Logo O POVO+
Eneagrama ajuda a identificar padrões
Ciência e Saúde

Eneagrama ajuda a identificar padrões

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

No caminho para o desenvolvimento pessoal, tomar consciência de comportamentos inconscientes possibilita ao indivíduo mudar a maneira como atua na vida e se relaciona com as pessoas.

Essa é a proposta do Eneagrama, conhecimento milenar que se baseia em leis matemáticas da antiguidade e classifica em nove as estruturas de personalidade do ser humano. É uma ferramenta de diagnóstico que considera as energias, compulsões, valores e potencialidades de cada padrão, promovendo um caminho para a transformação.

"É um instrumento de compaixão por si mesmo e pelos outros", explica o padre e escritor português Domingos Cunha, fundador do Instituto Eneagrama Shalom. Ele palestra no FVA com o tema "Eneagrama: Um Mapa de Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal".

Segundo Domingos, que trabalha há mais de 20 anos com a técnica, quando a pessoa descobre os comportamentos que mais repete, passa a se aceitar.

As pessoas apresentam os nove tipos de personalidade, mas com a predominância de uma estrutura. Existe o perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, romântico, observador, questionador, sonhador, confrontador e preservacionista. "Digo que não tem um tipo melhor ou pior, mas um processo de amadurecimento", explica Domingos.

O padre cita como exemplo o perfeccionista. "É uma pessoa que vive níveis altos de responsabilidade, sente essa obrigação de ser correta e se irrita facilmente", aponta. O indivíduo acaba se culpando e age com explosões desproporcionais.

"Quando a pessoa toma consciência disso, pode fazer um trabalho de relaxamento, flexibilizar seu padrão, ser mais condescendente consigo e com os outros. Aí tem a capacidade de saborear paz interior e vai se libertando", reflete Domingos.(CF)

O que você achou desse conteúdo?