Logo O POVO+
A um palmo da grande final
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

A um palmo da grande final

NULL (Foto: )
Foto: NULL
GUARANI-J, PARA O TUDO OU NADA

CEARA e Guarani-J decidem hoje, pleno sábado, a segunda vaga pra final do Campeonato Cearense. Ceará é o franco favorito. Guarani-J vai pro tudo ou nada, o tradicional perdido por um, perdido por dez.


DOIS estilos distintos. Ceará é excessivamente burocrático, bem ao gosto de Givanildo Oliveira, que continua o mesmo de 40 anos atrás. Prefere o trivial, sem riscos, do que se reformular e se modernizar.


VEM daí o futebol pragmático que o Alvinegro pratica. Dal Pozzo, antes dele, era desta mesma escola. Ceará trocou apenas as caras e as idades um do outro. Givanildo é da turma segundo a qual ousadia em futebol dá muito trabalho. Opta pelo café com pão, bolacha não.


JÁ o Guarani de Washington Luís, independente do resultado de hoje, é quem pratica melhor futebol deste campeonato. Ousado, atrevido, pra frente. O que atrapalha são as limitações técnicas e financeiras. Dá gosto vê-lo jogar em constante busca do gol.


CEARÁ tem folha de R$ 700 mil. Do Guarani-J é apenas 10% disto. Tem mais estofo financeiro e qualidade técnica. Exatamente onde faz toda diferença. Vale lembrar. Bola rolando, vez em quando, a zebra aparece e... Crau!

[FOTO1]

QUEDA DE BRAÇO

. BRIGA pela prioridade da transmissão via TV, o Esporte Interativo ganhou a queda de braço com a Globo, que exigia domingo por causa da grade. Ficou chupando dedo...

 

CADÊ A GRAÇA?

. INDEPENDENTE da briga pela audiência, aqui pra nós, que graça tem passar um domingo sem futebol? Burrice siderúrgica dos cartolas é de mandar todos pros quintos...

 

OLHAR DE LINCE

. VLADIMIR de Jesus, no meu Trem das 5, fez a inconfidência:”O que facilitou o Túlio salvar o gol debaixo da traves foi o quarto drible do Éverton, desnecessário. Ele se desequilibrou e o chute saiu fraco, além de dar tempo do meu zagueiro se posicionar e tirar a bola”. Bingo!

 

MARKETING AO AVESSO

. FORTALEZA, antes da decisão, apelou pro batidíssimo bordão “Eu acredito”. Só entre os cartolas. A torcida não aderiu. Por não confiar no time. Não é de agora. Desde quando bola começou a rolar, logo na estreia, as vaias deram a tônica da insatisfação geral. Torcedor é sábio.

 

CONFIDENCIAIS...

... MAIORIA da diretoria tricolor não quer a permanência de Marquinhos no comando técnico. Só Jorge Mota o apadrinha. Um deles alfinetou: ”Pois se prevalecer, ele ficará sozinho com o Marquinhos”.

 

... PRIMEIRO encontro pra avaliação da hecatombe, muita conversa e pouca ação. Foi quando Renan Vieira encontrou a solução empurrada com a barriga pedindo um diagnóstico financeiro.


... COM razão. Quer saber o tamanho do vermelho das contas tricolores. Língua ferina dardejou: ”Sabe quando o Jorge vai apresentar este diagnóstico? Nunca”.


LIMPEZA no elenco do Fortaleza atingirá o numero de 12 a 15. Lista pronta. Não pelo técnico, sim diretoria. Como refazer elenco sem dinheiro é onde o bicho pega. Série C poucos se interessam em vir jogar. Zé Carlos, por exemplo, quer sair. Alega que tem proposta de vários clubes das Séries B e A. Não está blefando. Quem não quer um artilheiro?

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?