Logo O POVO+
Jogo da vida para os dois
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Jogo da vida para os dois

NULL (Foto: )
Foto: NULL

QUAL DELES ESTÁ BLEFANDO MAIS?
 

CLÁSSICO tricolor de hoje, para Fortaleza e Ferroviário, só existem três portas de saídas à disposição da dupla. Teoricamente, mais vantagem pro Ferrão. Fortaleza só tem uma bala no coldre.
 

DIDATICAMENTE, pra ser melhor entendido. Duas alternativas para o Ferroviário — vitória ou empate pra chegar a final do campeonato. Ao Fortaleza, só lhe resta um tiro pra não errar o alvo da vitória.
 

DETALHE. Mesmo perdendo, o Ferroviário ainda terá a alternativa dos pênaltis. Mesmo vencendo, o Fortaleza terá que decidir seu destino também nas penalidades. De que lado está a teoria?
 

RETRATO falado da decisão de hoje é simples de ser pintado. Ao Fortaleza, único trunfo que tem em mão é atacar e atacar. Ao Ferroviário, como empate lhe beneficia, jeito é botar o regulamento debaixo do braço.
 

RISCOS, são os mesmos. Quem vai todo pro ataque corre o perigo de levar um gol de contra-ataque. Quem se plantar todo na defesa, fica a mercê de bombardeio constante do adversário. Portanto, gol rondando a área todo tempo. Se tomar um gol, terá que correr atrás do prejuízo. Resumo da ópera: este Fortaleza e Ferroviário de hoje é imperdível. Indo ao Castelão ou pela telinha colorida.
[FOTO1] 

CURIOSIDADE MATOU O GATO
. PASMEM. Fortaleza não conseguiu vencer o Ferroviário este ano. Três jogos, dois empates e uma derrota. Os bons ventos sopram para os lados de Barra.
. INCRÍVEL, porém verdeiro. Há precisamente 19 anos, quase duas décadas, Ferrão não chega a uma final. Fortaleza só não chegou em 2011. Viram o tamanho do abismo?
. QUESITO artilharia, Fortaleza supera Ferroviário. 23 gols contra 17. O que lhe dá um aproveitamento de 61,53%. Ferroviário tem 48,7%. Estatística pesa ou não nesta hora?
. TATICAMENTE os dois tricolores não são times ofensivos. Seus desenhos táticos se assemelham muito, apelando muito mais pra precaução do que pra ousadia.
. SEGREDO de maçonaria. Nenhum deles revela seus times. Fortaleza extrapolou em treinos secretos. Marquinhos arriscaria um 4-2-4? Ou seja, tudo ou nada.
 

ESCONDE-ESCONDE
... FERROVIÁRIO fez toda imprensa comer moscas e formigas no último treino.
... SAIU da Barra, foi treinar num campo da Igreja Batista, em Itaitinga. Segundo treinador Vladimir, mera questão de superstição. Há sinceridade nisso?
... PELO sim, pelo não, é lá nesta mesma Itaitinga que o Ceará tem seu CT, com cinco campos. Todos tamanho oficial. Também mera coincidência?
... ROBINSON de Castro ,do outro lado da linha, se o Ferrão tinha pedido pra treinar no CT, resolveu botar pó de mico no salão: “Ao Ferroviário, nesta hora, o que ele pedir ao Ceará, será atendido no ato”
... AOS inimigos não se mandam flores... 

 

ARBITRO da decisão será da terra. Prevaleceu a vontade de Mauro Carmélio, que Walmir Araújo engoliu. Deu-lhe de recompensa dois árbitros atrás dos gols. O chamado árbitro-poste. César Magalhães, nosso melhor apitador, tem se excedido em cartões este ano. 20 ao todo em três jogos. Quanto exagero! 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?