Logo O POVO+
Alan Neto: Aparências enganam
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Alan Neto: Aparências enganam

esportes

- PODE parecer mentira, mas não é. Campanha do Ceará no segundo turno é muito superior à do Grêmio, adversário de amanhã, em tudo por tudo.

 

- QUEIRAM ver? Alvinegro em pontos corridos é o terceiro colocado, enquanto  o Grêmio está apenas no nono lugar, apesar do mesmo número de jogos.

 

- CÔMPUTO geral, a história muda de feição. Grêmio é o nono colocado, enquanto Ceará, é o 17º, distância de oito postos.

 

- NÃO é fácil enfrentar o Grêmio em sua Arena, aliás, maior que a do rival Internacional, daí porque quanto mais retrancado Alvinegro for, recomenda o bom senso.

 

- GRÊMIO vai de força total, pois se está bem na Libertadores, precisa pontuar no Brasileirão pra tentar chegar ao topo, onde já se aloja o seu rival Inter.

- COMO as aparências enganam, Ceará, além de buscar vencer, terá de torcer por tropeço da Chapecoense, Bahia ou Botafogo pra só então sair da zona de rebaixamento.

 

- QUALQUER semelhança desta zona com o inferno de Dante (não) é mera coincidência.

 

FREGUÊS DE CADERNO

 

- PELA quarta vez Ceará joga no horário de 11 da manhã, invenção da CBF pra acelerar Série A. Virou freguês do caderno do horário. Menos mal, porém, temperatura em Porto Alegre nesta época do ano beira 28 graus, com rajadas de vento, sol, sim, mas aquele tipo de sol de serra, diferente do Nordeste onde os neurônios torram.

 

PALAVRA BENDITA

 

- BONS motivos levaram o Ceará a esta alavancada no segundo turno, a tal virada da montanha, enumerando-se, além dos ótimos resultados, inclusive vitórias surpreendentes, ponto do doce encontrado por Lisca, encaixando as peças em seus devidos lugares, embora ponto fraco o ataque. Tudo isso é algo que motiva qualquer jogador.

 

- QUAL, cara pálida? Presidente Robinson resolveu abrir a chave do cofre. Instituindo bicho molhado, quer dizer, pagamento por vitória ali mesmo no vestiário, dentro de um envelope. Pode não ganhar jogo, porém ajuda.

 

- ALIÁS, depois da palavra "mamãe" bicho é a palavra mais linda que jogador adora pronunciar...

 

DESCULPAS AMARELAS

 

...REPARARAM? Artilheiro quando perde caminho das redes tem sempre resposta na ponta da língua a bola não chega. Desculpa amarela, ele pensa que convence, mas torcedor engole a força.

 

...ARTHUR, por exemplo, o artilheiro sazonal do Ceará, um gol ali, outro muito tempo depois, resolveu descontar na imprensa. Não dá entrevista, amarra a cara, quem insistir pode levar um chega pra lá.

 

...GUSTAGOL, que pode ter desencantado (ou não) ontem à noite, é mais sutil uma hora dessas ela entra.

 

...GOLEIRO, quando toma frango, além de intimamente dizer todos os palavrões do mundo, tenta tapar o sol com a peneira todo bom goleiro leva frango.

 

...TÉCNICO, quando vence, traz pra si todos os méritos. Quando perde vem com aquele clichê do tempo do ronca a derrota é de todos nós.

 

...FURADA de zagueiro. A culpa nunca é dele, sim da grama ou de um buraco imaginário.

 

...DERROTA, então, o jeito é cantar o mesmo amor febril vamos sair pra outra.

 

PEDRA CANTADA

 

JOGO nove e meia da noite, terminando quase meia-noite, quem impôs tal horário quando morrer vai pro quinto dos infernos... /// CENI até hoje só vestiu uma vez a camisa do Fortaleza na borda do campo. Depois daí nunca mais. Prefere a social, revezando azul claro ou branca... /// TÉCNICO dizer palavrão na área técnica, absolutamente normal. Sangue fervendo, nervos à flor da pele, jamais gritará pra seu comandado o tradicional, "por favor!" ou "por gentileza"... /// FOLHA do Grêmio é quatro vezes maior do que a do Ceará. Ok, ok, e eu com isso?

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?