Logo O POVO+
Sonho & esperança
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Sonho & esperança

NÃO custa acreditar que com Jorginho muita coisa poderá mudar no Ceará. Pior do que o Chamusca deixou seria catastrófico. Pensar positivamente não custa nenhum centavo. De sonhos e esperanças, o torcedor se alimenta.

 

NOVO técnico do alvinegro vai pegar o mesmo elenco, de má qualidade técnica - pra Série A bem entendido, pois da Série B o Ceará infelizmente ainda não saiu - precisamente aí onde mora o perigo. Resposta está na posição do time lá embaixo.


ÚNICA arma de que Jorginho dispõe, por enquanto, levantar o astral dos jogadores, motivá-los, fazê-los acreditar que poderão dar a volta por cima. Chavões, todo treinador que chega usa em abundância e os distribui à vontade.


PELA frente o Grêmio. Não dava pra ser um mais fraco?


TANTO MISTÉRIO


- JORGINHO só teve tempo de observar o Ceará contra o CRB, treinar o time dois dias seguintes. Três se contar com hoje. Tanto mistério em torno do que irá escalar, como se pudesse fazê-lo. Se só tem aquele rescaldo deixado pelo Chamusca é com ele que enfrentará o Grêmio. Mudanças? Novo modelo tático, mesmas caras sambadas de sempre. No mais, fazer figas, levantar as mãos para os céus. E entregar a Deus...


UM CASO RARO


... RENATO Gaúcho é caso raro em futebol de craque que deu certo como treinador, conforme reza a lenda. Não um fora de série, jamais esforçado, craque, sim senhor.


... POR onde passou deixou sua marca de bom treinador. Porém no Grêmio, sua casa desde sempre, é onde fica mais a vontade. Entra quando o time está em crise e arruma a casa.


... UM dos raros técnicos a abdicar do atacante referência, jogar com três velocistas na frente em rodizio constante.


JOIA TRICOLOR


- ÉVERTON é o único cearense na equipe do Grêmio. Ele saiu do Fortaleza, quando ainda nas fraldas das bases, enxergado por um olheiro que o indicou ao Grêmio. Lá sua estrela brilhou.


- PERGUNTA que todos fazem. Qual a razão de não ter chegado, sequer, a ter vestido uma única vez a camisa do time titular? Simples fato de que no futebol cearense atletas de bases, raras exceções são aproveitados.


- ELE foi lapidado pelas habilidosas mãos de Jorge Veras que, como jogador, brilhou no Grêmio anos atrás. Veras sempre enxergou nele um craque. Os cartolas tamparam os ouvidos.


- PARTICULARIDADE? Amanhã contra o Ceará. Qual? Primeira vez que Éverton, mesmo cearense, natural de Maracanaú, pisará no gramado do Castelão, grande sonho que acalentava. Agora, tantos anos depois, se transformará em realidade.


LISTA SECRETA


... JORGINHO fez chegar as mãos do presidente Robinson de Castro uma lista de cinco reforços, maioria com experiência em Série A. Robinson se pôs a arregaçar as mangas, fisgou o primeiro, Fabinho, volante cedido pelo Internacional. Este vazou.


... DEMAIS (ainda) não. Constam, um lateral, dois meias e um, ou quem sabe, dois, que joguem pelas beiradas. Se não for pedir muito, velocistas e bons dribladores.


... DE repente, o mercado que Robinson alegava estar fechado, como por encanto, abriu suas portas. Que maravilha!


CLIMA DE COPA


SHOPPING Benfica, como sempre, dá o drible da vaca em seus concorrentes. O primeiro a entrar no clima da Copa. Criou um espaço temático para o mundial, elaborou programação especial para a abertura da Copa, bolão interativo e mimos alusivos à competição. Tem mais. Para o período o Benfica estará de verde e amarelo, tudo isso, claro, na torcida pela hexa. Viva!

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?