PUBLICIDADE

Trabalhos noturnos aumentam risco de sobrepeso e obesidade

01:30 | 01/07/2019

Pesquisa divulgada no periódico Obesity Reviews revelou que o trabalho no turno da noite aumenta o risco de obesidade e sobrepeso em 23%.

Profissionais que trabalham em ritmo de plantão, como garçons, médicos, músicos, policiais, estão mais expostos ao ganho de peso e a diversas situações que favorecem o risco de aumento de ganho de peso. "A obesidade é uma doença grave e está associada ao desenvolvimento de diversas condições que prejudicam a qualidade de vida", alerta o cirurgião endoscopista Helmut Poti.

O trabalho noturno altera o relógio biológico, quebra o ritmo circadiano (período de aproximadamente 24 horas em que se baseia o ciclo biológico) e interfere diretamente no funcionamento do organismo. Pior: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quebra do ritmo circadiano é uma das prováveis causas de desenvolvimento de câncer.

Além do aumento do risco de obesidade e diabetes tipo 2, o trabalho noturno pode causar propensão a doenças cardiovasculares, distúrbios hormonais, digestivos, neuropsicológicos, problemas na visão (pessoas expostas a níveis reduzidos de luz) e manifestações de fadiga crônica, acrescenta Helmut Poti.

Outro ponto que o médico destaca para esse aumento no peso das pessoas que trabalham à noite é que nosso processo fisiológico possui ritmos diferentes durante o dia e à noite. E não descansar à noite provoca caos no organismo: alterações dos hormônios do humor, da atividade cerebral, da temperatura corporal, aceleração dos batimentos cardíacos, alterações no funcionamento dos rins e compromete o desempenho dos atletas.

Entrevista

A médica geneticista Clarissa Picanço, da Clínica Evangelista Torquato, esclarece algumas dúvidas frequentes sobre a relevância do aconselhamento genético que, no Ceará, ainda é um atendimento escasso à população. No nosso Estado, contamos apenas com sete especialistas que resulta na carência de profissionais geneticistas, infelizmente.

O POVO - O que seria o aconselhamento genético?

Clarissa Picanço - Descrita em 1975 e adotada pela Sociedade Americana de Genética Humana, trata-se do processo de comunicação que lida com problemas humanos associados com a ocorrência, ou risco de ocorrência, de uma doença genética em uma família.

OP - Quem deve realizar uma consulta de aconselhamento genético?

Clarissa - Várias são as situações que merecem aconselhamento genético, dentre elas: casal consanguíneo, casal com filho anterior com doença genética conhecida, casal com abortamento de repetição, casal com idade avançada, crianças com atraso do desenvolvimento, malformações congênitas, infertilidade, história familiar de câncer.

Cirurgião plástico Isaac Furtado e a esposa Sheila, no Palácio Tangará, São Paulo. Único hotel cinco estrelas do Brasil
Cirurgião plástico Isaac Furtado e a esposa Sheila, no Palácio Tangará, São Paulo. Único hotel cinco estrelas do Brasil

galeria

Por ROBERTA FONTELEs philomeno

TAGS