Logo O POVO+
"Somos todos caatingueiros"
Ciência e Saúde

"Somos todos caatingueiros"

|EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Encontro na Caatinga, sem telefone celular e outras tecnologias no alto da reserva Serra da Almas, tenta conectar visitantes à floresta que predomina no Semiárido cearense
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Para sensibilizar novos e futuros defensores da fauna e da flora da "mata branca", uma das ações da Associação Caatinga (AC) é reunir multiplicadores de informações para vivenciar a Serra das Almas, em Crateús, uma reserva particular a 730 metros acima do nível do mar. Lá, quase não há sinal para telefone celular. Na última edição do "Somos todos caatingueiros", de 14 a 16 do mês passado, oito pessoas foram "batizadas" numa fonte da reserva. Mesmo na estiagem, a floresta armazena água.

 

A ideia é trocar saberes sobre a preservação da floresta e a convivência sustentável com o bioma que prenomina o Semiárido. Com professores, moradores das comunidades ao redor da Reserva, cineastas, fotógrafos, ex-caçadores, educadores, jornalistas, estudantes, biólogos e outros atores sociais.

[FOTO2][FOTO3] 

No último encontro, duas trilhas - a das Arapucas (13 km) e a do Lajeiro (3 km) - apresentaram um pouco dos 5.845 hectares preservado na Reserva que fica a 50 km da sede de Crateús, nos sertões dos Inhamuns. Como era setembro, mês de estiagem e de temperaturas altas, o verde já não predominava na caatinga quase em estado de "hibernação".

 

No alto da Serra há um Centro de Pesquisa, um Recanto da Fauna com exposição de réplicas de animais em tamanho real, o Espaço Caatinga e trilhas. Além de alojamentos para 28 visitantes, refeitório, laboratório e placas de energia solar.

 

No sopé da Reserva está o Centro Ecológico Samuel Johnson com alojamento para 20 pessoas, refeitório, laboratório, auditório, torre de observação, viveiros de produção de mudas nativas, um meliponário e trilhas ecológicas. O local é também uma "escola" de difusão de saberes com espaço para treinamentos sobre tecnologias sustentáveis desenvolvidas pela Associação Caatinga. É lá onde ocorrem alguns cursos destinados aos moradores do Semiárido beneficiados com projetos da AC. (Demitri Túlio)

 

Serviço

 

Associação Caatinga

 

A sede da associação, em Fortaleza, fica rua Cláudio Manuel Dias Leite, 50, Guararapes.

Telefone: (85) 3241 0759.

Em Crateús, rua Doutor Moura Fé, 929.

Telefone: (88) 3691 8671/ www.aasociacaocaatinga.org.br

e caatinga@acaatinga.org.br

 

SAIBA MAIS

 

A Associação Caatinga (AC), completa 20 anos dia 23/10. É uma instituição sem fins lucrativos que presta apoio técnico para criação unidades de conservação, restauração florestal, educação ambiental, disseminação de tecnologias sustentáveis e à pesquisa.

 

É gestora da RPPN Serra das Almas, área de 5.845 hectares certificada pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga.

 

A AC é idealizadora da Aliança da Caatinga, programa de incentivo à conservação privada na Caatinga. A Aliança desenvolve desde 2007 o Programa de Incentivo à Conservação em Terras Privadas na Caatinga.

 

A Associação apoia a criação e a gestão de RPPNs, a adequação ambiental de propriedades rurais e incentiva o fortalecimento da rede de associações de proprietários de reservas particulares.

 

Em 2010, a PEC 504/2010 reconheceu os biomas caatinga e cerrado como patrimônio nacional.

 

Em 2013, com a aprovação da Lei do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc) e a publicação do Decreto Estadual nº. 31.255 de 26/06/2013 foram definidos critérios e procedimentos para criação de RPPN.

 

Em 20 anos de atuação, a AC trabalhou com mais de 100.000 pessoas entre jovens, agricultores familiares, educadores, pesquisadores e proprietários rurais e de reservas em projetos de convivência sustentável com a caatinga no Ceará e Piauí.

 

Nessas duas décadas de existência, a AC capacitou 523 professores para educação ambiental; sensibilizou 19.833 estudantes para preservação da caatinga e trabalha com 53 escolas.

 

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DA ASSOCIAÇÃO CAATINGA

 

1. Meliponários de abelhas jandaíras

2. Sistema de bioágua com aproveitamento da água da pia e banheiro

3. Construção de composteiras para adubo orgânico

4. Difusão de coletores de resíduos

5. Construção de Cisternas de placas

6. Popularização de forno solar

7. Construção de fogões ecoeficientes

 

O que você achou desse conteúdo?