Logo O POVO+
Imunização de sarampo no Ceará é considerada exemplo
Ciência e Saúde

Imunização de sarampo no Ceará é considerada exemplo

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

 

Ana Vilma Leite Braga, coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), explica que em casos de surto a vacina é antecipada no calendário. E a população é a parceira principal para a eficiência da cobertura. “Como no Ceará, Roraima está vacinando as crianças a partir de seis meses. Porque o primeiro caso (registrado em Roraima no dia 13 de fevereiro deste ano) foi em criança menor de um ano. Pelo calendário vacinal, a primeira dose é só com 12 meses”, explica.

 

Em razão da experiência do Ceará no enfrentamento da epidemia de sarampo, a coordenadora esteve em Roraima para prestar apoio às ações de prevenção e controle da doença, a convite do Ministério da Saúde.


O Ceará foi declarado livre do sarampo em 2016, após uma epidemia iniciada em dezembro de 2013. Até julho de 2015, foram confirmados 1.052 casos em 38 dos 184 municípios (20,7%). À época, o Ceará possuía coberturas administrativas de vacina tríplice viral acima de 95%.


A propagação deu-se por 20 meses. Em setembro de 2016, após um ano da confirmação do fim da epidemia do sarampo no Ceará, a região das Américas foi declarada livre do sarampo.


Segundo ela, são necessárias capacitações, treinamentos, elaboração de informes operacionais e técnicos, visitas aos municípios e monitoramentos dos dados epidemiológicos e de vacinação.


“Uma medida inicial importante é identificar um caso suspeito. Para isso, a pessoa tem que apresentar pelo menos, febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo) e mais um sintoma, que pode ser tosse, coriza ou conjuntivite. É preciso muita atenção para que seja notificado e seja feito o bloqueio de imediato. Ninguém espera o resultado da sorologia para desencadear as ações de prevenção. É feito coleta de secreção nasal, além de urina e sangue”, explica.

ARR

 

O que você achou desse conteúdo?