Logo O POVO+
Artigo: Autismo e a metodologia responsiva
Ciência e Saúde

Artigo: Autismo e a metodologia responsiva

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

LINCOLN MACEDO

Especialista em Educação

 

Existem várias metodologias para ajudar pessoas com autismo em seu desenvolvimento. Nenhuma delas pode ser considerada “ideal” ou “perfeita” para todo mundo porque o que se deve levar em consideração é a identificação do profissional e dos familiares envolvidos com a proposta, com as respostas dadas e com o processo de assimilação da pessoa com autismo.


Uma das propostas mais utilizadas na Europa e nos Estados Unidos é o estilo responsivo de interação. Mais do que uma técnica ou abordagem, são várias as metodologias que utilizam o estilo responsivo de interação de alguma forma. É uma metodologia que se funde ao estilo de vida de seus praticantes, quando os mesmos internalizam e vivenciam seus princípios.


O estilo responsivo de interação consiste em estar atento a todas as formas de comunicação da pessoa, sejam elas gestuais, visuais, verbais e corporais, de modo que, após observar a intenção comunicativa da pessoa, possamos, sempre que possível, seguir os seus interesses, permitindo que ela nos conduza na interação.


Esta postura dá a oportunidade para a pessoa com autismo desenvolver habilidades, como a iniciativa social espontânea, maior contato visual, desenvolvimento de habilidades comunicativas por diferentes vias, pró-atividade e autoconfiança. Com isso, constrói um vínculo mais sólido com seu interlocutor, dentre outros inúmeros benefícios.


Muitas pessoas que não conhecem em profundidade este estilo de interação acreditam que os profissionais que o utilizam são permissivos e que não dão limites para as pessoas que o recebem. É uma visão completamente equivocada, pois dentro desta proposta investimos na qualidade do limite e não na quantidade de limites. Por exemplo: como você se sentiria se tivesse alguém ao seu lado lhe dizendo o tem que fazer, quando e como fazer? Como se sentiria, ainda, se essa pessoa dissesse que a maioria das coisas que você faz ou quer fazer não podem ou estão erradas? Acho que você não iria ter boas sensações, concorda?


Portanto, o estilo responsivo de interação poderá proporcionar maior desenvolvimento global de habilidades sociais na pessoa, que são as habilidades que darão alicerce para que possa adquirir qualquer aprendizado na vida, porque a valorizamos, acima de tudo. Sugerimos, isso sim, que escolha conscientemente os locais onde você poderá ser responsivo, pois nem todos os ambientes vão estar seguros.


(Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo)


Lincoln Macedo é especialista em educação e reeducação motora - lincoln@espacosingular.com

 

O que você achou desse conteúdo?