Logo O POVO+
Quem é o dono de quem
Ciência e Saúde

Quem é o dono de quem

Edição Impressa
Tipo Notícia

 

A interatividade, a partilha emocional e o acesso a qualquer tipo de conteúdo são forças da experiência digital, destaca a psicóloga Luciana Nunes, diretora do Instituto Psicoinfo. "Como fazer com que essa força venha trabalhar ao nosso favor? Esse é que é o ponto", equilibra. "É quase como se a gente estivesse descobrindo um outro continente: o que tem aqui de bom?", espelha.

Existem pessoas que preferem enviar uma mensagem pelo WhatsApp do que falar ao telefone. Outras levam uma vida saudável sob a orientação de aplicativos. E afirmam que a tecnologia facilitou a vida, tornou tudo mais prático e possibilitou uma comunicação sem fronteiras.

Qual o mal que isso tem? A psicóloga Anna Lucia King, do Instituto Delete, distingue: o uso consciente da tecnologia depende de cada um.

O prazer é uma medida, neste caso: "É a pessoa ter noção, dar os seus limites, ver o que está bom para você".

Para Luciana Nunes, a relação saudável com a internet implica determinar quem é o dono de quem, desde cedo. É importante "que as crianças tenham o empoderamento do mundo digital. As pessoas não deixam os filhos sozinhos no shopping, mas deixam no mundo digital.

Os pais não estão preparados para essa educação ainda", atenta. (Ana Mary C. Cavalcante)

 

O que você achou desse conteúdo?