Logo O POVO+
Formas de prevenir e tratar as dores
Ciência e Saúde

Formas de prevenir e tratar as dores

| ATIVIDADE FÍSICA | Alimentação pode ajudar a amenizar e a recuperar o desconforto das dores pós-exercícios. Aquecimento e descanso também são recomendáveis
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As dores pós-treino são inerentes à prática de atividades físicas, por mais variadas que estas possam ser. Contudo, é possível aliar métodos de prevenção, bem como de recuperação desses incômodos que podem durar de 24 até 72 horas depois da realização dos exercícios. Unir uma alimentação adequada junto a alguns procedimentos são recomendações de especialistas para tentar contornar esses danos musculares.

 

"Realizar um aquecimento antes do treino e principalmente realizar alguns procedimentos após a atividade, conhecidos como 'recovery' (crioimersão, massagem, liberação miofascial, laser e led). Também evitar um aumento do volume de treino com pouco tempo", recomenda o fisioterapeuta Pedro Lima, que é professor e chefe do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC).

 

Para uma recuperação mais rápida, Pedro indica repouso relativo adequado e atendimento fisioterapêutico com aplicação de recursos para acelerar o processo de reparo tecidual e cicatrização.

 

A designer editorial Sarah Rêgo, 27, pratica atividades de alto impacto como rúgbi e crossfit, o que a faz tomar alguns cuidados após os treinos. "Faço fisioterapia duas vezes por semana e agora eu estou fazendo liberação miofascial (muscular) uma vez por semana. Isso ajuda mais a gente a lidar com a dor pós-treino. Além de alinhar a alimentação", compartilha.

 

Uma técnica que vem sendo utilizada para potencializar a recuperação das dores é a osteopatia, que consiste na realização de manipulações em algumas áreas do corpo, conhecida por provocar "estalos" articulares.

 

O fisioterapeuta João Gondim, pós-graduado em osteopatia clínica, explica que o método trabalha com as articulações e a parte muscular no realinhamento articular para garantir a mobilidade preservada. "Muitas vezes as pessoas não têm essa mobilidade e desenvolvem uma lesão. Porque a sua articulação não está funcionando da forma correta", ressalta.

 

Segundo Gondim, a técnica busca facilitar a movimentação articular, por exemplo, em pessoas que não conseguem realizar alguns movimentos e, com isso, acabam sobrecarregando outras partes do corpo. "Quando você tem um processo de bloqueio, um encurtamento, ou algo do tipo, a tendência é que sua articulação vá trabalhar de forma errada, ter desgaste, e sofrer posteriormente". (Isaac de Oliveira)

 

O que você achou desse conteúdo?