PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cresce demanda por gás natural no Estado e Cegás procura novos fornecedores

2019-01-10 01:30:00
NULL
NULL
A necessidade de aumentar o fornecimento de gás natural do Ceará - cuja demanda cresceu 15% em 2018, de acordo com a Cegás - e a implementação dos aterros sanitários regionais em Sobral, Limoeiro do Norte e Cariri, que ocorrerá este ano, podem fazer do Ceará uma referência em utilização de gás renovável. Atualmente, 15% dos 550 mil m³ de gás natural que o Estado consome é produzido pela usina GNR Fortaleza no Aterro Sanitário de Caucaia, que gera biometano a partir da decomposição dos dejetos. "O Ceará é pioneiro na utilização do gás renovável. Para se ter uma ideia, a Suécia, que é a grande referência, utiliza 10% de gás gerado em aterros", explica o presidente da companhia, Hugo Figueiredo.

 

AMPLIAÇÃO DA BASE DE FORNECEDORES

 

A GNR e a Cegás negociam a ampliação da produção dos atuais 81 mil m³ para 130 mil m³ até 2020. Além disso, a Cegás participa de uma Chamada Pública coordenada com outras seis distribuidoras de gás do Nordeste, aberta até o próximo dia 31, para ampliar a base de fornecedores. De acordo com Figueiredo, a demanda deve continuar crescendo ao menos 6% ao ano e deve-se "à recuperação da economia e a várias ações de mercado da Cegás para divulgar a vantagem do gás natural", que renderam 2,5 mil novos usuários em 2018.

 

CORECON-CE

 

Isabel Colares e Ricardo Eleutério Rocha foram eleitos, respectivamente, presidente e vice do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE). Eles ficam à frente da entidade no exercício 2019. O atual presidente, Lauro Chaves, fará parte do Conselho Federal de Economia (Cofecon) no triênio 2019-2021.

 

MINERAIS NÃO METÁLICOS

[FOTO4] 

A fabricação de cerâmicos e artefatos de concreto, cimento, fibrocimento e gesso é responsável por 7.408 ocupações no Ceará, o que contribui para que a extração de minerais não metálicos ocupe o 12° lugar no setor da indústria que mais emprega, de acordo com o Sindminerais. Ao todo, são 13.104 mil empregos formais no segmento, movimentando US$ 32,10 mi em exportações no Estado.

 

VALORES HUMANOS NO CARIRI

 

A proposta do Instituto Myra Eliane, de capacitar os profissionais da educação infantil com conteúdo complementar que enaltece os valores humanos, retorna à região do Cariri este ano. O curso de formação que tem como base os valores "amor, paz, verdade, retidão e não violência" será levado aos municípios de Brejo Santo, Barbalha e Crato. Em 2018, 110 educadores de Juazeiro do Norte receberam a capacitação. O presidente, Igor Queiroz Barroso, afirma que a meta é levar o projeto educacional para todo o Estado. 

[FOTO1][FOTO2][FOTO3]

Adriano Nogueira

TAGS