Logo O POVO+
Pensadores da ciência.
Ciência e Saúde

Pensadores da ciência.

|matemáticos | Conheça os principais pensadores da ciência ao longo da história da civilização e, do Brasil, Ubiratan D'Ambrogio
Edição Impressa
Tipo Notícia
 (Foto: )
Foto:

Pitágoras

(570 a 495 a.C.) - Grécia

Além do teorema que leva seu nome, o filósofo e matemático grego teve inúmeras contribuições para o conhecimento dos números. Fundou uma escola cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental.

Hipatia

(360 a 415 a.C.) - Egito

Primeira mulher matemática. Criou e desenvolveu teorias relacionadas à edição Elementos de Euclides.

Euclides

(aprox. 300 a.C.) - Egito

Seu trabalho mais famoso é a coleção Os elementos. Com 13 volumes, a obra contém aplicações da álgebra à geometria. Até hoje, é o livro mais impresso em matemática.

Isaac Newton

(1643-1727) - Reino Unido

Foi considerado o mais importante matemático no século XVII. Na física, foi o autor da lei da gravitação universal. Um dos inventores do cálculo, sem o qual seria impossível medir e calcular o volume de objetos curvos ou a velocidade de objetos em aceleração.

Arquimedes

(287 a 212 a.C.) - Grécia

Considerado o maior matemático do período helenístico e de toda antiguidade, Arquimedes fez suas maiores contribuições no que hoje é conhecido como "cálculo integral", por meio do "método de exaustão". Ele também deu importante contribuição na mecânica e engenharia, com o desenvolvimento de vários artefatos, principalmente militares.

Leonhard Euler

(1707 - 1783) Rússia e Alemanha

Considerado o matemático que mais produziu no mundo até hoje, tendo produzido quase 800 livros. Trabalhou em quase todas as áreas da matemática, principalmente na geometría, cálculo infinitesimal, trigonometría, álgebra e teoria dos números.

Ábaco

(aprox. 3 mil a.C.)

O ábaco foi desenvolvido na Mesopotâmia. É um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital e nos quais estão os elementos de contagem que podem fazer-se deslizar livremente.

Abrigo Apolo 11

(aprox. 70 mil a.C) - África

Pode ser considerado "o mais antigo artefato matemático" numérico, instrumento encontrado no abrigo rochoso Apolo 11. Com aproximadamente 70 mil a.C. O achado permite supor que, à época, o homem já auferia rudimentos do conceito de número.

Ossos de Lebombo

(aprox. 40 mil a.C.) - África

Povos das tribos Bosquímanos na África registram números no Ossos de Lebombo. O artefato é uma fíbula de babuíno com 29 entalhes, descoberta na Border Cave, um abrigo rochoso das montanhas Lebombo, entre a África do Sul e a Swazilândia.

No Brasil

Um dos expoentes da matemática no Brasil é o professor Ubiratan D'Ambrogio, fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Ganhou o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à história da matemática, pela Comissão Internacional de História da Matemática, e a medalha Felix Klein, pela Comissão Internacional de Instrução Matemática.

 

O que você achou desse conteúdo?