Logo O POVO+
Só enquanto durou...
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Só enquanto durou...


- NÃO foi por falta de iniciativa que o Ceará por pouco não pregava uma peça no Grêmio, dentro da sua Arena. Pelo menos enquanto durou o fôlego do time alvinegro, exatamente nos primeiros 45 minutos de jogo.

 

- LISCA conseguiu surpreender Renato Gaúcho que, se esperava um Ceará retrancado e medroso, encontrou pela frente um Alvinegro intenso, encarando o adversário, aplicando um esquema tático ofensivo de quem estava disposto a vencer.

 

- TANTO que coube ao Ceará abrir o placar com o zagueiro Luiz Otávio, que bancou o elemento surpresa. Mesmo depois de o Grêmio empatar, passou à frente do placar via Arthur, que há mais de 50 dias perdera o caminho das redes.

 

- TIPO do jogo que acabou agradando a quem foi vê-lo. Mesmo 11 da manhã, público rondou a casa dos 40 mil pagantes. Torcedor gosta de ver partida intensa com dois adversários buscando o gol a todo instante. Se ao técnico Renato Gaúcho o Ceará do Lisca surpreendeu, à torcida gremista também.

 

- ACONTECE que uma partida tem dois tempos. Fase inicial, 2 a 2 no placar, o Ceará tratou de garantir o empate que também lhe interessava. Deixou de ser ofensivo pra tornar-se precavido. Até em demasia. O gás acabara. Eis a senha dada para o Grêmio chegar à vitória por 3 a 2.

 

LADOS DA MOEDA

- DÁ gosto ver o Grêmio jogar. Precisamente aí onde se sente o dedo de um técnico de futebol. Renato Gaúcho, quando jogador, era atacante ofensivo, aguerrido, raçudo e goleador. Levou para o Grêmio todas essas características. Seu time atua em busca da vitória os dois tempos.

 

- DENTRO de casa, então, sente-se inteiramente à vontade. Aliás, esse é um perfil dos times gaúchos, especialmente os dois rivais, Grêmio e Inter. Particularmente gosto muito mais de ver o Grêmio em ação do que o Internacional. Questão de gosto, até que me provem o contrário, não se discute.

 

- OUTRO lado da moeda. Não se esperava do Ceará mais do que aquilo que rendeu. Se o gás desse e a ousadia do primeiro tempo fosse repetida, quase certo podia ter surpreendido, mesmo através de um empate. Lisca, que é doido, mas não é tolo, conhece as limitações do elenco que tem.

 

- AINDA assim tentou segurar o empate, não fora falta desnecessária feita por Edinho. Luan bateu e fez o gol salvador. Bom pra ele, às turras com a torcida gremista. Péssimo pro Ceará. Se é que serve de consolo, Alvinegro vendeu caro a derrota. Matusalém dizia a mesma coisa quando seu time perdia...

 

ANTES QUE ESQUEÇA

...ÉDERSON, salvador da pátria tricolor, na vitória sobre o Vila Nova, passou a semana toda, nos treinos secretos de Ceni, batendo pênaltis.

 

...TANTO ele quanto Dodô, duas alternativas encontradas pelo técnico, visando poupar Bruno Melo de queimar o filme com a torcida, em caso de acontecer outra penalidade.

 

...ACONTECEU e o Éderson foi o escolhido. Bateu forte, no canto, sem apelação. Bruno Melo sentiu-se aliviado, Ceni mais ainda.

 

...COISAS do destino. Gustagol, que há cinco jogos não balança as redes, foi o autor do passe com açúcar e com afeto pra que Éderson fizesse o segundo gol, fazendo lembrar os bons tempos do Atlético-PR.

 

...TORCIDA de time grande, feita a do Fortaleza, não esquece nunca. Alan Mineiro, que passou uma chuva no Pici, retornando ao Vila, saiu daqui esbravejando. Substituído, ao sair de campo, prato feito pro torcedor do Fortaleza vaiá-lo estrepitosamente. Bem feito...

 

LINHA DE FOGO

LISCA tem história no Grêmio, onde começou carreira nas bases, e também no Internacional por onde passou, mas não levou sorte. A torcida gremista o acolheu com aplausos /// QUIXADÁ voltou a jogar bem. Se Lisca o escalasse mais enfiado, renderia três vezes mais. No desencanto de Artur, 50% foi dele /// INCRÍVEL. Mais da metade daquele time do Grêmio foi ungido das bases, de onde sai boa fornada todo ano /// CEARÁ saiu de campo sob aplausos, apesar de ter deixado o Grêmio alugar meio-campo no segundo tempo. Vai ver foi por causa disso...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?