que inventou o slogan " O clube da garotada" e primeiro marqueteiro do futebol, nesta época, sequer se sabia o que era. E Ney Rebouças? Presidente que formou time a peso de ouro e imbatível.

 

ÍDOLO, CRAQUE, TÉCNICO

 

- ÍDOLO e craque, diferença enorme entre as duas coisas. Craque Mozart, insuperável. Ídolo Croinha, por sinal maranhense. E técnico ninguém foi igual a Moésio Gomes, introdutor do famoso quadrado de ouro: Chinesinho, Zé Carlos, Lucinho e Amilton Melo, como esquecê-los?

 

SELEÇÃO DO CENTENÁRIO

 

- AQUI e agora: Salvino; Louro, Pedro Basílio, Renato, Carneiro; Dude, Lucinho, Amilton Melo; Clodoaldo, Croinha, Mozart. Detalhe precioso: Dude, único cabeça de área a atuar nove anos no time (402 jogos), sem jamais se contundir. Algo inédito.

 

FEITOS MARCANTES

 

TRICAMPEONATO em cima do Ceará, década de 1970; subida pra Série A, 2004, quando só tinha 3% de chances, recuperou o terreno perdido. Gol da subida, Ronaldo Angelim, que zagueiro! Por último, o tetracampeonato do único presidente tetra Renan Vieira, 2014.

 

ARTILHEIROS DA HISTÓRIA

 

- TRÊS maiores artilheiros da história do Fortaleza Croinha (138); Clodoaldo (127), Rinaldo (108).

 

SÍMBOLO MAIOR

 

- INDUBITAVELMENTE Toinha, quase 50 anos servindo o clube, dedicação total, a quem carinhosamente os jogadores chamam de Mamãe.

 

FIGURAS FOLCLÓRICAS

 

- GUMERCINDO, o da famosa charanga, e Luiz Rolim Filho, o homem do charuto, das promoções, que toda imprensa adorava.

 

O ABENÇOADO

 

- CAIU no colo de Marcelo Paz, a presidência dos 100 anos, hoje, do Fortaleza. Um abençoado. Indicação pessoal do padrinho forte, do senador eleito Luis Eduardo Girão, anjo que desceu no Pici pra salvar o Fortaleza atolado em dívidas. Marcelo Paz, presidente rigorosamente correto. Pra completar autor da maior jogada de marketing de todos os tempos, vinda do técnico Rogério Ceni, mito do São Paulo e hoje, também, mito da torcida do Fortaleza, apenas dois quarteirões do Brasileirão, ou seja, já chegou lá.

 

VEJA MAIS: FORTALEZA - A IMPORTÂNCIA DE LIGGER | NA PRANCHETA #35

[VIDEO2]

 

VEJA MAIS: CEARÁ - A DEPENDÊNCIA DO QUARTETO OFENSIVO TITULAR | NA PRANCHETA #36

[VIDEO1] 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?