Logo O POVO+
Chuvas & trovoadas
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Chuvas & trovoadas

DEBAIXO de ambiente tenso, com direito a chuvas, trovoadas e até rojões para dentro do campo pela torcida alvinegra, irada com a campanha do time na Série A. Já era esperado. Paciência de torcedor de time de massa o limite é mínimo.


DO que viu, posando de observador privilegiado, Jorginho, novo técnico do Ceará, nada falou. Apenas anotou num bloco que carrega sempre. Em algumas ocasiões, jogo em andamento, balançava a cabeça como se reprovasse algo.
 

ELE sabe que não tem mais tempo a perder. Passado o Nordestão, até que venha a fase semifinal, é Brasileirão pela frente, três pedreiras seguidas. Como tirar o Ceará desse pantanal tenebroso?
 

JORGINHO pode até saber mas não revela. E precisa? Fácil adivinhar - reforços. Uns cinco. De qualidade. Não esquecer.
 

ALVOS PREFERIDOS
 

- REVOLTA da torcida do Ceará, na porta do vestiário, tinha dois alvos preferidos. Quais? Arnaldo e Juninho. Não só eles estão quebrando a bola. 

Cadê a bola do Felipe Azevedo?
 

- SOBROU para o Reina, nem em campo entrou. Ao ser xingado por um torcedor, resolveu ir à forra. Tem sangue quente o colombiano. Resultado: seu carro pagou o pato.
 

PRIMEIRO DA FILA
 

... FLUIU primeiro nome da fila de reforços, do Ceará, aliás, antecipado aqui dois dias atrás.
 

... TRATA-SE de Fabinho, volante, ali onde Richardson atua de um lado e do outro o Juninho, este quebrando a bola.
 

... SÓ de volante que o Ceará precisa para sair desta fase angustiante? Que nada! Dois pontas velocistas, mais um atacante, laterais. Nunca jamais apostas ou refugos. Deste tipo, em Porangabuçu formam-se filas de dez quarteirões.
 

SEGREDO DAS REDES
 

HISTORINHA. Amilton Melo, um dos três maiores craques que o futebol cearense gerou, nos últimos 30 anos, quando o entrevistei no meu programa esportivo. O foco era Marciano, o interplanetário, que fazia gol de todo jeito.
PERGUNTEI à queima-roupa a Amilton Melo. Qual era o grande segredo de Marciano conhecer tão bem o caminho das redes?
 

LEMBRO, como se fora hoje, a resposta sob medida do grande craque. Vale recordar, pois recordar é viver.
 

- “ TEM atacante que está na hora certa, no momento certo, nem um segundo a mais ou a menos, no minuto que a bola vai passar na área. Nunca chega atrasado, nem adiantado.
 

O Marciano tinha esse dom. Em futebol se chama faro de gol. Não era craque. Nunca foi. Mas goleador igual a ele jamais vi na minha vida de jogador.” Bingo!
 

QUALQUER semelhança do Marciano com o Gustagol (não) é mera coincidência...
 

QUEM DISSE...NÃO MENTE
 

(1) - O QUE está impedindo a vinda de Camilo, posto à disposição pelo Internacional, é o salário. Consta que o Inter não topa rachar. Motivo? Não quer dar carne a gato...


(2) - PIO entrou e saiu aplaudido. Ele e o zagueiro Luiz Otávio, o homem de aço, mesmo expulso. Alguém arriscou perguntar se não tinha lugar pra ele no time. Pronta resposta -” Aí só perguntando ao pessoal lá embaixo...”
 

(3) - QUANDO Fortaleza deseja um reforço avalizado pelo Ceni, claro, ele mesmo trata de ligar pro pretendido. Quando se identifica o jogador vai logo pensando que é trote e quer desligar. Foi assim com Marcinho, aliás um custo pra acreditar que era mesmo o mito do São Paulo.
 

(4) - NETO Baiano, o carrasco do Ceará, desta vez não funcionou porque goleiro Éverson evitou em defesa milagrosa. Tem lugar pra ele no time alvinegro? Pelo menos dez vezes melhor que o Élton ele é.

VEJA MAIS: OS MOTIVOS DA INVENCIBILIDADE DO FORTALEZA | NA PRANCHETA #17

[VIDEO1]

VEJA MAIS: CEARÁ SE PERDE NOS PRÓPRIOS ERROS | NA PRANCHETA #16

[VIDEO2] 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?