Logo O POVO+
Casos de sarampo em Roraima são importados da Venezuela
Ciência e Saúde

Casos de sarampo em Roraima são importados da Venezuela

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em Roraima, na região Norte do Brasil, os casos confirmados este ano já chegam a 79, de acordo com o gerente do Núcleo do Programa Nacional de Imunização de Roraima, Rodrigo Danin.


Guilherme Henn, presidente da Sociedade Cearense de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), contextualiza a crise que a Venezuela, país que faz fronteira com o Estado.


“A Venezuela passa por uma crise socioeconomica e política. Já tem uns 4 ou 5 anos, o governo não consegue suprir a demanda de vacina. Está sendo um fluxo migratório muito grande para cá. O estado Venezuelano com maior número de casos de sarampo faz fronteira com Roraima. Então muitas pessoas vêm infectadas e passam para brasileiros”, explica.


Segundo a OMS, ações para deter os surtos estão ocorrendo em várias frentes. Elas incluem a conscientização pública, a imunização de profissionais de saúde e outros adultos em risco particular, enfrentando desafios no acesso e melhorando o planejamento e a logística da oferta.


O Brasil permanece com o certificado de eliminação da doença, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2016. Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos relacionados à importação, sendo que o maior número de casos foi registrado em Pernambuco e Ceará, totalizando 1.310 casos confirmados.

ARR


*Os dados da situação epidemiológica foram obtidos em 16/04/2018

O que você achou desse conteúdo?