Logo O POVO+
Prosas & versos
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Prosas & versos

BRASIL é favorito para o jogo contra o México. Favoritíssimo. A lenda reza. Até onde há de se confiar na história e nas estatísticas, são outros quinhentos. Logo, barbas de molho.

 

SELEÇÃO dirigida por Tite, cantado em prosas e versos, até agora não empolgou. É burocrática demais pro meu gosto. Nos três jogos passou paras as oitavas a duras penas.


QUAL seleção empolgou até agora? Salva-se a incrível raça do Uruguai com sua dupla de atacantes (Suárez e Cavani) demolindo a tese de que dois artilheiros não podem jogar juntos. É no que dá acreditar nos “gênios” das teses já elaboradas.


INESQUECÍVEL João Saldanha 40 anos atrás definiu muito bem: “Se tenho dois goleadores no meu time escalo os dois. Se tenho três, escalo os três. Lá na frente o gol fica mais fácil de ser achado por quem conhece esse caminho”. Lembra a seleção de 1970 que ele deixou pronta pro Zagallo ganhar o caneco.


FUTEBOL de hoje, com suas táticas complicadas, sopinha de números, perdeu a graça. O melhor no futebol, como na vida, é fazer o simples. Resumindo: se o Brasil não complicar o simples e o Ochoa não fechar lá atrás, pode sim, ou até deve, seguir em frente. Lá adiante, aí outros bigodes cruzarão.


PÉS NA FORMA


REPARARAM? Como se perde pênaltis nesta Copa! Perdi as contas. Até os melhores batedores gelam na hora fatal.


CANETA na mão, repeti várias vezes, riscaria decisão por pênaltis onde nem sempre o melhor vence. Deveriam deixar continuarem jogando até sair um gol.


ELIMINARAM o “gol de ouro” alegando que algum jogador podia se sentir mal em campo, até mesmo falecer.


PERDEU A GRAÇA


ELIMINAÇÃO de Argentina e Portugal mandou pra casa mais cedo os dois maiores jogadores do mundo, Messi e Cristiano Ronaldo. Lamentável!


RUINS não são eles, claro. Péssimas são suas seleções com um enxame de bonzinhos e pernas de pau — mesmo em Copa do Mundo há uma floresta deles. Não é só por essas bandas.


COPA sem seus grandes craques perde a graça. Ontem, por pouco Modric não ia embora também. Aí é que as coisas piorariam e o nível técnico baixaria ao subsolo.


VENTO EM POPA


... CHÃO da nossa realidade, quer dizer Segundona, que continua em andamento em plena Copa do Mundo. Mil vezes pior seria parar tudo. Não é a CBF que paga o prejuízo dos clubes parados durante 40 dias enquanto a Fifa fanha fortunas.


... POIS bem. Fortaleza foi a Belém, venceu o Paysandu que está uma baba, mas o Tricolor não tem nada a ver com isso. Aproveitou a má fase do adversário e o venceu por 1 a 0.


... FOI um jogo chato, ruim, de pegada. Aquele tipo de partida onde um lance fortuito pode decidir, como o lançamento de Felipe sob medida pra Bruno Melo fazer o gol da vitória.


... BRUNO Melo fez o que os pseudoatacantes jamais fariam, virasse a noite. Ele é um caso raríssimo em futebol (mundial até) de lateral-esquerdo goleador. Bruno tem este santo cacoete.


... EMBORA tendo de mudar sistema tático, apelando para o salameleque, Ceni faz o Fortaleza ir de vento em popa, elastecendo ainda mais a diferença pra quem vem atrás.

 

COPA AO AVESSO


... CROÁCIA pinta como a grande zebra. Bélgica, se não tropeçar hoje, também ... COMO joga fácil o Modric. Não perdeu a pose quando perdeu um pênalti que daria vitória e na decisão lá estava ele. Jogador croata não medra por tolices... CAVANI dentro da área, hein! Parece um touro indomável. Faz gol de todo jeito. Neymar tem ciúme dele no PSG. Com toda razão... MESSI e Cristiano Ronaldo se despediram de Copas. Ganharam tudo em seus times, mas nas seleções....


Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?