Logo O POVO+
Imaginação nas alturas
Ciência e Saúde

Imaginação nas alturas

|PRÊMIO|
Edição Impressa
Tipo Notícia

A 2ª Jornada Cearense de Foguetes premiou estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, no último dia 11 de maio. A jornada teve a participação de 37 escolas públicas e privadas do Estado e foi realizada na Base Aérea, pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará e o 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes.

A competição estimula o conhecimento de ciências e astronáutica e premiou equipes que desenvolveram foguetes com maior alcance. No ensino fundamental, ganhou a equipe CMF Centenário, do Colégio Militar de Fortaleza. Já a equipe Flying Kurumin, do Colégio 7 de Setembro, foi a campeã no ensino médio.

O desafio era fabricar foguetes com garrafa PET. A equipe Flying Kurumim utilizou ainda bicarbonato de sódio e vinagre, para provocar a reação química. O foguete artesanal dos estudantes Tárik Sá, Gabriel Costa e Rodrigo Mendes descreveu no ar uma trajetória parabólica de 243 metros.

Além de conquistar o troféu e medalhas de ouro, a equipe Flying Kurumin segue para a Mostra Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ).

 

NO CÉU

No ensino médio, a equipe vencedora criou um foguete com garrafa PET que alcançou uma trajetória parabólica de 243 metros

O que você achou desse conteúdo?