Logo O POVO+
Uma casa feita de terra
Ciência e Saúde

Uma casa feita de terra

| Sustentável | A bioconstrução usa elementos naturais ou reciclados. Os projetos são únicos, dialogando com as necessidade dos moradores e as características do local
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Construir com terra. Ao lado da madeira e da pedra, o solo foi um dos primeiros materiais utilizados pela civilização para a construção de abrigos. Isso acontecia há milhares de anos e hoje, apesar do intenso mercado do cimento, que prevê padronização, rapidez e produção em escala, especialistas tentam destacar as inúmeras vantagens das construções com terra. Conforto térmico, sustentabilidade, iluminação natural, saúde uma casa não se resume a paredes e teto.

 

Vários segmentos e conceitos surgem da construção a partir da terra. Bioconstrução, permacultura, construção sustentável ou natural. Juntas, as técnicas unificam pessoas, modos de vida e moradia. Aproveitam e reaproveitam ao máximo os recursos naturais e prezam por dois aspectos prioritários: a casa deve ser feita para quem a utilizará, de forma específica e direcionada; e a saúde é algo de que não se abre mão.

[SAIBAMAIS] 

No Ceará, o fotógrafo Zé Albano foi pioneiro na construção a partir da terra. "A terra é abundante, inesgotável, e, no fim da vida útil de uma casa de taipa, poderá se re-integrar ao solo, de onde foi retirada", reflete. No terreno que adquiriu ainda na década de 1970, o barro era abundante. Ele se inspirou e ousou, teve ajuda de pedreiros experientes e arquitetos inovadores. Passados mais de 30 anos, ele quer construir mais casas e investir em um processo de saneamento sustentável.

 

Além do adobe (tijolo feito de barro), existem outras técnicas, como o superadobe (terra ensacada), taipa (de madeira e barro) e o tijolo ecológico (de barro, com 10% de cimento). Tudo pode ser utilizado, junto ou separado. Entretanto, a construção exige conhecimento, técnica e responsabilidade. Arquitetos e engenheiros civis destacam a importância da segurança e do conhecimento. "Fazemos escolha de material de forma criteriosa, a partir de ensaios de laboratório, verificando a quantidade de argila no adobe, procuramos o melhor solo", alerta o professor do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da UFC, Alexandre Bertini.

 

Morar bem, de acordo com a construção com produtos naturais, significa acima de tudo estar saudável. Nessa perspectiva, cada composto químico das tintas ou do cimento, a qualidade do terreno e o desenho do imóvel são decisivos. O conceito de saudabilidade da edificação, hoje estudado a fundo principalmente por arquitetos, pode resultar em uma melhor vida do morador dentro e fora da sua residência. "Se a casa não tiver uma construção adequada pode ser fonte de alérgenos, que são substâncias extremamente agressivas e que podem provocar vários sintomas, desde uma simples rinite a uma urticária grave", avalia o médico, coordenador do Brasil Sem Alergia, Marcelo Bossois.

 

O que você achou desse conteúdo?