Logo O POVO+
A paz começa em nós
Ciência e Saúde

A paz começa em nós

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

"A paz no mundo começa em mim. Se eu tenho amor com certeza sou feliz. Se eu faço o bem a meu irmão. Tenho a grandeza dentro do meu coração", diz a letra do cantor e compositor pernambucano Nando Cordel. A música inspira a palestra "A paz do mundo começa em mim" de Luciano Klein, historiador e diretor da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC), que participa, no dia 23, do FVA.

Resultado de um processo contínuo e persistente de autoconhecimento, a paz interior é também a superação das mazelas íntimas, pontua Luciano. "À medida que nos esforçamos na busca dessa paz interior, nos tornamos pessoas mais saudáveis e mais felizes". O historiador esclarece que a busca por esse estado interno não significa viver alheio à realidade, e sim colaborar com a transformação do mundo de alguma forma, superando o orgulho e o egocentrismo. "É o que é proposto por todas as filosofias espiritualistas. Essa necessidade do homem jamais se acomodar diante das injustiças, entendendo que a paz é resultante dessa transformação que emerge do coração da criatura humana".

Apesar dos conflitos existentes no mundo, Luciano acredita que a paz é a tendência da humanidade, apesar de não ser uma conquista instantânea, mas uma construção que começa na intimidade do próprio ser. "O que não podemos perder nunca é a esperança em relação à transformação do mundo", evoca.

A programação do FVA inclui ainda outras atividades direcionadas aos interessados na temática espírita. Dia 22, haverá a palestra "Depressão, doença da alma", com Francisco Cajazeiras, do Instituto de Cultura Espírita do Ceará. No dia 23, ocorre a palestra "Justiça Divina e Reencarnação" ministrada por Eden Lemos, da Federação espírita do Rio Grande do Norte.(CF)

O que você achou desse conteúdo?