Logo O POVO+
Alan Neto: Circo de horrores ou filme de terror?
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Circo de horrores ou filme de terror?

 

1 - RETA final da campanha presidencial. No bojo dela, a sucessão estadual, relegada a plano inferior, por motivos óbvios. Foco maior é lá em cima, embora não se despreze, aqui, na santa paróquia. Quem será o próximo Presidente da República? Precisamente aí, onde o bicho vai pegar, a porca vai torcer o rabo, quem for podre que se quebre e salve-se quem puder.

 

2 - PAU está quebrando, os tambores de guerra estão rufando, do Oiapoque ao Chuí, mapa do Brasil de cabo a rabo. Faixa de Gaza é fichinha. Pelo andar da carruagem das pesquisas, se confirmadas, a disputa se concentrará entre Bolsonaro e Haddad. Vai sair fumacinha. Como elemento surpresa, Ciro Gomes, fustigando a dupla. Pode ir pro segundo turno? No páreo ele está.

 

3 - TOCANTE a sucessão cearense, os números não mentem, Camilo caminha pra reeleição. Prenuncio de goleada, sem direito à segundo turno. Trata-se do governo melhor avaliado em todo Brasil. É o reconhecimento do povo cearense a sua excelente gestão. Polos opostos. Aqui, céu de brigadeiro. Pódio maior, virou circo de horrores ou filme de terror. Escolham.

 

CAIXA PRETA 

 

DEBATES políticos na TV deveriam ter um critério. Só os melhores avaliados. Turma da raia miúda, só atrapalha, nada acrescenta. E aquela de um minuto com réplica e tréplica é de triturar o juízo de qualquer um.

 

E O Alckmin, quem diria hein! Nem chutar o pau da barraca sabe. Mudou o cenário, mas não mudou a cara. Serviu pra quê? O picolé de chuchu continuou o mesmo. Bem que o FHC avisou.

 

SE filmassem a vida da Beata Mocinha, a protagonista já estava escolhida. Quem? Marina Silva. Com o devido respeito...

 

ESTADO rico a pisada é outra. Ceará é o terceiro de milionários no Brasil, com 15 afortunados. E na miséria? Disputa acirrada pela lanterna.

 

PERDEU a graça a eleição cearense, com Lia Gomes fora da disputa. Entrou naquele maldito listão do TSE. Detalhe: pela primeira vez os Ferreira Gomes ficarão sem voz na AL. Lamentável.

 

ANOTEM, confiram. Não será surpresa se, pela primeira vez em sua história, uma mulher, for eleita presidente da OAB-CE. Roberta Vasques não é favorita. É favoritíssima. Viva as mulheres!

 

MAIS um furo rigorosamente confirmado. Precisamente um mês atrás, a coluna anunciou que o próximo presidente do TJ seria o desembargador Washington Luiz Araújo. Sem disputa, consenso. Faltaram os aplausos. Vão daqui. Bingo!

 

 

ROLETA RUSSA 

 

QUAL o cachê de quem fica nas esquinas acenando bandeiras cafonas de candidatos? R$ 50,00 por três horas. Que programão.../// APRESSO em consertar. Quem fiscaliza os estacionamentos privativos não é a Sefaz. É a PMF via Sefin. Aí é que eles não serão fiscalizados nunca... /// MARCOS Lessa, nada contra, bom cantor. Agora, querer ficar imitando este ou aquele, jamais conseguirá ser o original... /// E A PRAÇA do Ferreira, depois de tomada pelos moradores de rua, agora chegou a vez dos ambulantes. Qualquer dia desses haverá guerra entre eles. Aí, só chamando o baixinho dos foguetes.../// PRACINHA do Paço Municipal, tão bonitinha que ela é. Se mal pergunto - serve mesmo pra quê?.../// BRADESCO/Verdes Mares. Anotem este nome: Braulino Souza. É o homem de mil instrumentos. Foi problema, desata o nó na hora.

 

FAMÍLIA UNIDA 

 

ARCO, primeira empresa brasileira a lançar ações na Nasdaq, tem raízes eminentemente cearenses. Oto Sá Cavalcante, esposa e filhos, foram ver de perto o gol com carimbo da ousadia de Ari Neto com respaldo do pai. Amigos e colaboradores viajaram a Nova York, considerada capital do mundo, para assistir ao evento. Família unida, não tem erro. A reza da cartilha é uma só.

 

PAI DA CRIANÇA

 

RUMO da história não se muda. Nos anos 1990, prefeito Juraci Magalhães projetou o Anel Viário ligando Mucuripe à Barra do Ceará. Deixou a obra inconclusa. Precisou entrar em cena, tantos anos depois, Roberto Cláudio para transformá-la em realidade plena. Palmas que o RC merece.

 

ROTINA DO PÓDIO

 

UNICHRISTUS entre as instituições particulares de Fortaleza, logrou aprovar a maior quantidade de alunos no recente exame de ordem da OAB-CE. Aliás, ganhar todas virou rotina em seu Curso de Direito. Viva!

 

EU SOZINHO

 

MESMO com o apoio informal de Camilo, senador Eunício Oliveira resolveu arregaçar as mangas na campanha da reeleição. O apoio foi fundamental. Porém, a missão de arrebanhar eleitores, embrenhando-se pelo sertão, este mérito é só dele Eunício.

 

FALTOU A BANDA

 

SHOW de Chico Buarque, auditório do Centro de Eventos lotado. Silêncio quebrado quando fã do cantor gritou lá de trás - "Canta A Banda, Chico!". Fingiu que não era com ele e continuou cantando. E A Banda? Nada. Show de boa qualidade, sim. Porém em muitos momentos beirou ao tédio.

 

DUAS VELAS

 

E O Camilo, hein! Duas velas na sua frente pra ele apagar. Uma vermelha. A outra amarela. Bom de urna ele é. Apagar velas, aí só chamando os bombeiros...

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?