Logo O POVO+
CÉU DE ESTRELAS
Ciência e Saúde

CÉU DE ESTRELAS

|ASTRONOMIA | Cearenses integram comissão brasileira em olimpíadas
Edição Impressa
Tipo Notícia

Dez estudantes vão representar o Brasil em olimpíadas de astronomia no exterior. As competições são as Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês), na Hungria, e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), no México.

Na equipe de cinco estudantes que embarca para a 13ª IOAA, está o cearense Raul Basilides Gomes, 17 anos; os outros alunos são da capital paulista. O grupo será liderado pelos professores Eugênio Reis, do Observatório Nacional, e Júlio César Klafke, da Universidade Paulista. O professor Heliomárzio Rodrigues Moreira, do Colégio Farias Brito, também acompanha a equipe.

Já o time brasileiro na 11ª OLAA conta com três cearenses entre os estudantes de cidades como Minas Gerais e São Paulo: Bismarck Moreira Ramos, 18 anos, Cario Nascimento Balreira, 18 anos, e Sarah Leitão Melo, 17 anos.

Para chegar às olimpíadas, os estudantes atravessaram um longo processo de seleção. O ponto de partida foi a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2018, com mais de 776 mil concorrentes de 8.456 escolas do País.

Em seguida, veio a fase online: 2.648 estudantes do Ensino Médio e do 9° ano do Ensino Fundamental participaram de três provas na plataforma AstroEducadores, do Observatório Nacional e Museu de Astronomia e Ciências Afins. Dessa etapa, 116 classificaram-se para uma seletiva presencial, no último mês de março, no Rio de Janeiro.

Então, 30 foram selecionados e, por fim, as equipes que representarão o Brasil na Hungria e no México foram formadas. "A fase final teve cinco provas, sendo uma teórica sobre Astronomia e Astrofísica, uma de reconhecimento do céu real e manuseio de telescópios, uma de Carta Celeste, outra de planetário utilizando o planetário digital da OBA e prova de construção de bases e lançamento de foguetes de garrafas PET", explica Eugênio Reis, vice-coordenador nacional da OBA.

Os alunos participarão ainda de uma última preparação com astrônomos entre os dias 7 e 12 de julho, em São Paulo. Os encontros serão divididos em grupos de estudos e observação do céu noturno.

O que você achou desse conteúdo?