Logo O POVO+
Alternativas para cuidar do corpo e da mente
Ciência e Saúde

Alternativas para cuidar do corpo e da mente

Práticas que enxergam o corpo com um todo conectado existem há milênios e podem ser aliadas poderosas no cotidiano
Edição Impressa
Tipo Notícia

Existem diversas terapias alternativas que tratam do ser humano como uma unidade interligada, reconhecendo a relação entre a estrutura do corpo e o seu funcionamento. Esses métodos funcionam não apenas na cura, mas também na prevenção de doenças.

 

Algumas, como osteopatia, quiropraxia, reflexologia e yoga, fazem parte da lista de práticas integrativas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde março, o SUS conta com 29 destas práticas, o que faz do Brasil um dos países com maior oferta de cuidados médicos alternativos na atenção básica.

Outras, como RPG e pilates, embora não estejam na lista, são reconhecidas e recomendadas pelos conselhos de Medicina e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O POVO conversou com especialistas em cada uma.

 

Osteopatia

Pode recorrer a métodos tradicionais da medicina para diagnóstico e tratamento, mas prioriza a manipulação dos tecidos corporais para restabelecer as funções da coluna, do sistema nervoso e do sistema circulatório.

 

Quiropraxia

Concentrada na coluna e no sistema nervoso, a prática se dá principalmente por manobras específicas nas articulações. O objetivo é a diminuição imediata das dores e tensões.

 

Reflexologia

Surgida há milhares de ano na China, trabalha com estímulos de alguns pontos nos pés, nas mãos, nas orelhas ou no rosto a fim de combater problemas físicos e emocionais em outras partes do corpo.

 

Yoga

Uma combinação de exercícios de respiração, posturas e meditação. Tem sido usada para reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse e melhorar a coordenação, a flexibilidade e a concentração.

 

RPG

A Reeducação Postural Global é baseada em posturas específicas que alongam as cadeias musculares e organizam os segmentos do corpo. Durante a sessão, o paciente permanece em determinadas posturas durante alguns minutos. As posturas são indicadas conforme o queixa e vão evoluindo gradualmente.

 

Pilates

Método que utiliza o peso do próprio corpo e alguns aparelhos na sua execução, o pilates mistura força e flexibilidade. Seu foco está na qualidade dos movimentos e é baseado em seis princípios: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

 

O que você achou desse conteúdo?