Logo O POVO+
93% das crianças expostas à poluição
Ciência e Saúde

93% das crianças expostas à poluição

|SAÚDE| A pesquisa foi divulgada por conta da conferência da OMS sobre poluição, na Suíça
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 93% das crianças e adolescentes respiram ar com nível de partículas finas acima do que é considerado recomendável para a saúde. A situação é mais grave em algumas regiões do mundo como a Ásia e a África e também nos países de renda média e baixa.

 

Segundo a pesquisa, a poluição do ar provoca a morte de 600 mil crianças com menos de 15 anos a cada ano em razão de graves infecções respiratórias. A poluição do ar é o "novo cigarro", afirmou o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus, no site da organização.

 

A publicação do relatório ocorre por conta da realização da Primeira Conferência Global da Organização Mundial de Saúde sobre Poluição do Ar e Saúde, na Suíça, na semana passada. O tema do encontro é "Melhoria da Qualidade do Ar, Combate às Mudanças Climáticas". "Esta crise de saúde pública deve receber maior atenção, há um aspecto crítico que tem sido negligenciado: o fato que a poluição do ar afeta principalmente as crianças", ressalta a OMS no relatório.

 

Nos países com renda baixa e média, 98% dos menores de 5 anos são expostos a níveis maiores do que é recomendado para a saúde, enquanto nos países de renda elevada, o percentual é de 52%. Na África e no Mediterrâneo Oriental, 100% das crianças com menos de 5 anos estão expostas a níveis acima do recomendável.

 

No continente americano, países de renda baixa e média, como o Brasil, expõem 87% das crianças menores de 5 anos a esses níveis de partículas finas.

 

Além da poluição das grandes cidades, as crianças muitas vezes estão expostas a partículas geradas dentro de suas próprias casas, provocadas pela queima de combustíveis como carvão e querosene. Cerca de 3 bilhões de pessoas ainda dependem de combustíveis e equipamentos poluentes para cozinhar e se aquecer no mundo. Mulheres e crianças costumam passar mais tempo ao redor dessas fontes de calor, expostas à fumaça, o que resulta em concentrações de poluentes que chegam a ser seis vezes mais altas que o ambiente ao redor.

 

A organização estima que essa exposição resultou em 3,8 milhões de mortes prematuras em todo o mundo, o que supera a mortalidade causada por malária, tuberculose e aids combinadas. Destas mortes, 400 mil atingiram menores de 5 anos.

 

No Brasil, a OMS estima que 50 mil pessoas morrem por ano de doenças relacionadas à poluição do ar. Quase 10% da população do país ainda queima madeira para cozinhar, o que contribui para a exposição à poluição. (AFP 1 Agência Brasil)

 

RELATÓRIO DA OMS

93% dos menores de 15 anos no mundo (1,8 milhão de crianças) respiram diariamente um ar contaminado que prejudica sua saúde e crescimento.

 

Em 2016, a poluição do ar causou a morte de 543.000 crianças menores de 5 anos e de 52.000 crianças com entre 5 e 15 anos em razão de infecções respiratórias, aponta o relatório.

 

Uma das razões que explicam a maior vulnerabilidade das crianças à poluição é que elas respiram mais rapidamente que os adultos e, por isso, absorvem mais poluentes, explica a OMS.

 

Segundo a OMS, 91% dos habitantes do planeta respiram ar contaminado, o que provoca 7 milhões de mortes a cada ano.

 

Segundo a organização, as mulheres grávidas expostas ao ar poluído são mais propensas a dar à luz prematuramente.

 

FONTE: AFP

 

O que você achou desse conteúdo?